Flash Canon 430EX II ou 600EX RT? Para uso amador

Olá,

Estou na dúvida entre esses dois flashs, pensando se vale pagar a mais no 600EX-RT, e também pensando no tamanho e peso maiores do 600.

Meu uso será amador, notadamente quando estiver utilizando a lente 24-105mm f/4 IS.

Assim considero:

1. Uso principalmente com a 24-105, e esse é exatamente o range coberto pelo 430EX II.

2. Uso amador

3. Peso

4. Tamanho

5. Custo

O que o 600EX-RT teria de tão melhor a ponto de valer a pena carregar mais peso, ocupar mais espaço e pagar a mais, considerando o uso amador?

No comparativo abaixo me chamou atenção o fato de que o 600EX-RT tem de 1 a 61 pontos de assistência de foco, enquanto que o 430EX II tem de 1 a 9.

A 5D MKIII tem extamente 61 pontos de foco, então que ganho eu teria ao utilizar o 600EX RT na 5D3? Isso não ficou claro pra mim.

No review do Ken Rockwell ele fala preferir o flash menor, pela portabilidade.

"The 600EX-RT is a silly choice just for use on top of your camera. It’s too big and too complex.

Don’t let me stop you, but the Canon 430EX II is a much better idea for on-camera use because it’s more reasonably sized and has a much more legible rear LCD panel. The 430EX II is just as fast and silent, and more than powerful enough for on-camera use (only a half-stop less maximum power), and half the price. The extra power of the 600EX-RT is needed for pros who shoot them bounced off umbrellas, not for on-camera flash. The 430EX II is smaller, faster-handing and less expensive for people who don’t need radio triggers."

http://www.kenrockwell.com/canon/flash/600ex-rt.htm

PS: Uma coisa bem legal no 600 é que ele já vem com um cartão branco incorporado no corpo para rebater a luz do flash, o que no 430 obriga a utilizar uma solução de adaptação. Mas só isso justificaria a compra?

E ai? :slight_smile: qualquer ajuda será válida :wink:

1 Cartão branco de rebater qualquer flash chingling tem;
2 Comprar lente para “casar” com o range do flash é o fim…
3 Não confunda pontos de assistente de foco de flash com pontos de foco por fase da câmera;

O 600EX-RT é um super flash e vc não citou qualquer uma de suas qualidades, esta se atrapalhando todo com características. Se postar aqui todo o que ele faz e como funciona seria um livro, por isso recomendo que antes de mais nada estude a respeito. Tem muitas aulas gratuitas no Youtube, excelentes professores.
Se vc tem uma 5D III e esta com estas duvidas é pq tem muito dinheiro sobrando, então compre o flash e saia estudando e treinando que fica mais fácil.

Uso amador não quer dizer muita coisa. Explique melhor que tipo de uso você tem em mente e o pessoal vai poder orientar melhor.

Mas o 430EX II não tem.

2 Comprar lente para "casar" com o range do flash é o fim...
Por que?
3 Não confunda pontos de assistente de foco de flash com pontos de foco por fase da câmera;
Se estou confundindo, por favor me explique, se você sabe.
O 600EX-RT é um super flash e vc não citou qualquer uma de suas qualidades, esta se atrapalhando todo com características. Se postar aqui todo o que ele faz e como funciona seria um livro, por isso recomendo que antes de mais nada estude a respeito. Tem muitas aulas gratuitas no Youtube, excelentes professores.
Minha experiência com flash é muito reduzida, por isso vim perguntar aqui, mas tô achando que não foi a melhor opção. De qualquer forma obrigado.
Se vc tem uma 5D III e esta com estas duvidas é pq tem muito dinheiro sobrando, então compre o flash e saia estudando e treinando que fica mais fácil.
Se a questão fosse dinheiro sobrando eu não perguntaria nada e apenas compraria o 600EX RT... Minha dúvida é se vale pagar a mais por ele, pois eu acho que o 430EX II já me atenderia. Novamente obrigado pelo tempo que você desperdiçou aqui.

A questão é a seguinte:

Sou amador, minhas fotos são para consumo próprio e da família. Tiro principalmente fotos das minhas filhas pequenas e as imprimo, faço fotolivros dessas fotos, etc. A lente 24-105mm f/4 uso apenas quando não posso usar as outras duas fixas que possuo, e com as quais faço 80% das minhas fotos. Então uso a 24-105 quando preciso da flexibilidade do zoom.

O principal uso desse flash será para uma viagem que vou fazer com minhas filhas e esposa agora em novembro. Vamos para a Disney e vou viajar apenas com a 5D3 + 24-105mm (pela flexibilidade do zoom). Nos parques em muitos locais há necessidade de flash, como nos locais em que as meninas encontram com as princesas, pois são fechados, etc.

Ai vc vai me dizer: Pô, então compra o flash lá que é mais barato. Concordo, mas não vai rolar. Eu chego em um sábado de noite e já no domingo começaremos a ir aos parques, e vou ficar em hotel da Disney me locomovendo para os parques apenas pelo ônibus deles, então não daria para chegar e ir comprar flash, etc, ou mesmo comprar pela amazon e receber no hotel, isso principalmente porque eu preciso treinar com o flash antes de viajar, para ter bons resultados.

Como é para uso em viagem minha preocupação é o tamanho e peso maiores do 600EX RT. Tenho receio de que vire um trambolho. E, como acho que o 430EX II já me atenderia, apenas fiquei na dúvida se, mesmo sendo maior e mais pesado, os recursos a mais do 600EX RT valeriam a pena, para o meu uso.

Valeu pela atenção!

Murilo… acho que a potência maior é sim um item a ser considerado, principalmente se vai usar o flash rebatido. Trambolho por trambolho, qualquer flash externo sempre será.

Para uso em locais fechados, o melhor é usar o flash rebatido. Neste caso acho o 600 mais interessante, pela potência um pouco maior.

Se o seu uso será como o descrito, o 430exII te atenderá plenamente.
Ou pouco de luz que vc perderá em relação ao 600 vc compensa subindo o ISO da 5dIII

Se tiver $$ sobrando, compre o 600ex que é o melhor que a Canon pode oferecer.

600EX-RT

Como o LeL disse, flash externo sempre será um trambolho.

Comparei as dimensões dele com o 430, ele é um pouco maior sim, até mesmo quase 100gr mais pesado, mas aí você tem que ver que vai estar levando um flash top de linha, mais potente, resistencia a agua e poeira, mais conectividade e outras coisas, nesse site tem a comparação: Canon Speedlite 600EX-RT Flash Compared to the Canon Speedlite 430EX II Flash

Como o Mike disse, o 430 vai te atender tranquilo mas se tem dinheiro pra um 600exRT compra um 600ex, já que você não vai precisar da comunicação do RT. Se quer algo realmente mais portátil compra um 270ex ii.

Rsrsrs isso mesmo… ou então deixa da 5DIII em casa e leva uma T4i ou T3i e usa o flash pop up, fica bem mais portátil :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Grande Murilo, tudo bem meu caro? É bom vê-lo por aqui.

O 430 vai atendê-lo perfeitamente, se precisar realmente do TTL.

Eu ainda compraria um flash manual e brincaria um pouco mais com a luz, é bem mais interessante.

Como sugestão você pode comprar 2 ou 3 Yongnuo YN560 III - Já possuem receptor de RF
http://www.ebay.com/itm/Yongnuo-YN560-III-Wireless-Speedlite-Flash-for-Canon-Nikon-Camera-US-Shipping-/130988696336

E um par de RF603C:
http://www.ebay.com/itm/Yongnuo-RF-603-2-4GHz-Radio-Wireless-Remote-Flash-Trigger-fr-CANON-650D-700D-60D-/370981460760?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item566037db18

Vai se divertir muito, mais opções com criatividade e sai mais barato que flashes TTL! Por conhecê-lo você tira de letra.

Desafio? Flashes manuais - Praticidade para uso amador com TTL? 430 EX II ou um 580 em bom estado.

Abraço!

Armando acho que com o dólar do jeito que está não compensa não… melhor pegar de algum vendedor no Brasil. O flash por exemplo custaria 78 dolares com o frete, demora até 45 dias para chegar no Brasil e ainda pode ficar retido até um mês na aduana no Brasil, e ainda ser taxado.
O 603 nem se fala, so convertendo já não compensa, sem os eventuais riscos…

Tudo é relativo, já recebi do Ebay em 14 dias corridos, no TAX, pelo Aliexpress dá para comprar por boleto e fugir do IOF. Peguei o primeiro link do Google, se pesquisar no Ebay acha mais barato. Vai de sorte. :ok:

Compra com o Nelson Nakamura

Eu tenho um 430ex II e um 580ex II.
Quando saio a passeio com a câmera, levo sempre o 430ex II, que me atende muito bem nestes momentos. Ele é consideravelmente menor e mais leve que o 580ex II.

Murilo, tudo bom, parceiro?

Se você for usar mais flash rebatido, principalmente se for rebater mais nas paredes que no teto, a diferença de potência e o fato de girar 180° pra ambos os lados são grandes vantagens do 600EX. Mas se for pra usar mais flash direto mesmo, apenas de preenchimento, o 430EX dá conta do recado tranquilamente. Já tive um e cheguei até a fazer trabalhos com ele, mesmo com flash rebatido, ele é um bom flash sim. Além de relativamente pequeno e leve. O 600EX é bem mais flexível, principalmente pela potência a mais, mas não sei se pra uso amador a diferença no preço, peso e tamanho valem a pena.

Mike, Michael, obrigado pelas opiniões!

Fale Armando,

Bom ver você por aqui também! Olha, se o 430 me atende então vou nele mesmo. Pelo que vi de fotos ele é realmente bem menor que o 600. Ambos trambolhos, mas o 430 atrapalha menos na bolsa.

Agora flash manual não é pra mim :smiley: Não tenho a sua paciência e a sua dedicação :slight_smile:

Padilha, pois é, o 580 e o 600 são do mesmo tamanho, e o 430 é bem menor que eles. Será melhor pra mim.

Fale Humberto,

Na viagem sei que não vou conseguir rebater em paredes ou teto, pois já estive nessas salas das princesas em 2012 com a filha maior e não havia nada para rebater lá. Na época não usei flash mas nem precisei, pois pude abusar dos isos altos da D4.

Então agora, sabendo que não tem onde rebater, usarei um bounce card branco no flash, para rebater nele e jogar a luz pra frente. O 600 tem a vantagem de vir com um bounce card acoplado, mas creio que dê para adaptar algo interessante no 430, ali mesmo no local onde fica aquele difusor para 14mm. Dá para enfiar ali um cartão branco, que poderá ser usado como bounce card. Eu vou tirar essas fotos relativamente de perto, uns 2 a 3m de distância das meninas, então creio que o 430EX rebatendo no bounce card vai ser suficiente.

Muito obrigado por todas as ótimas manifestações, ajudaram mesmo a me decidir pelo 430. Se tomar gosto depois faço upgrade para o 600 :smiley:

PS: Consegui o 430EX II por R$ 750 novo, e o 600EX RT por R$ 1.360 também novo (da pessoa que sempre compro). Acho que para o meu uso não compensará pagar quase o dobro, e essa diferença de preço entre eles é quase metade do preço da Sigma 15mm 2.8 fisheye que tô querendo trazer de lá :wink:

Para rebater tem isso, parece portátil

LeL,

Obrigado. Na verdade eu estava pensando em algo mais tabajara e mais portátil :slight_smile:

Vou pegar o flash hoje e mais tarde posto uma foto do que estou pensando para rebater.