Foto de estrelas com comentários de astrônomo

http://img15.imageshack.us/img15/7889/peitodopombo4418.jpg

http://img15.imageshack.us/img15/5520/peitodopombocomentada.jpg

Postando essa de novo, um pouco maior e com comentários de um amigo astrônomo amador.
:ok: :ok: :ok: :ok:

Podemos ver o Cruzeiro do Sul no centro em baixo, apontando para a direita e para cima. Logo acima do Cruzeiro, na faixa da Via Láctea, vemos uma pequena nebulosidade concentrada, é a grande nebulosa de Eta Carina, situada a 7500 anos-luz, dentro da qual tem uma estrela gigante de mesmo nome. No meio da imagem, um pouco para a direita, vemos alguma nuvens amareladas e logo acima um pequena nuvenzinha cinza-azulada que é a Grande Nuvem de Magalhães (uma das duas pequenas galáxias satélites da nossa Via Láctea). A Pequena Nuvem de Magalhães está quase escondida pelas nuvem amarela, a meia altura na imagem para a direita (tem cor cinza). Aquela estrela mais brilhante de todas, no meio e para o alto, é Canopus, a segunda estrela mais brilhante de todo o céu (depois de Sírius).

linda foto… ainda mais acompanhada de uma aula

A foto está excelente, e o comentário fantástico, assim como o assinalamento das estrelas na foto. Parabéns e obrigado por ter postado. Coisa boa de ver.

Parabéns pela foto, muito bem executada e bonita.

E a explicação, completou. Show.

[ ]'s

Linda imagem! Obrigado pelos conhecimentos em astronomia!

A nitidez do céu e das estrelas é impressionante. Aquelas luzes amareladas na base da foto são de alguma cidade?

Abraços

show de captura,as luzes das cidades deram uma aquecida legal na foto, o congelamento das estrelas ficou ótimo,cheia de detalhes :clap:

Sim, são as luzes de 3 cidades distantes uns 20 km.

Obrigado a todos por comentar. :ok: :ok: :ok:

abs

Fe Cega Faca Amolada.
Se vc escrevesse outra coisa tb so me restaria acreditar…
Ola atpaula.
Linda foto !!!
As explicacoes sao Lindas e eu Acredito,
Que motivos teria vc pra me enganar,a historia que acompanha a imagem eh
linda se complementam,muito bonito,
Voce nao eh um Grande Brincalhao ne ?!
Eh Bom Fotografo.
Mas acredito… nao so por que meus poucos conhecimentos nao vao ate a esquina, quem dera pra cima da atmosfera…
Reconheci o cruzeiro do sul mesmo apos mais de vinte anos morando no norte.
Mas nao lembro dele nessa posicao ,sou pessimo observador e tenho aquele
cliche da cruz de cabeca pra cima ,com o cidadao encaixado nela…tb sempre
fui urbano e nunca me guiei pelas estrelas.
Onde vc fez a foto ?
fiz servico militar, aprendi a me guiar a noite me orientando pelo cruzeiro
do sul,nem sei se utilizei os conhecimentos.
Lembro eles diziam o seguinte, como localizar o sul magnetico ou
geografico sei la,: achava o cruzeiro do sul,tracava uma linha que passava
pelas duas estrelas que formam o eixo de maior distancia(vou dizer longitudinal)ae
colocava a distancia das duas estrelas 4 vezes na linha tracada,em
direcao a maior parte do eixo da cruz,
No ponto da quarta distancia traca uma linha que se encontrava com a linha
de horizonte pemperdicularmente,nesse ponto deve ser o sul.
O Sul fica por ali ?
vc lembra dos pontos cardeais ?
Desculpa o aluguel,gostei da foto,
Grande Abraco Feliz Natal.

http://img692.imageshack.us/img692/8624/peitodopombocomentadaco.jpg

Não sei se captei bem seu comentário Murilophoto, mas vamos as respostas:
É a segunda vez que alguém desconfia abertamente que essa foto é uma brincadeira / montagem. Encaro isso como um grande elogio, involuntário, mas um grande elogio;
A foto foi feita na montanha chamada Peito do Pombo, no distrito do Sana, em Macaé às 4:04 da manhã do dia 25/10/2009;
O sul fica realmente na direção da foto, não sei se é exatamente no ponto que voce marcou. Me lembro dos 4 pontos cardeais sim. Até uso isso no meu trabalho;
Repetindo o que já disse no post, quem fez os comentários sobre as estrelas foi um amigo meu que é astrônomo amador bem competente.
abs e Feliz Natal.

Perfeito!

Obrigado Felipe.

abs

Dei o up nessa antiga para que uns conhecidos meus distantes possam vê-la.
abs

Interessante … :clap: :clap: :clap:

Pô, Aguinaldo. Dá o EXIF aê… Linda captura. Para uma captura tão nítida, esperava ver um rastro das estrelas… Quanto tempo de exposição?? Abç,

Aguinaldo, :clap:

A explicação que seu amigo fez completou sua foto, sempre tive dúvida sobre as núvens de magalhães, se era realmente o que eu observava e achava que era, agora tenho certeza que é. :ok:

Só uma dúvida: Voce usou algum tipo de sistema de acompanhamento para a foto, ou foi apenas 1 Click?

Abs

Foi em 14mm, f/2.8, 13s e ISO 3200.
Em 13s e com uma GA o rastro das estrelas não aparece.
abs

Foi só um click. Vide a resposta acima.
abs

13s… Só??

Esse lente deve ser excelente!! Na minha ignorância, espera pelo menos 3min. Um dia ainda tento uma dessas. Parabéns.

Nesse caso a “culpa” é mais da câmera, que permitiu o ISO alto.
abs