Fotos de Natureza e Aves: t6i ou D70 e Lente: 55-250mm ou 75-300mm?

Ei Pessoal,

estou com uma dúvida sobre as duas máquinas. Pretendo usar estas máquinas para tirar fotos de aves e de paisagens. Olhei todos os reviews e vi que são ótimas máquinas. Aí tenho este primeiro problema para resolver.

Para fotos da natureza preciso de uma lente para começar e gostaria de saber qual lente comprar. O que tenho visto é que pessoas dizem que a lente Canon EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II tem a qualidade muito superior a 75-300mm. Alguém poderia me ajudar?

Tudo bem?

Dê uma olhada neste link:

A 75-300mm tem um pouco mais de contraste mas bem aberração cromática. Em termos de nitidez estão muito próximas.

Para fotografar aves, eu considero 300mm o mínimo recomendado e ainda assim você terá que cropar bem as fotos.

Valeu demais pela resposta! Este link que você mandou da para ver direitinho!

Muito obrigado!

Ideal para começar é a EF 70-300mm, superior a 75-300 e a 55-250.
Com o tempo irá notar que 300mm é pouco, mas isso você irá descobrir com a experiencia a hora certa de trocar.
Sobre corpo da camera.
Nunca, jamais compre camera que não possue opção de microajuste de foco, é extremamente importante em fotografia de aves possuir o ajuste de foco cravado, no ponto exato. São assuntos com alto nivel de detalhes, e qualquer erro, põe suas fotos a nivel muito baixo.

Se o orçamento estiver muito apertado, inicie com uma superzoom, você será mais feliz nesta primeira fase.

Sobre as cameras que citou.
A T6i apesar de boa qualidade, não possui microajuste de foco, então pode ser uma loteria ao comprar a lente, ela pode estar 100% calibrada com o corpo da camera como pode exigir calibração (microajuste), então não compensa o risco.

A 70D é mais indicada, já permite microajuste, e para começar, ideal a EF 70-300 que citei acima da conversa.
E lembre-se, as aves ficarão bem detalhadas se fotografar até 5 metros de distancia delas, a partir de 10 metros você já perde detalhes de penas.

Abraços e boa sorte.

Douglas,

E as Sigmas com o USB Dock que permite o micro ajuste na lente?

Minhas cams não tem essa parada e nunca senti falta. Aliás, até onti eu nem sabia que isso existia. Ah, sim, eu uso sem espelho. :assobi:

vivas, vais precisar tb de uma UGA, ~21mm equiv., já pensou nisso?

Douglas, para fotografia de forma geral, até que ponto é importante o micro ajuste de foco? Estou nesse dilema entre t6i x 80D, e gostaria de saber até onde devo levar essa batalha.

Cumprimentos.

Muita gente nunca fez o micro-ajuste de foco e de fato nem sabe que existe.

Existe, como em tudo que é produzido, uma margem de erro aceitável. Por exemplo, a câmera pode estar focando um pouco para frente do ponto selecionado e mesmo assim ser aprovada no setor de qualidade por estar dentro da margem. Aí você compra uma lente que também está focando a frente do ponto e que também passou pela margem de erro e a soma dos dois pequenos problemas leva a uma foto que podia ser 100% nítida mas que ficou levemente focada.

Sendo honesto as empresas deveriam disponibilizar este recurso para todas as câmeras que vendem, pois ele é feito para corrigir um problema deles, não seu.

Resumindo, se você busca o máximo do equipamento é recomendado sim fazer o micro ajuste em cada camera + lente e camera + TC + lente que usar. Utilizo um software para PC chamado FoCal da Reikan (uma bica de caro) para fazer o micro ajuste.

Bacana essa dica de software, não sabia que existia um para essa finalidade.

No entanto, a Sigma atualmente traz a possibilidade de microajuste na lente, o que eu acho bastante interessante. Nas câmeras sabemos que muitas tem apenas dois bancos de memória para esse tipo de ajuste.

Obrigado pela resposta, amigo.

Estava decidido pela t6i, mas acho que vou esticar o orçamento para a 80D, pois sou um pouco “pixel peeper” com foco, então quero tirar o máximo de nitidez possível. :ok:

Cumprimentos.

Sim, é verdade. Mas a “regra geral” do micro ajuste é você realizá-lo seguindo uma distância determinada. Para teles é 20x a distância focal.
Outra sugestão é você realizar o micro ajuste na distância que você costuma fotografar.

Tenho amigo que usa Sigma, a 150-600 Contemporary mas não usou o Dock, fizemos o micro-ajuste pelo FoCal. Não sei dizer se ele possui recurso para testar o foco ou se você tem que usar um software como o Focal e entrar com a correção pelo dock da Sigma.

Distância focal ou distância do objeto? :ponder:

Cumprimentos.

Corra da 75-300 como o diabo corre da cruz.

Mesmo utilizando o USB Dock, a camera precisa desta opção, vou explicar o porque !

Antes de jogar a informação para o dock, você precisa testar e descobrir, qual o ajuste ideal para aquele mm´s lente e para aquela distancia entre você e o assunto. Você vai anotando os dados, e no final de tudo conecta o dock na lente e joga estas informações dentro dela. Ai quando conectar a lente na camera, a lente vai se ajustando conforme as suas informações, segue um exemplo abaixo.
Sigma 150-600mm f/6.3
ajuste em 150mm, a 2,80m… a 4,00m… 6,40m… infinito
300mm a 2,80m… a 4,00m… 6,40m… infinito
450mm a 2,80m… a 4,00m… 6,40m… infinito
600mm a 2,80m… a 4,00m… 6,40m… infinito

A sigma foi excelente ter inventado este aparelho, pois tirou a má fama das antigas sigmas focarem errado ou não serem nitidas, com isso a chance de foto não nitida por erro foco cai para menos de 10% a probabilidade.

Eu tive a sigma 35mm 1.4 art, que pra mim é fantástica, e na minha 1DX, em fotos até 2 metros de distancia ela exigia -18 e a partir de 2 metros, o ajuste era 0. No começo eu tinha que ficar lembrando desta regulagem, para querer o foco sempre cravado exatamente onde coloquei o ponto de foco, e com a dock, isso foi resolvido.

Então quer dizer que a depender da distância do objeto o ajuste fino de foco pode mudar? :dizzy_face:

Parece que as coisas são mais complicadas do que parecem.

Acho que o jeito é esquecer e relaxar, ou estou errado? :doh:

Cumprimentos.

Sobre a necessidade de fazer ou não o microajuste de foco.
Fotos de social, raramente o pessoal fazem, por não acharem necessidade ou por desconhecimento.

Fotos de pessoas não é tão detalhado como a fotografia de natureza, principalmente aves, onde uma foto não mostra detalhes de penas, para alguns perdem o sentido da coisa. E há dois tipos, animais fazendo parte da composição da fotografia, ou fotos de animais com alto nivel de detalhe.

O microajuste de foco é tão importante neste ramo, que pode arruinar a fotografia, uma ave, pode ser destas comuns por ai, um sabiá, ao cravar o ponto de foco exatamente no olho do bicho, se o ajuste estiver errado… ja era, pois com uso de teles a profundidade do plano nitido é muito pequeno, então se a descalibragem estiver antes do assunto, a cabeça ficará desfocada e se tiver depois só a nuca do bicho ficará nitida.

Por anos tive a felicidade de poder ter uma EF 600mm f4 + tc 1.4 com a 6D, equivalente 840mm f/5.6, na qual a uma distancia de 7 metros de uma ave, a minha area nitida era de aproximadamente de 0,5cm, então qualquer erro de ajuste, eu perderia 100% das fotos.

Uns tempos atrás tive a oportunidade de testar a EF 85mm 1.2, essa é outra que exige um ajuste perfeito, fotografem uma pessoa, com o foco bem entre os olhos da mesma com o ajuste errado e veja o resultado.

Então isso varia de caso a caso, de assunto a ser fotografado e de equipamentos que possue.

Eu hoje, todo meu set de lentes, são calibrados, foco exatos, e sempre muito nitido onde desejo.

abraço a todos.

Sim, nas sigmas é necessário isso, e você só descobre testando a lente que comprou. Algumas não precisam, mas é raro não precisa, a marca sabendo disso inventou este dock.
Como os algaritmos de foco das marcas são patenteados, as empresas terceiras não podem copiar, então eles inventam algo parecido que faz funcionar nestas cameras, por isso existe estes detalhes chatos para se resolver.

Conheço muita gente que tem teleobjetiva sigma, inclusive a 150-600, que não fizeram os ajustes, mas eles se conformaram com a imagem que é entregue esteja exata ou não, e são muito felizes assim mesmo. Ai vai de cada um, se aceita ou não.

Apenas citei, para ter o conhecimento que isso é possivel ok !

Boa sorte na compra.
Abraço

Douglas,

agradeço por compartilhar o conhecimento. :slight_smile:

Cumprimentos.

Gente pra q queu fui ler esse tópico !:aua:

Sobre as câmeras com microajuste.
Elas permitem colocar diferentes valores para diferentes distâncias focais numa mesma lente?

Vlw

Foto que eu realizei, sem calibrar a lente.
Ave relativamente perto, mas perdi os detalhes de penas, pois o foco só cravava 1,5cm antes do assunto !

Essa já estava calibrada

Dá para notar como o achatamento de planos (entre área nitida e área desfocada) é agressivo em teles, que qualquer erro pode arruinar a fotografia.