gostaria de saber pq qdo trato a foto no Photoshop ou Corel
como por exemplo
aumento o brilho, intensidade ou contraste da foto
depois quando abro o arquivo antes de clikar na foto parece que ela está sem as moficações, normal, e só qdo vc abre mesmo ela q dá pra ver q ta certa
no orkut tmb acontece isso
ela pequena no album fika sem as alteraçoes
aí qdo abre ela está certa
pq acontece isso?
nao entendo…
Isto é um problema de EXIF. É incrível, mas um dos campos do Exif é a miniatura da imagem, chamado, tchananam… Exif Thumbnail.
Atualmente não trabalho com o Corel, mas acho que o problema é que o corel está alterando a imagem real, mas não está atualizando o exif thumbnail.
Talvez uma das formas de evitar isto seria eliminando o exif thumbnail, de forma que a miniatura teria que ser formada a partir da foto real. Um programa que eu sei que faz isto é o EXIFER.
Pelo que conheço de sites com imagens, leia-se orkut também. Existem várias razões para isso acontecer. Normalmente o orkut usa um script para redução do tamanho das fotos, aqui mesmo no fórum acontece isso e também usa outros que adicionam borda branca, limitam o tamanho da foto, se for modificam e vários outros.
O que pode estar havendo é vc estar colocando uma foto muito grande e um script de controle de imagem estar alterando ela, eu só tenho 2 fotos minhas no orkut com 640x480, nesse tamanho ele não altera.
Vc pode também ter mudado o modo de cor para Lab, ou outro padrão incomum que também resulta nessa modificação pois ele tende a voltar sempre para o padrão RGB.
Não posso afirmar, mas tente incluir um perfil icc junto com o jpg pois as cores provavelmente serão mantidas.
Ao modificar a foto tente sempre depois que acabar voltar aos padrões originais de uma imagem, como deixar em RGB, camada única e coisas do tipo, pois qualquer alteração pode modificar o resultado final dependendo do programa ou script que vai ler.
A configuração do preview de vídeo do Corel e PS tem que star ajustada com a de exibição do windows.
Esse é um problema típico de sistemas totalmente descalibrados.
São aqueles que sequer conseguem ter as mesmas cores no próprio sistema, quanto mais representar a realidade hehehe!
Em primeiro lugar vc deve definir o profile do seu monitor no Windows.
Em seguida no software.
No Photoshop vc deve ir em View, Proof Setup e selecionar Windows RGB, ou o melhor, o profile criado pelo seu monitor.
Senão em cada programa que vc abrir a foto você verá um um padrão de cores diferente mesmo hehehe!