[FILME] "Moça com brinco de pérola" inspirado num quadro de Johannes Vermeer

Hoje (01/02) às 22:00 horas no Telecine Light:

Moça Com Brinco De Pérola - (Girl With A Pearl Earring) USA 2003

No século XVII, Griet, uma jovem camponesa, é obrigada a trabalhar na casa de um respeitado pintor de sua época (Johannes Vermeer). Ela acaba virando musa do pintor e inspirando um de seus mais famosos trabalhos.

http://img144.imageshack.us/img144/3023/thegirlwiththepearlearrqo4.jpg

É um lindo filme mesmo, especialmente para quem estuda a luz.
A atriz que faz a musa/modelo de Vermeer é Scarlett Johansson
:slight_smile:

O mais interessante é que essa estória não é real, trata-se de um romance escrito por Tracy Chevalier. Ela escreveu o romance “Moça com Brinco de Pérola” (Bertrand Brasil, 2002), que é uma fantasia sobre o que levou Vermeer a realizar sua obra-prima, que se estima ter sido criada por volta de 1665.

Belo filme, bela interpretação da bela atriz Scarlet Johanson.

Assisti ao filme e também gostei da abordagem, sobretudo porque o mote central é a sensibilidade estética e não um caso furtivo como ocorreu em “Minha amada imortal”.
A cena em que ela titubeia em limpar as janelas porque isso poderia alterar a luz é de uma sensibilidade ímpar e é por isso que quando a esposa pergunta por que não pintá-la ao invés da empregada, ele responde algo como: “Porque você não compreende”.

Cultura inútil.

Estou lendo um livrinho que, num determinado momento, fala do pouco interesse de nossa época por Guido Reni, embora noutro contexto já tivera grande notoriedade. Ele é citado como exemplo para mostrar que a validade de certas obras e artistas está intrinsecamente associada ao contexto histórico. O que vale pra nós hoje pode não ter tido reconhecimento no passado nem tampouco é garantia de que terá representatividade no futuro.

Pois bem, questionou Jorge Coli: “quantos somos capazes de lembrar sequer um dos seus quadros?”

Eu não lembrava, nem sequer tinha ouvido falar, então fui consultar o maior sábio de todos os tempos: o google.

Quando me deparei com esta pintura:

http://www.blastmilk.com/decollete/decapitation-miscellany/beatrice_cenci_guido_reni/beatrice-cenci-guido-reni.jpg

A associação foi imediata, embora seja perceptível que Vermeer carregava mais nas tintas.

Então, recorri de novo ao grande sábio, digitando “guido reni” “johannes vermeer” e, numa das páginas, havia a informação de que o retrato de Guido inspirou inúmeros artistas, que fizeram uso dos mais diversificados materiais.

Sobre o retrato de Guido alguns historiadores da arte atribuem a autoria da pintura à assistente Elisabetta Sirani. Se ele fosse reconhecido hoje como já foi no passado, alguém ia ter a idéia de fazer um filme na linha do Camille Claudel ou, então, uma biografia como a de Dora Maar. Outra especulação é que a pintura pode ter mesmo influenciado Vermeer no retrato “Moça com brinco de pérola”, ainda que eles tenham nascido e vivido em tempos e países diferentes.
Fonte: http://www.blastmilk.com/decollete/a-decapitation-miscellany/beatrice-cenci-guido-reni.php

Uma ex-namorada pesquisa a relação entre pintura e literatura, fez um trabalho muito interessante usando como referrências os livros Informe Sobre Ciegos (conto de Ernésto Sábato) e Ensaio sobre a Cegueira (do José Saramago).

Ela fez umas relações entre luz e forma no texto e nas telas que usou que eu achei fantásticas, principalmente em cima do Sábato que tb é pintor.

Tentarei pedir pra ela deixar eu colocar um trecho do trabalho aqui no fórum.

Com sinceridade não parece muiito. mas até que lembra.

Se fossem iguais, ambas não seriam referências, não é mesmo?
A idéia não é desmerecer um ou outro pintor, mas evidenciar que a produção artística está vinculada às obras precedentes, ninguém produz nada a partir da inspiração somente, ou melhor, a “inspiração” está atrelada ao universo (imagético, cultural, social, histórico, etc.) do artista.

interessou! conseguiu algo alex?