Foto de vassouras uso tenda difusora ou mesa still?

Oi gente!

Eu não tenho tempo para aguardar 20 dias até o correio entregar, vou ter que improvisar com o que eu poderei fazer, e com o que eu tenho, lâmpdas econômicas.

Vou ter que montar um catálogo de produtos, são mais de 100 itens. O que mais me preocupa são as vassouras, vou ter que tirar foto delas em pé, mas tem de tudo, vassoura, pano de prato, pazinha de lixo de metal, de plástico, e utensílios de cozinha em geral.

Eu lí a respeito aqui no fórum url=http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=78617.0[/url] e url=http://e http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=84118.0[/url] , sobre as tendas difusoras e mesas still. A princípio eu estava com uma ideia fixa da tenda difusora, mas após fazer uma “foto de teste” com a vassoura lá de casa, fiquei meio cismado. Se eu monto uma tenda com 55cm apesar de cobrir a área da vassoura, vai aparecer as paredes do meio da foto para frente. Então teria que fazer uma tenda com 85cm de largura para não aparecer nenhuma parede nas laterais da foto.

Foto de teste para ter noção do espaço necessário.

A dúvida é: Será que uma tenda difusora de 85cm não é muto grande para conseguir uma luz uniforme? Acho que vou precisar de muita luz para cobrir todo este espaço.

Seria melhor fazer uma mesa still ou tenda?

Alem do flash YN-568EX, não tenho nenhum outro acessório de iluminação. Tenho 2 refletores que eu memso fiz, vou usar lampadas econômicas com eles.

Obrigado!

Em quanto ninguém responde…

Eu já comprei um pano branco, que não sei o nome, para usar como fundo infinito. Fiz um teste bem simples, coloquei ele em cima da cadeira, e tirei uma foto de uma sandália. Vendo a imagem enquadrada na tela do computador, não percebi detalhes do pano, mas vendo sem zum, a 1:1, deu para perceber toda trama do tecido.

Olhem só, o que vocês acham, este pano dá para usar como fundo infinito?

Outra pergunta, qual é o pano bom para fazer um dissipador de luz para ficar entre o objeto e a lâmpada?

obrigado!

Como são muitas é bom fazer um arranjo fácil de usar para todos. Monta um fundo iluminado para estourar no branco, pode ser uma parede branca, com 2 softbox ou com 1 + rebatedor como luz principal e suspensa as peças. Depois na pós é só remover o fio que suspendia as peças.

Para fotos de calçados vc pode usar como fundo uma parede ou papel branco iluminado ou um softbox, coloque o calçado numa prateleira de vidro e use qualquer tipo de ponto de luz para iluminar a peça.

Para vassouras ou os sapatos compre uma placa grande de pvc e mande adesivar em branco e faça ela descer da parede até o chão envergando resolve qualquer problema, para iluminação uso um softbox ou sombrinha difusora nos sapatos acima da peça, ja fiz com esse esquema e ficou excelente !

http://tcc.cormaya.com/wp-content/uploads/2009/12/Fundo0000.png

Oi!

Boa idéia do PVC, não tinha pensado em usar no fundo, porque ele reflete muito, mas com um adesivo branco fosco vai melhorar bastente, ele é bom porque é mais rígido que papel ou pano.

Eu estava com uma idéia fixa do softbox e tenda difusora, mas devido as fortes restrições orçamentárias, semana passada acabei comprando sombrinha difusora com tripé e me surpreendi com ela, muito melhor do que eu esperava.

Esta foto aqui em baixo, eu fiz de teste, com 2 folhas grandes de papel cartão “meio branco” no fundo, do lado direito no topo a 45º uma sombrinha difusora com flash e ao lado esquerdo da vassoura uma pedaço de PVC para tentar refletir a luz dando a impressão de 2 fontes de luz.

Perfeito não ficou, estourou o branco nos pontos de reflexão maiores, mas achei que o resultado foi bom em vista que foi tudo muito improvisado e corrido, só apontar e atirar. O mais importante para mim, a parte da vassoura ficou com fundo branco sem sombras. Com este teste, deu para ver que será possível tirar as fotos só com 1 sombrinha difusora, só preciso regular melhor as configurações.

Valeu!

O fundo ficou longe do branco, um lado da vassoura esta cheia de reflexo e o outro mal iluminado. Vc não precisa de nada de especial, apenas uma parede branca, um ponto de luz, rebatedores, e saber o básico de Photoshop. Não fique se preocupando munto com equipamento, de atenção para como controlar a luz sobre a peça.

Mudo o angula da luz, tente colocar acima da peça para tentar corrigir essa sombra no lado esquerdo e poste o resultado para nós.

Este ai, foi um mero teste para “testar a sombrinha difusora”, estou terminando de fazer o suporte que irá segurar a vassoura, para fotografar novamente.

Como não tenho rebatedor e tudo que compro é só via correio, terei que improvisar um rebatedor com placa de isopor e papel alumínio ou tecido prateado. Mas ao invés de rebatedor, veio uma ideia de colocar um espelho ao lado, o que vocês acham? O espelho pode ser algo muito agressivo com a luz, ou o melhor é usar um rebatedor mesmo?

Valeu!

Use placas de isopor ou até mesmo estas folhas de papel. Se usar espelhos e coisas assim não vai dar uma luz legal.

Isopor ou papelão encapados com folha de alumínio sem dúvida.

Oi gente!

Quem tem pai não morre pagão! :smiley:

Eu precisava de manter a vassoura pendurada no ar, a uns 30cm do chão, ninguém queria ficar segurando para eu tirar foto, além de tremer pacas depois dos primeiros minutos segurando. Então dei meus pulos e…

Fiz a minha girafa para segurar as vassouras no ar! :clap: Faz tempo que eu já tinha criado o projeto para outra coisa que nem lembro, mas não cheguei a montar. Como agora voltou a surgir a necessidade, esta semana eu pus mãos a obra e montei com a ajuda do meu pai uma girafa de 1,9m de altura X 1,7m comprimento!

Ela tem pontos de rotação para poder colocá-la no angulo que eu precisar, e a vassoura sempre fica reta! :slight_smile: Ah! E quando eu não precisar mais, é só desmontar e guardar atrás do armário. hehehehe. Aproveitando que meu pai estava de boa maré, fiz também uma armação retrátil de 80cmX80cm para encapar como rebatedor! Comprei um pano dourado e outro branco (não tinha prata) bem reflexivo e já está na costureira.

Como o projeto foi feito com fortes restrições orçamentárias, as vigas de sustentação são cabos de vassoura, os pontos de rotação de ferro, e o contra preso é uma garrafa de coca cola com água. Só que a água balança muito, vou trocar por um peso sólido, como areia ou uma bolsinha de chumbo. Em suma, a girafa de madeira funcionou muito bem! Apesar de balançar um pouco quando mecho nela, mas nada que que atrapalhe, ela cumpriu perfeitamente o seu dever e sua função de sustentar a vassoura no ar. Excelente!

Como eu já tinha todo o material, Ficou infinitamente, mais barato que uma mini girafa de R$250,00. É claro que a minha, não é uma girafa profissional, mas eu também não tenho estúdio, só preciso tirar foto das vassouras.

Girafa fotográfica feita de madeira (cabo de vassoura)

Agora as fotos que tirei de testes com as vassouras lá de casa.

A mesa still é improvisada. As fotos não estão 100%, mas já estão melhorando. Tem sombra do lado esquerdo porque meu rebatedor não ficou pronto.

Esta foto aqui, eu editei só para ver como ficaria sem o fundo:

Ficando pronto o rebatedor, eu posto novas fotos.

Oi gente!

Ficou pronto o rebatedor! Ele não é um rebatedor profissional, é apenas um “teste Tabajara”. O melhor foi projetar, montar, e ter a peça em mãos funcionando, eu adoro o “Faça Você Mesmo”. Faltou a foto dele desmontado, depois eu atualizo. Mas eu não desconsidero a qualidade de um montado de fábrica, até vou comprar um destes 5 em 1 para mim.

-

Agora vamos aos testes:

Sem rebatedor

Com rebatedor do lado pérola

Com rebatedor do lado ouro

Bom… Ficou melhor do que os primeiros testes com o EVA como rebatedor. O rebatedor ouro escureceu a foto, já o rebatedor do lado pérola, aliviou bem as sombras do lado esquerdo, mas não acabou com elas. Eu sei que o rebatedor não iria eliminá-las, para isto teria que ter outra sombrinha com flash.

Será que uma daquelas lâmpadas godox atrás de um difusor dá conta do recado? Comprar outro flash até ano que vem está fora de cogitação.

Valeu!

Manoel, desculpe a franqueza, mas tá ruim. Não acho que precise de outro flash, só de brincar mais com o que você já tem. Experimente colocar o flash abaixo da vassoura, apontado para o fundo, e o rebatedor logo acima da câmera.

Velho, ta uma porcaria. E você ta indo pelo caminho totalmente errado, esqueça “tenda de still” e essas baboseiras. Você não precisa nem de um fundo curvado, basta uma parede branca ao fundo superexposta, que já fica tudo #FFFFFF. Você DEVERIA ter outro flash, deveria ter comprado 2 flashes manuais em vez desse automático caro cheio de funções que não servem pra nada em still. Ficaria tudo mais fácil com dois flashes.

Da até pra tentar fazer essa foto com um flash só, apontando ele pro fundo branco da parede (com a vassoura mais distante da parede), e fechando a frente toda com algo branco pra rebater. Se você vai recortar as fotos o fundo pode ficar estourado mesmo.

Isso seria inviável, a luz não voltaria o suficiente para ainda rebater e obter uma fotometria correta no assunto sem a invasão da luz do fundo, para um fundo 100% branco na hora do clique tem que ter pelo menos duas fontes de luz mesmo…

Uma vez fiz um trabalho parecido… usei 2 fontes de luz e de fundo comprei um rolo de papel branco liso desses que usam pra fazer embalagem daqueles que tem coloridos papel de presente etc. comprei na 25 de março um rolo branco prendi com fita crepe em cima e ia desenrolando ate no chao ficou bom…

Esta sombra, esta luz muito lateral e este pano de fundo esta atrapalhando tudo. Segue o que a gente esta te falando que é muito mais fácil e simples de executar.

Pessoal, eu tenho 2 mesas still da Atek cheia das frescuras, são as mesas mais caras e inúteis que já comprei. Depois que comecei a usar a PAREDE e mesas de vidro tudo ficou muito mais fácil e resultado melhores. Neste caso da vassoura é mais simples ainda, só a parede, o resto é luz.

:assobi:

JPEG direto da câmera:

Setup:

Basta segurar dois rebatedores um de cada lado da vassoura pra preencher ela com luz rebatida. Chapas de fórmica são excelentes. O flash popup nesse caso só serviu para disparar o yongnuo 560 atrás da vassoura, mas também da pra usar ele um pouco mais forte (de preferência difusando um pouco a luz dele com algum adaqptador) e usar os rebatedores pra criar um volume. Foi só um teste rápido (o foco não está perfeito, a foto não ficou grande coisa, da pra melhorar bastante ainda), coloquei o JPG original da câmera só pra mostrar que realmente funciona.
Existe outro jeito de fazer essa foto, usando um daqueles rebatedores circulares semitransparentes que servem pra difusar a luz, colocar ele atrás da vassoura e o flash atrás ele apontando pra frente a uns 20 graus da vassoura (apontando para o rebatedor). É só uma idéia, mas na teoria que eu bolei na cabeça funciona.

Outra coisa, leia: “Luz, Ciencia e Magia”. Compre outro flash e um softbox.