Filtros nas digitais

Gostaria de saber qual seria o melhor custo benefício de um bom filtro que diminua a Aberração cromática.

Nussa, filtro para diminuir aberração cromática?
Normalmente eles aumentam a aberração cromática… :slight_smile:
Se não quer ter muito trabalho no computador compre uma lente boa.

Um filtro para reduzir a aberração cromática teria que ser uma lente de dispersão anômala, porém esse tipo de filtro teria que ser específico para cada lente, o que acabaria viabilizando que os fabricantes já fizessem a lente com esse elemento de dispersão anômala (que é o que as boas lentes fazem), porém esse material costuma deixar a lente bem carinha. :slight_smile:

Tiago, vou ver se consigo responder sua primeira metade da pergunta. Eu acredito que o melhor filtro (ou diria, o mais util) seja o polarizador. Ele ajuda principalmente em fotos durante o dia (céu) e retira o reflexo da água (fotos de pessoas na piscina em dia de sol, por ex.).

Muita gente fala sobre o tal filtro UV, mas conforme comentários do Leo no Workshop não serve pra nada. A proposito, quem quiser comprar o meu, estou vendendo!

Existe os filmes ND, mas são efeitos quando não se tem a luminosidade ideal.

Espero poder ter ajudado.

Abraço,
Fernando

Gostaria de saber qual seria o melhor custo benefício de um bom filtro que diminua a Aberração cromática.
So se voce alterar as leis da Otica e fisica !

o polarizador nao tem qualquer utilidade para isso, porem e um filtro que todo fotografo deve ter, devido a sua enorme utilidade e versatilidade. COMPRE-O mas compre um HOYA que vale cada centavo.

Quanto ao UV, o dia que seu filho colocar o dedo em sua objetiva predileta voce descobrira sua utilidade.

toda e qualquer protecao a uma Objetiva, parasol, UV e bem vinda com meus 25 anos de fotografia posso lhe garantir isso. quanto ao UV afetar a qualidade da imagem isso e tao diminuto se o UV for de qualidade que voce nao perceberia em 100 anos.

Meus respeitos

Flavio Pessoa

B) Se quiser usar um UV com mínimo de perdas use de boa qualidade, como o B+W que vc encontra neste link:

http://www.bhphotovideo.com/bnh/controller/home?O=productlist&A=details&Q=&sku=132972&is=REG

É caro, mas é o preço da qualidade.
Bye

Zeiss por melhor que seja o UV ele sempr provoca perdas na gradação de cores, no nível de flare, no nível de sharpness e no nível de aberração cromática.

Vejo o pessoal sempre perguntando de boas lentes e depois tacando um UV na frente, para que gastar US$ 1000,00 em uma boa lente e colocar um objeto na frente que vai deixar a lente equivalente a uma lente de US$ 300,00?
Já compre uma de US$ 300,00 se estragar comrpe outra e ai vai, te garanto que as 3 que vc vai comprar (ainda sobrando $$$) vão durar mais que a de US$ 1000,00 com o UV na frente. :wink:

Este é um assunto deveras polemico. Acredito que seja melhor discutirmos sobre a necessidade do Parasol. Assim ninguem tem duvida.

UV é importante ou não? Mais dificil que defender quem é melhor: Corinthians ou Palmeiras! :slight_smile:

aí galera, não existe algo q coloquemos na frente da lente simplesmente para proteção não ?

por exemplo na praia, costumei ver lentes inteiramente sujas pq não tinha nada na frente …

então, existe algo q podemos colocar só pra proteger sem q atrapalha a qualidade e a função q a lente tem ?