Pessoal,
Penso na possibilidade de adquirir um slave-flash para a minha Canon Powershot A710, com o objetivo de surprir, pelo menos parcialmente(a solução definitiva seria um upgrade de câmera mesmo, ou para uma UZ de bom desempenho noturno ou logo para uma DSLR de entrada), o baixo desempenho da mesma em ambientes de pouca iluminação, principalmente em fotos noturnas de pessoas.
Li, a este repeito, uma matéria na revista Fotografe Digital, onde são citados o HFDC1, da própria Canon, e o DF-120, da Vivitar.
O custo deste primeiro modelo é bastante oneroso, chegando a ser mais da metade do preço de uma compacta de controle manuais nova, dependendo da loja. Não acho que compense.
Já o Vivitar DF-120 é bem mais em conta, chegando a custar menos da metadado do preço do HFDC1.
Como este tipo de produto não é muito comum de se encontrar no mercado oficial, encontrei as seguintes opções :
No site da loja Consigo
-
HFDC1 - R$320,00
-
DF-120 - R$159,99
No site da rede de hipermerdados Extra
-
Flash Escravo sem Fio para Câmeras Digitais Canon PowerShot (HFDC1) - Canon
R$619,00 em 10x de R$61,90 -
Flash Universal para Câmeras Digitais (318AF) - D-Concepts
R$159,00 em 7x de R$22,71
Eu praticamente já descartei o da própria Canon, mesmo o preço dele na Consigo sendo mais em conta.
Por mais de R$300,00 não me parece valer muito a pena.
Não me aprofundei mais na pesquisa de preços deste tipo de flash pois, como não me recordo de ter visto muitos comentários de pessoas que o adquiriram, tenho dúvidas sobre o real custo x benefício de tal aquisição.
Dentre as opções supracitadas, as mais interessantes me parecem ser o DF-120 da Vivitar na Consigo e esse D-CONCEPTS do hipermercado Extra.
Alguém tem alguma experiência positiva ou negativa com este tipo de flash e poderia comentar ?
Será que vale a pena mesmo ?
Agradece,
Max Carvalho