Foto sem foco com luz de fundo

Um bate papo, pra várias situações. Pessoal fui fotografar um casamento, utilizei uma 85mm que foi a lente pedida pela pessoa responsável pra fotografar o casamento. Bom, o casamento era 11:00 da manhã, aquela luz no fundo que parece um led gigante, o flash não chega pq, quando fotometrava lá trás o hss comia a luz do flash e se fotometrasse neles lá trás estourava, resolvi fazer sem o flash deixando subexposto. Resumo da opera, várias fotos sem foco na entrada, uso uma z5 com 85mm, 1/160, 2.5f ( pq a pessoa queria que desfocasse o fundo) e iso 640). Não quero passar mais esse sufoco, oq vcs fariam? Abraço.

Ps. foto com +1 de exposição

Fala amigo, olha só, modo manual ou ao menos prioridade de velocidade manda ai tipo ao menos 1/125, flash com a cabeça inclinada posicionada para o casal tem que testar a inclinação da cabeça/rebatedor para a melhor posição, da uma compensada na potencia do flash caso necessário, foco no servo acompanhando o casal, e prestando atenção na temperatura de cor do flash, talvez até um filtro de correção pq a luz externa na porta tem uma temperatura (cor) diferente da do flash.
Se conseguisse tudo, seria o ideal.

Fico imaginando quem é que te pediu lente 85mm … f2,5 essas coisas…

esse tipo de coisa tem que chegar antes e avaliar pra ter a solução pronta na cabeça antes do inicio do evento.

Sim, eu fiz o teste, sempre faço, mas acho que o meu erro foi ter feito com a pessoa estática e não em movimento…

Uma boa galera relata problemas com o foco indo pro ponto mais luminoso da imagem ao invés de seguir o rosto. Nestes casos, o melhor é usar ponto de foco único, seleção manual.

O mais estranho é que na d750 não rolava isso, agora na z5 ta dando.

São câmeras bastante diferentes. As ML em geral permitem reconhecimento de rostos, objetos, animais, etc., mas se confundem com objetos brilhantes. As DSLR, por outro lado, focam no objeto que está mais perto da câmera.

A solução, por hora, é usar ponto de foco manual, ou focar e reenquadrar.

Mas tem foto com a entrada em foco e as pessoas desfocadas???

E é difícil opinar sem saber as configurações do foco.

Sobre o flash:

Eu não ligaria para o exterior super exposto.

Flash rebatido com a cabeça para atras ou apontado para a parede lateral.

1/200, f2.5, iso para deixar os rostos 1 stop sub exposto.

Desencana do fundo estourado ali. Meio difícil as 11h da manhã dentro de uma igreja isso não acontecer…

Sobre o af da Z5, eu tive ela e digo e repito que o af dela não é confiável.
E não é apenas eu que falo isso, só dar um Google que verá.

Estava com a 85mm 1.8G?

Sim 85mm G 1.8

Bom dia colega.
Primeiramente eu deixaria o fundo se danar… a prioridade é o casal. E ficar recuperando demais as sombras na pele pode destruir a textura.
Sobre o foco. 1/160 já é suficiente pra que pessoas caminhando lentamente não tenham motion blur. Agora o modo e o local do ponto de foco são fundamentais pra vc. Principalmente a f/2.5.
Acho que vc poderia ter subido isso pra f/3.2 ou f/4 pra ter um DoF mais confortável, e ainda assim ter um fundo desfocado - até pq desfocar o fundo na pós é fácil, agora trazer foco de volta não dá.

O pessoal já te deu algumas soluções pra tentar contornar a contraluz e ter uma imagem com uma fotometria mais equilibrada.
Mas vamos supor que não seja possível e você vai fotografar na adversidade mesmo.

Eu quando tenho situações de contraluz forte (e no meu caso são realmente fortes - veja o meu site, tem exemplo disso já na capa) foco bem na borda do assunto (na zona onde a contraluz bate no modelo).
Ali tem um contraste alto e a câmera consegue focar facilmente. Se você tentar focar no centro do rosto ou nos olhos, ela vai ratear o foco e vc poderá ter problemas. PF único, AI Servo ou AI Focus.
Grande abraço!

Vergonha de nunca ter pensado nisso kkkkkk :doh:

E eu crente que isso já estava bem estabelecido… :sunglasses:

Aumentar o tamanho do ponto de foco também ajuda.

Costume de dslr em sempre usar 1 ponto de foco e mirar com o pontinho e não com o quadrado.

É aquele velho “deitado” que diz:
A dor ensina a gemer.
:hysterical:

As vezes a gente só corre atrás pra resolver pepinos que nos incomodam… Se não faz parte do teu universo habitual, tu nem para pra pensar nisso.
O fórum certamente nos faz pensar em coisas que normalmente nem precisamos pensar. :worship:

Mas vai ter gente preciosista dizendo que foco no lado da cabeça não é foco no olho. Nunca se sabe, depois de foto de casal entrando na igreja em 85mm f/2.2, a gente comece a ver gente pedindo f/1.2… :sunglasses:

Pedindo pro freelance é mais difícil por causa do preço das lentes.

Mas com certeza tem gente fazendo entrada em 1.2.
Principalmente os fotógrafos de luz ambiente.