Foto tirada em RAW com Ruído

Pessoal,

Fui a um casamento nesse feriado do dia 20/11 e levei minha humilde mas valente câmera Fujifilm S5000. Bati algumas fotos utilizando flash da própria câmera. Como sei das limitações dela, resolvi tirar as fotos em RAW para poder fazer alguma edição posterior.
Ao abrir as fotos no Camera RAW, fiz alguns cortes para deixar as fotos com uma composição um pouco melhores. Porém acho que algumas fotos, não todas, estão com um ruído excessivo. Nossa, não sei se é a câmera que é limitada ou se era pelo fato de ser noite e utilizar flash, que aconteceu isso.
Só para vocês terem uma idéia, abaixo está uma foto que achei bem ruidosa (Primeira) e outra abaixo bem menos ruidosa (Segunda).
Alguém tem alguma idéia do que houve ??


F2.8
1/60
ISO 400


F2.8
1/60
ISO 200

Valeu,

Thiago

thiago,

Sem duvida existe uma limitacao do equipamento, como sempre vai existir independente do equipamento. Nesse caso eu acho que o ruido poderia ter ficado melhor se vc tivesse exposto mais a foto, mesmo que tivesse aumentado o ISO.

Valeu

Entendi Leandro !!! E até concordo com você, mas aceito sugestões para expor mais essa foto porque já fotografei ela na abertura máxima do diafragma f2.8, a não ser que eu faça isso com o próprio Camera Raw. Será que diminuirá esse ruído mesmo ?

Obrigado pela dica aí !!!

Sensores menores têm mais ruído.

Neste caso é claramente uma limitação do equipamento.

O que poderia ser feito é uma exposição maior (algo como 1/30 ao inves do 1/60), que garantiria um ISO menor.

Sensores APS-C têm 4 vezes a área do sensor das Fuji (1/1,7) e outras compactas com sensor “grande”.

Voce poderia melhorar o resultado super expondo um pouco mais a foto (um ponto ou 2/3).
Depois é só recuperar as áreas claras demais no PS ou LR (ou outros).

Raw tem ruído em ISO 400 até nas APS (só que bem menos evidentes).
Daí é só usar um software de tratamento.

Poxa dkfuji, obrigado pelas dicas aí, vou fazer isso sim. Na verdade vou evitar de tirar fotos em ISO 400 com RAW, depois, partindo desse ponto vou seguir sua sugestão sim, expor um pouco mais a foto com 1/30, aí qualquer coisa eu ajusto no PS mesmo.

Agora só uma dúvida, você poderia me explicar melhor o que você quis dizer quando fala de superexpor um pouco mais (um ponto ou 2/3) ? Isso seria na abertura do Diafragma ? Desculpe a pergunta básica, mas é que não entendi mesmo.

Obrigado mesmo assim pelas dicas de vocês, estou aprendendo bastante com isso.

Não sabe se a digicam é limitada?

A resposta…
Não adianta querer usar uma espingarda de chumbinho para matar elefante, simplesmente não funciona!

O que é tempo de exposição?
http://www.google.com.br/search?q=o+que+é+tempo+de+exposição&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:en-US:official&client=firefox-a

Para diminuir o ruído teria que fotografar no ISO mais baixo e fotometrar para o lado direito do histograma…
Veja os artigos em Digital Photography Tutorials

Exposição, abertura e afins é conhecimento básico para fotografia, vc está precisando de http://www.teiadoconhecimento.com/

Agora que a foto foi tirada já era, para tentar minimizar, experimente converter com o
RawTherapee RawTherapee
E usar o Boundary Noise Reduction Boundary Noise Reduction - versão free/demo usável

Pictus, na verdade eu sei o que é Tempo de exposição, apenas não entendi o comentário do dkfuji quando disse “um ponto ou 2/3”. Não entendi se ele está se referindo a abertura do diafragma ou realmente ao tempo de exposição, pois uma foto superexposta pode ser devido a esses dois fatores combinados.

Conheço o site do Leo (teia do conhecimento), inclusive já li diversos artigos dele.

E na verdade ali no casamento, eu não estava como fotógrafo contratado, hehehe apenas por diversão mesmo e por fazer alguma experiência com a câmera, só comentei que achei ela limitada, mas gostaria da opinião da galera se realmente isso é limitação da câmera ou foi o fotógrafo que fez errado mesmo !!! hehehehe

Estou utilizando o ACR para converter e fazer algumas correções, mas acho que realmente devo estar exigindo um pouco demais da câmera, principalmente em fotos a noite !!! hehehehe Gostei dessa dica aí do Boundary Noise Reduction, vou testar fazer e posto aqui para vocês.

Valeu e Obrigado…

Nooossa Pictus !!! :worship: :worship:

Acabei de utilizar o Neat Image sugerido por você no outro tópico para o Boundary Noise Reduction !!! Ficou sensacional !!! Agora sim !!! Melhorou muito a foto !!! Só que utilizei uma foto aqui do trabalho que estava com o mesmo problema, a foto estava em RAW, converti para TIFF, apliquei o Remove All Noise Reduction e por fim salvei como JPEG, porque nessa versão DEMO só permite salvar em JPEG.

Ficou muito boa, quando chegar em casa, vou fazer com essa foto acima do tópico e vou postar para vocês verem a diferença !!!

Valeu Pictus…

Bom…aproveitando o gancho, já que estão falando de RAW, e não abrir outro topico…

Pictus??? Qual a diferença em usar o modo de RAW do PS ou o Camera RAW… É bom o Camera RAW???

Abs!!!..

:ok:

O prog que menciono aqui o demo é bom tb Completíssima lista de software gratuito!


O Camera RAW e o RAW do PS são a mesma coisa…
O ACR(Adobe Camera RAW) é bom, mas não excelente.