Fotos de ontem

Tiradas na Praia Vermelha no Rio com uma Olympus C4000 e filtro polarizador servindo como ND.
Levels, saturação e sharp no PSP9.

Exposiçao de 1s e f11. Essa tá no Usefilm http://www.usefilm.com/image/637260.html

2s e f11. Nessa parece que molhou um pouco a lente :angry:

pmachado, se eu nao me engano, uma vez voce falou q tinha uma Praktica MTL-3.
eu tambem tenho uma!
maquininha deliciosa, nao?

Isso mesmo, apesar da máquina ter uns 30 anos tudo funciona, todas as velocidades, fotômetro. A qualidade de construção da época era muito boa. Só que cada vez menos uso filme e acho que em breve vou vender tudo.

Paulo:

A segunda não consegui ver, pois não abria a foto. A primeira tem um ótimo efeito de longa exposição nas ondas quebrando, mas para mim o estourado das nuvens compromete um pouco. O compromisso de luzes dessa foto me parece impossível, a menos que se use um filtro graduado sobre o ND.

Ivan

É verdade Ivan, bem que já procurei um graduado aqui no Rio, mas nada. Usei um polarizador por falta de ND. O que devia ter feito, mas na hora não pensei, é um bracketing e juntar no PS.
O link já está corrigido.

Paulo:

Eu também estou procurando um graduado. Se encontrar eu lhe falo.

As duas fotos são bonitas, você sabe disso. A questão é somente técnica, pois esse tipo de foto tem essa partucularidade. No caso, embora eu saiba que isso produziria outra foto, acho que a única solução seria fechar mais o enquadramento retirando parte do céu.

O braketing e junção no PS também daria certo, certamente, desde que usada uma variação grande de EV.

Também moro no Rio. Um dia desses podemos fotografar juntos, o que acha?

Acho ótimo a gente se reunir para fotografar. Encontrar com outras pessoas é sempre uma maneira de mudar o nosso olhar., que acaba um pouco viciado em ver da mesma maneira.
Estou comprando uma 300d que deve chegar esta semana, mas logo depois saio de férias, dia 23, passando o fim de ano em Belém e voltando logo depois do ano novo.
Se voce quiser a gente pode marcar para um fim de semana.

Acho ótimo, Paulo.

Coincidentemente, do dia 1 ao dia 14 também estarei fora do Rio, só que no Sul, em Florianópolis.

Quando voltarmos combinamos, OK?

Abraços,
Ivan

a 1a foto naum tá abrindo

Concertei a foto pmachado, a primeira estava com link quebrado …
mas ja esta normal agora …

É verdade Ivan, bem que já procurei um graduado aqui no Rio, mas nada. Usei um polarizaador por falta de ND. O que devia ter feito, mas na hora não pensei, é um bracketing e juntar no PS...
Machado,

Antes de mais nada, achei muito legal o efeito da longa exposição na “quebrada” das ondas. Parabéns pelas fotos.

Agora, desculpe a ignorância: o que são filtros “ND” e “graduado”?
Por acaso o filtro ND diminui a passagem de luz para permitir longa exposição sob luz clara e esse efeito nas ondas? E se for, serve só prá isso? E como é que o polarizador quebra o galho? Teve que mudar o EV?
E o graduado??
:blink:

Grato,

O objetivo de ND é este mesmo. Diminuir a quantidade de luz para voce poder aumentar a exposição. A camera já estava em f11, a menor abertura, e mesmo assim o tempo de exposição não seria o suficiente para criar este efeito, então coloquei um polarizador, que rouba 2 pontos de luz, para aumentar um pouco e tempo de exposição, um quebra galho. Tem filtros ND de 1, 2 ou 4 pontos. Estas fotos foram feitas ontem as 19:30 e mesmo assim tive que usar o filtro.
O graduado faz o mesmo, mas só em parte da foto, e serve basicamente para diminuir a diferença de luminosidade entre o céu e o resto da composição, ou terra ou mar. Estes 2 filtros além dos polarizadores acho que são os mais úteis para cameras digitais.
Além de um tripé que é fundamental para este tipo de foto.

Paulo:

Eu comprei um ND Minolta (ND4) bastante barado no Mercado Livre.

Já o graduado, acho que só no ebay. Quanto ao graduado, acho que ele só tem um problema: Divide a foto exatamente no meio, e nem sempre nossa divisão de luzes está no meio.

Pensando nisso, bolei outro dia um sistema para usar um graduado de forma que o posicionamento da transição é mais livre, podendo colocá-lo em 1/3, etc. Ano que vém vou tentar construir um protótipo, pois acho que seria bastante fácil.

A alternativa é usar o sistema Cokn, mas essa não me agrada muito, pois os filtros são de resina, acho.

Eu tenho uns filtros Cokin que um amigo me deu. Graduado azul, sépia, graduado lilás (?) e vermelho. Os graduados funcionam muito bem, podendo rodar em todas as posições além de poder colocar só em parte da composição, puxando um pouco o filtro, ao invés de só na metade. O resultado final é legal, mas ele só me deu estes, com suporte de filtro 55, podendo colocar até 2 ao mesmo tempo. Se achasse um ND e um graduado cinza Cokin seria perfeito, pois voce pode usar em qualquer camera até em grande angular, porque o filtro é bem maior do que a lente. Mas ahar estas coisas aqui no Brasil é difícil. Ele comprou tudo no Ebay.
Já tentei o vermelho em digital para tirar PB mas não ficou bom. Quando a gente sair para tirar umas fotos vocec experimenta, e eu acho que vai mudar de idéia.
Abraços.

Vermelho em digital eu já experimentei, com filtro de rosca mesmo. Os resulatados são interessantes, e certamente hoje eu poderia aproveitar melhor, fazendo uma fotometria mais precisa. É coisa a se invertigar.

Pois é. Esse sistema (Cokin) tem a vantagem de permitir ser usado mesmo com conversor de GA. No meu caso, o conversor que tenho é Olympus WCON 07 para a série C, que se encaixa perfeitamente nas Fujis, mas a boca da lente não tem rosca nem dá para ter, pois a lente é fortemente esférica, avançando quase no nível do pequeno hood que tem (acho que mais com a finalidade de proteger a lente que qualquer outra coisa).

Um graduado poderia ser montado entre a lente e o conversor, talvez, com aquela desvantagem de dividir no meio a imagem.

É um problema interessante, e para fotos de paisagem é bastante agudo.

No seu caso daquelas fotos, acho que talvez o Cokin graduado sépia desse resultado. O céu ficaria mais amarelo, e daria idéia de fim de dia (como de fato era).

Paulo e Ivam quando vcs forem dar um passeio fotografico, não esqueça de me

chamar, seria um prazer imenso dar umas clicadas com vcs.

Pode deixar, mas acho que por causa das férias vai ser só ano que vem.