Fotos APS-C, transformada em FULL FRAME....será

Olá amigos, :ok:
Parece estranho, mas eu ví um colega tirando fotos várias vezes do assunto, nas laterais superiores esquerda e direita no meio, depois repetiu no meio e o mesmo na parte inferior do assunto. Parecendo como se fosse um quadrante.
Isso ele fez o evento todo, reunia pessoas e repetia o procedimento acima citado.
Então eu perguntei a ele porque deste tanto de fotos…para cada assunto… :no:
Ele me disse que a câmera dele era APS-C, aí por isso ele tirava fotos como se fosse um quadrante, capturava tudo o que podia, levava para o software e montava, assim a foto seria igual ou parecida como se fosse uma FULL FRAME, sensor capturando todo o assunto em volta.
Eu fui na Internet e sim existe um software que captura as fotos e monta direitinho como se fosse um sensor full frame.
Será que vale a pena tanto trabalho… haja gigabytes de cartão… :ponder:

Seria mais facil ele comprar uma lente com angulo de visao equivalente ao que ele quer em Full Frame, se a ideia eh replicar o enquadramento do sensor maior.

Acho que o ele quer realmente fazer eh montar uma foto com maior resolucao para imprimir em tamanho maior, nao? Ainda assim eu me pergunto se ficaria perfeito, pois imagino que as pessoas devem se movimentar entre uma foto e outra, mesmo que por muito pouco.

Método de Brenizer, dá uma pesquisada.

Visa simular o ângulo de visão mais aberto, mas também a menor profundidade de campo e o nível de detalhes. Eu nunca fiz, mas vejo resultados bem bacanas.

Isso. Método de Brenizer. Da pra fazer fotos como se estivesse usando sensores bem maiores, inclusive fotos bem abertas e com DOFs bem curtos.

Eu nunca tinha ouvido falar nessa técnica, mas faz sentido. Só que isso deve dar um trabalho gigantesco e só funcionar para cenas estáticas, na minha opinião. Bem pouco prático!

Se for o mesmo o esquema do Brenizer, pra quem não conhece, vejam ele mesmo explicando e demonstrando:

Exatamente o mesmo princípio usado para panorâmicas, ou para as gigafotos.
Agora esse lance de usar uma tele para várias fotos e junta-las no software é uma baita jogada pensando em DOF curto.

Será que algumas fotos como as do Elena Shumilova tbm são feitas assim?

Ah: Com certeza vai ter gente dizendo que isso não é fotografia… :ponder:

:snack:

Eu uso muito essa técnica mas não me recordava o nome, realmente da alguns resultados bem legais se bem administrada. Isso que não uso com uma tele. (pessoal recomenda 85mm pra cima com 1.8 de abertura). Faço com uma 50mm em Dx. Mas em festa daí complica bastante… Sei que já consegui resultados bons, mas tratar tantas fotos e todo trabalho :no:

Uso em 16mm DX, por isso a m*rda de juntar tudo depois… >:(

Cara!
Fazer Merge de foto Wide é sóda!
Tem que fazer muita correção manualmente para ficar bom.
Mas fica legal também. :smiley:

O erro é ficar parado e mover a câmera de um lado para o outro.
Tem que tentar deixar a lente parada num eixo imaginário e se mover envolta desse eixo. Tem acessório de tripé pra isso.

Já me acostumei, já sei como devo fazer as fotos para que o computador não se perca e crie monstros.
E não faço ajuste manual não, se vc fizer fotos que se encaixem bem uma dentro da outra vai embora, o que pega são as distorções, mas o Ps tem várias ferramentas para a junção em Photomerge.

Fiz uma Pano esses dias que o PS não igualou bem as transições de céu, tive que me virar pra ficar bom.

Imagina a trabalheira pra fazer isso num evento? :dizzy_face:
Aí uma pessoa se mexe, a outra olha pro lado e sai um monte de aberrações pra corrigir depois. :aua:

Essa foto parece ter sido feita em um clique único, até pq não tem aspecto grande angular.