Pessoal, eu comprei uma 18-35mm f1.8 Aigma ART e fui utilizar ela em uma Nikon d7200, precisei ajustar +16 no ajuste fino para o foco cravar, até ai tudo certo, cravou e ficou muito nítido, mesmo em F1.8, mas quando eu vou utilizar algum ponto de foco que não é o central o foco sai errado. quanto mais lateral é o ponto de foco, mais fora de foco sai a foto, impossível de corrigir no ajuste fino. Mesmo usando os pontos de foco do Tipo Cruzado. Alguém que tem a lente sabe me dizer qual é o problema, desconfio eu que seja algum erro na comunicação, OBS quando uso o live view funciona bem melhor pra focar em algo que esteja no canto
achismo meu, mas vou falar
Tá usando a câmera montada em tripé ?
Normalmente deixo ponto único de foco, e sempre o central, que segundo umas lidas por aí, é o mais preciso, e sempre uso a técnica do “foca com o central e recompõe” muita gente faz isso, até porque é mais rápido focar e recompor do que ficar trocando na câmera o ponto de foco.
Mas depende do seu tipo de fotografia claro…
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
quando você usa o LCD pra focar o foco é por contraste e verifique se não há algum bug relacionado a isso.
se houver talvez seja necessário o USB dock para atualizar o firmware.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
Então, mas como estou começando na fotografia de casamento, as vezes não dá pra focar e recompor, e com o ponto de foco lateral, mesmo usando velocidades 1/4000 em lugar bem iluminado (no sol) e fotografando um objeto longe, ela erra o foco se eu usar o ponto de foco lateral. E eu só uso os do tipo cruzado que teria que ter a mesma tecnologia do ponto central.
Vou mandar para o vendedor, acho que pode ser isso mesmo, na caixa esta escrito compativel com nikon d5300, talvez com a d7200 o software não seja compatível sem atualização
será que não tem ninguém que tenha a lente e que tenha passado por esse problema?
cara, não tem isso de compatível com D5300 e não com D7200, tem um monte de gente aqui no fórum que tem essa lente e tem a D7200. Você é de onde?
Infelizmente a Sigma é essa loteria, se possível troque por outra copia da lente.
Mas para não ser injusto, isso acontece com outra lente clara?
Cara eu tenho uma D7200 e a sigma 18-35… no começo eu fiz uns ajustes finos e achei q tava tudo certo, mas no dia a dia vi que nao tava acertando muito o foco… zerei a configuração e hj uso o que vem de fábrica mesmo… normalmente faço o foco central e depois acerto a composição e não tenho tido problemas… claro meu principal objetivo são fotos de paisagens, então não tem muita ação envolvida…
outra coisa que eu ACHO, afinal sou amador… o ajuste fino deve funcionar melhor em lentes fixas, sinceramente pra um ajuste bem feito o correto mesmo seria utilizar o dock da sigma para realizar uma possível atualização de firmware e, em seguida, realizar o ajuste fino de acordo com as distâncias da lente.
Obrigado pela resposta, vc chegou a usar os pontos de focos mais laterais? a minha era feio quando é o ponto de foco único e lateral,ela erra por uns 10% da distancia do objeto (erra muito mesmo), quando é o central ela acerta sempre.
Quando uso outras lentes nao tem esse problema.
ja usei mas confesso não ter percebido assim tanto problema de foco… esse final de semana posso ate fazer uns testes e te falo.
Mas vc usa o que para paisagem, no minimo f/8? Nunca vai ver problema de foco.
A maioria são paisagens porém uso tb ela em grandes aberturas (1.8 a 2.8) em alguns retratos e fotos do meu cachorro rsrs
kkkkkkkk
praticamente só fotos do cachorro!
eu tenho culpa se o cachorro é mais fotogênico que eu ?! :hysterical: :hysterical:
Essa foto foi em 1.8 18mm 1/320 iso 100. O foco foi feito lateral no olho direito.
Obrigado pela foto, a minha nao tira foto assim nao, o foco sairia uns 3 cm na frente do focinho com o foco lateral. Mandei de volta pro vendedor, nao sei se ele vai trocar ou arrumar, talvez atualizar resolva.[/img]
bem ruim
Ja tive a 18-35 e usei em D7000 e D7100 e não tive problemas com os pontos laterais. Isso acontece usando o AF-C tb?