Olá pessoal, quanto tempo será que eu posso deixar um filme dentro da câmera. Como fotografia analógica pra mim é lazer, um filme de 36 poses pode demorar bastante tempo pra ser todo utilizado e seguir para a revelação.
Pesquisei sobre este tema aqui no fórum mas não encontrei nenhuma referência. Sou um feliz proprietário de uma Ol OM-1n e sua lente Zuiko 50mm 1.8; fotógrafo há 15 anos, mas confesso que esqueci muita, muita, coisa sobre a fotografia analógica.
se não tiver entrada de luz ou alguma ocorrência q afete quimicamente o filme… acredito que dure alguns meses sem perda perceptivel de qualidade… vez por outra aparecem relatos de filmes encontrados em câmeras guardadas e colocados pra revelar… link
Pois é, quando eu fotografava com filma (há muito tempo) o filme “circulava” bem rápido dentro da câmera. Ai fiquei me perguntando, se tomamos tanto cuidado com o filme novo na geladeira, depois enviamos o mais rápido possível pra revelação, quanto tempo um filme deveria ficar dentro da câmera.
Interessante a colocação do colega sobre a qualidade do equipamento (entrada de luz e tal).
Engraçado o topico .
Semana passada limpando o armario onde guardo minhas queridas , encontrei uma F2 com um filme dentro de 2008 da epoca em que morei nas Indias . Não que a camera estive sem ser manuseada , uns disparos em branco , fotometro em ON/OFF , e coisas mais . Mandei o filme para revelar e encontrei cerca de 20 fotos aproveitáveis dessa epoca , como sempre fiz uso do memo holder , a data e local estavam lá . Não acredito que seja uma regra , passou muito da validade , mas não estragou não … mistérios da Kodak …