Fotometria a noite

Oi

Gostaria de dicas para realizar a fotometria a noite!!

Valeu

Qual o seu equipamento e o que pretende fotografar?

Fotometria a noite tbm quero saber…

:slight_smile:

Valeu pelo pronto interesse em me atender,

Bom 2 situações:

Paisagens e pessoas.

Tenho uma f60(nikon) e meu flash sb-28(Nikon)

Desde já agradeço

Bruno

Eita… fotometria de noite? Acho que só a experiência pode dizer. (eu disse experiência, cadê o Ivan?)

Numa digital, o mais prático seria tirar algumas fotos até achar o ponto ideal. Geralmente aumentando o tempo de exposição.

Numa de filme é que é o complicado.
Será que usar uma point-n-shot digital como “teste” não seria válido? :brightideia:

É muito complicado responder uma pergunta tão abrangente assim.

Em fotos de paisagem noturna eu costumo subexpor ligeiramente a foto para dar uma cara mais de noturna, com céu mais escuro.
Mas isso vai depender do que vc está fotografando, de como o fotometro da sua camera se comporta, etc…

Já para fotos de pessoas durante a noite, é bom ter um filme com iso mais alto, e além disso, acho bem seguro confiar no TTL da nikon. Pode fazer um slow-sync para capturar mais luz ambiente se for o caso.

Fotometrar a noite é igual fotometrar de dia, não tem diferenças, vc vai medir os extremos o objetivo, comparar com a latitude e determinar a exposição a partir de seus objetivos, só há diferença se você for usar o flash, ai é uma operação um pouco mais complicadinha, apesar de ter uns truques quando usamos o TTL.

Valeu Pessoal já ajudaram bastante!!!

E LEo, vou usar flash sim, pode me dar alguma dica???

Abração a todos :yu:

Fotometrar a noite é igual fotometrar de dia, não tem diferenças, vc vai medir os extremos o objetivo, comparar com a latitude e determinar a exposição a partir de seus objetivos, só há diferença se você for usar o flash, ai é uma operação um pouco mais complicadinha, apesar de ter uns truques quando usamos o TTL.
Quais seriam esses truques Leo? Vc poderia dar uma explicada rapidinha?

abs.

OPa, um deles é fotometrar para o fundo, retirar 1/2 ponto (se o primeiro plano não for mais iluminado que o fundo) e deixar o TTL fazer o resto. :slight_smile:

Bom 2 situações: Paisagens e pessoas. Tenho uma f60(nikon) e meu flash sb-28(Nikon) Desde já agradeço Bruno
Pra fotografar "paisagens" à noite você precisará fazer longas exposições o que exigirá uma técnica "diferente". Costumo usar o mínimo possível o flash e só usar o integrado à câmera pra luz de preenchimento ... as fotos de maior impacto à noite são aquelas tiradas com luz natural, ou seja, sem flash!

Se for longa exposição esquece o fotômetro, use aberturas pequenas pequenas (F8/F11…etc) e tempo acima de 1"…