Filtros para DSLRs

Galera seguinte, eu já ouvi falar em um monte de tipo de filtros e ainda não entendo muito do assunto…
Gostaria de saber:

• O que é?
  • Quais os tipos existentes/ pra que serve?
  • Quando é interessante utiliza-los?

Podem me ajudar?

Para cêmeras digitais não é preciso filtros de correção de cores, pois isso é feito por software. Não faz diferença serem DSLRs ou compactas. Então os filtros útueis são:

UV, Skylight ou simples proteção - para proteção da lente em ambientes agressivos como à beira mar.

Polarizador - elimina a luz multidirecional permitindo que somente uma direção de luz sensibilize. Serve para tornar o céu azul, para eliminar reflexos de vidros ou simplesmente para deixar as cores mais saturadas.

ND - Um simples vidro cinza no fundo. Serve para diminuir a luz permitindo velocidades menores, especialmente útil para fotos de cachoeiras ou outras onde se queria longa exposição.

Graduado Cinza ou ND Graduado - metade cinza, metade transparente com a transição em degradê. Bom para paisagens permitindo reduzir a luz do céu e com isso encontrar uma fotometria boa para o céu e a terra (coisa difícil).

Duplo polarizador - Serve como um filtro ND regulável, isto é, de acordo com as polarizações combinadas a luz se reduz mais ou menos. É um filtro caro e raro. Podem ser comprados dois polarizadores para fazer o mesmo efeito.

Sobre o UV, neste sábado fui a uma festa na casa de um amigo que tem uma G5 e ele pegou a câmera para fotografar. A lente estava tão suja que vi de longe isso. Falei para ele que me disse a ter usado na beira da praia em Florianópolis, onde passou um período de férias. Isso é terrível, encher a lente de maresia. Para isso o filtro de proteção é essencial.

http://www.meubrfree.com.br/~danielalage/dicas/filtros.htm

Valeu as dicas… Ivam…
Leoberaldo, não abriu o link que você postou aqui…

Mais uma coisa, fui em um brecho aqui na minha cidade e encontrei umas lentes close-up, os caras chamaram de filtro close ups… como funcionam??? (a principio pareciam umas lentes de aumento apenas)

Alteram a dioptria da lente e permitem que vc possa fazer fotos mais próximo do objetivo, são muito usados para macro, até o +4 as alterações de dioptria comprometem pouco a qualidade, mas de +4 para cima começam a ter perdas grandes.
Teles longas (200mm ou mais) tbm tem dificuldades com +4, recomendo o uso de lentes até 100mm para este tipo de filtro.
No caso o ideal para quem tem uma DSLR é comprar ou tubos de extenção ou uma lente macro, que fazem o mesmo efeito da closeup, mas com bem mais qualidade.

As fiferenças entre um filtro closeup e uma lente macro são muito gigantescas?
Entre custo e benefício o filtro close up é mais intressante que uma lente macro?

Aproveitando: o que são os tubos de extensão?

A diferença de qualidade é grande sim, eu recomendo que se vc tiver condições financeiras compre uma boa lente de macro (note que estou falando de boas lentes de macro e não aquelas lentes que dizem ter macro ou que usam closeup para gerar 1:1), as boas lentes macro são de distância focal fixa.

Tudo de extenção é um tubo que vai entre a lente e a câmera, afastando a mídia da lente e por consequencia alterando os pontos de foto e distância focal da mesma, são opções mais viáveis que o closeup, porém um pouco mais caros. :slight_smile:

Leo, tenho uma V3. É possivel usar os extensores ou a lente macro com o adaptador 58mm dela? Ou esses acessorios servem apenas para dSLR?

Tales os tubos de extenção e as lentes de macro são acessórios exclusivos das câmeras com lente intercambiáveis (evite usar o termo SLR pra este tipo de câmera, pois existem SLR que não possuem lente intercambiáveis e outros tipos de câmeras como as Rangefinders e as de túnel de vidro que possuem lentes intercambiáveis).

Para as compactas de lente fixa somente os converters frontais e os filtros serão acessórios possíveis.

Po leo, pode crer
(mais repostas, mais perguntas heheh)

Esses tubos de extensão são (ganbiarras) ou são desenvolvidos por empresas mesmo?

Onde posso ver/analizar/comprar esses adaptadores?
Qual os pros e contras de utilizar esses tubos?

São desenvolvidos com bastante precisão, a maioria deles inclusive retém a capacidade do AF da câmera. :slight_smile:
Casas de fotografia de qualidade costumam ter esse tipo de acessório, a B&H tbm tem, para quem curte loteria… :slight_smile:

esse tubo vai antes da lente?
è muito caro:?:

Não é muito caro.
Vai entre a câmera e a lente.

Valeu obrigado!!!

leoberaldo,

Gostei do link sobre os filtros…

Esse texto é de quem?

Abraço,
Fernando

PS: Leo, pensei que talvez voce poderia comentar um pouco sobre filtros no curso também… E a gente colocaria isso também na apostila! :slight_smile:

(...) Então os filtros útueis são:

UV, Skylight ou simples proteção - para proteção da lente em ambientes agressivos como à beira mar. (…)

Li algo no Ricciardi sobre filtros UV. Lá diz que se deve utilizá-los apenas em situações específicas ou para proteção da objetiva EM AMBIENTES “HOSTIS”, e que a maioria das pessoas que os utilizam não conhecem sua real função, fazendo uso indiscriminado do filtro UV, de maneira constante, apenas como proteção da lente, mesmo onde ele não seria necessário (ambiente não-hotil), o que acarretaria perda na qualidade da imagem.
Já vi o Georges falando que não leva muita fé no Ricciardi, então gostaria de saber a opinião de vocês a respeito.
Fala aí, Ivan!

To querendo comprar um Filtro polarizador na B&H, um amigo mora nos EUA e mandaria de lá pra mim.
A minha é uma Fuji S5100 55mm, gostaria de saber é melhor uma linear ou uma circular, e qual a diferença? Queria dicas sobre isso.