Olá pessoal, fotografei um casamento a 2 anos e ontem recebi a mensagem da cliente informando o divórcio e pedindo para excluir todo o material de qualquer meio de divulgação.
Sei que por lei não sou obrigado a excluir as fotos, mas fica aquele clima chato, por isso acabei excluindo tudo relacionado a eles, pior é que gostava bastante das fotos, algumas estavam em meu portfólio e me renderam novos clientes :no:
Essa é a primeira vez que isso acontece comigo, sei de outros casais que se divorciaram mas nenhuma das partes pediu a exclusão das fotos, ai deixo quieto e continuo utilizando.
Acabei descobrindo que as fotografias de um casamento tem validade, enquanto durar o amor elas existirão.
Gostaria de saber a opinião e experiências dos colegas, abraço!
Acho que o cliente sempre tem razão, com certeza isto não esta previsto em contrato, mas trata-se de direito de imagem e não de propriedade. Voce agiu corretamente ! Coisas de Punisher kkkkk
Também acho que não vale a pena comprar a briga. Talvez ele tenha até pedido pra tirar as fotos do site com cabeça quente do divórcio. As vezes, depois que o fogo abaixa, se tiver boa relação com ele, pode até conversar pra ver se ele reautoriza.
O mais engraçado é que cada vez mais os casais se separam ao mesmo tempo que o mercado de casamento fica cada vez mais milionário. Virou espetáculo.
Esse tópico me lembrou algo que eu fiquei sabendo de um caso que aconteceu aqui na cidade onde eu moro.
O fotógrafo fez o casamento e antes mesmo que ele conseguisse concluir o trabalho para entregar o material (após o casamento) o casal se divorciou e não queria pagar o fotógrafo, hehehe.
Não sei se tinha contrato. Mas ele estava em uma situação bem ruinzinha. De qualquer forma, eu não sei como isso acabou
Certo André, imagina se entra a noiva ai do quadro com o novo noivo pra fechar contrato, já acaba o noivado :hysterical: chato a gente ter que apagar essas fotos, a gente faz com tanto carinho, muitas vezes fotos de quadro mesmo e repentinamente ter que deletar tudo, pelo menos em relação a divulgação publica, pior ainda se for uma foto com prêmios, parece todo o esforço ir por água abaixo, ou durou enquanto durou o “amor”, abraço!
Po Danilo, ai já é sacanagem e malandragem dos noivos, trabalho foi feito, que paguem, tem situações também que deixam o álbum pra depois, já pago e acabam se separando e querendo restituição, complicado.
Eu não concordo com esse ditado, as fotos são de propriedade nossa, eles pagaram pelo serviço e direito de uso das imagens, a maioria dos clientes acham que são donos das fotos só porque pagaram, as vezes da vontade de responder nesses casos: “Problema é teu, pensa melhor antes de casar!” mas seria praticamente um suicídio profissional kkkkkk
Comigo não aconteceu com casamento, até pq faço poucos… mas rolou algo parecido com ensaio sensual!
Fiz um ensaio final do ano passado e agora a mulher veio pedir para tirar todas as fotos que eu tinha publicada dela… apenas 3! Que por sinal nenhuma tinha marcação no Face e nem aparecia o rosto na moça!
Mas ela mostrou o ensaio pro atual namorado e ele encrencou com isso e me pedir para tirar todas! Eu para não criar rolo por pouca coisa, acabei removendo!
Espero que eles casem e me contratem! :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Pois é né? De qualquer forma, na época eu conversei por acaso com a esposa deste fotógrafo e nunca mais a ví. Não sei o que aconteceu. Mas ela estava muito preocupada e também decepcionada por esta malandragem. O fotógrafo não tem culpa que eles divorciaram né?! Mas, vai fazer o que?!