Fiz freela, não recebi. Posso entregar as fotos para o cliente?

Fala galera, beleza?
Tô com uma situação assim: fiz um casamento pra um nó cego, em JANEIRO.
Ai fiquei com os arquivos.
O noivo, que já havia pago o serviço, até agora não viu nada do trabalho.
E o sujeito que me contratou, não dá satisfação, nem pra mim, nem pro cliente dele.
Eu tô compadecido com o noivo, ele veio até mim querendo pagar o freela, em troca das fotos.
Eu nem quero receber do cara, acho pilantragem ele pagar duas vezes pelo serviço.
Mas tô inclinado a mandar as fotos pra ele, na moral, sem cobrar nem nada.
So pro sujeito poder relembrar aquele dia tão legal.

Mas como o cara que me contratou é um grande cretino, tenho receio que ele possa me causar problema depois, processar por qualquer motivo, sei lá.

Gostaria de saber dos colegas, será que dá rolo eu passar as fotos pro casal?

Li alguma coisa sugerindo que se eu recebesse, estaria errado, pois o direito comercial, o objeto do contrato, em tese, seria do filho da mãe.
Mas sobre entregar gratuitamente, não achei nada.

Desde já obrigado.

Situação complicada.

Eu faria um acordo por escrito com o noivo se responsabilizando por problemas futuros que o cara possa te causar.

É uma ideia boa! Valeu.

Gostei da ideia também. Dificilmente o nó cego encrencaria com o noivo, sendo que ele nem entregou as fotos que deveria entregar. E vc ganha pontos com o cliente.

Mas, ao fazer isso, diminuem as chances de vc receber pelo trabalho, pois seu poder de barganha está em entregar as fotos por meio do fotógrafo. Se o cliente já tiver suas fotos, o caloteiro vai se sentir menos pressionado a te pagar. Mas se o noivo pagar, aí é beleza.

Pede pro noivo falar com advogado antes.
Verifica as possibilidades e tals e cheguem a um acordo registrado em cartório e deu.

Cara entrega as fotos para o noivo o é casamento dele, ele tem o direito de receber as fotos. Esse negócio com o nó cego aí não vai dar em nada resolve o problema do noivo e vc fica satisfeito, com a cuca fresca por ter feito algum bem para o casal que ia ficar sem as fotos do casamento.
Esse negócio aí de processo custa, o no cego não vai ficar perdendo tempo querendo processar arrumando advogado etc, é valor pequeno não vale a pena ficar contratando advogado para fazer nada.
Se o cara é nó cego mesmo e já desistiu do cliente então entrega as fotos para o noivo e pronto não esquenta a cabeça não.

Segue a vida.

Acho bastante pertinente o que o Lindsay disse, até porque, vai de encontro a tua vontade. Só faria uma coisa - lá vem mais um palpite - pediria que o noivo enviasse 1 e-mail, explicando o ocorrido e pedindo as fotos que fez. O dia de amanhã seria um ótimo “salvo-conduto” para o ocorrido.

Se o camarada tinha um prazo para lhe pagar pelo seu freela e não o fez, o serviço que você estava vendendo para ele, as fotos, continuam a ser suas, o nó cego já recebeu o dele, o máximo que deve acontecer é você não receber o seu da parte desse camarada, então acho justo dar as fotos aos noivos, mas com uma ressalva, faça o noivo dar um ultimato a esse nó cego, até ameaçar processar ele, só para ver a resposta, se o camarada realmente não for honrar esse compromisso, com eles e com você, aí você envia as fotos pros noivos, sem problemas.

Alem de tudo não pagou o segundo fotógrafo? Esse camarada é doido.
Pode tomar um processo fácil.
Se o casal processar, poderá contratar alguém para fazer pelo menos um álbum com o dinheiro que gastaram.
Mike, eu tentaria contato pessoalmente com esse fotógrafo. Talvez algo grave tenha acontecido, sei lá… Depois seguiria o que lhe aconselharam, e eu ainda orientaria para fazerem um álbum legal.
Que sacanagem.

cara, que situação chata… eu iria por um meio termo, falaria pro noivo que voce TAMBEM ficou no prejuízo e ainda sairia por cima do cara, eu tentaria ao menos vender o album pros noivos, da um belo desconto e capta esse cliente pra voce.