Fotos Noturnas

Bom, primeiramente, olá! Sou novo no fórum, mas pego bastante dicas aleatórias por aqui! Recentemente comecei a brincar com processamento e revelação das imagens, então me animei a comprar uma D7100 com o Nakamura (minha anterior era uma D3100) e tive oportunidade de estrear a máquina no carnaval, com a lente kit 18-140mm da Nikon.

Aproveitei para praticar algumas técnicas de fotografia noturna que andei lendo por ai.

Aproveitando o ensejo, pergunto se é possível obter um foco satisfatório do primeiro plano e do céu, ao mesmo tempo? Ou só objetos que estão no mesmo campo focal (não sei se é esse o termo) que o céu vão ficar focados? Pergunto porque tenho a impressão de já ter visto fotos noturnas com pessoas em primeiro plano, e elas pareciam focadas (de repente a distância que elas estavam era bem maior, mas dava a impressão de ser perto).

Outra pergunta: alguém sabe o tipo de correção mais adequada, durante a edição, para minimizar o ruído de iso elevado? Nessas, eu apliquei correções de luminância e só. Alguma dica nesse sentido?

Seguem as fotos (em resolução maior, estão melhores. reduzi para colocar no forum). Todas foram tiradas com ISO entre 1600/3200, f3.5, 30sec, 18mm.

Abraços

Noite em Itapuã by JonasB84, no Flickr

Boa noite amigo belas fotos também sou novo na área pelo que andei estudando fotos noturnas para ter nitidez você pode fechar mais a sua lente e usar um iso baixo por exemplo 200 já que para fotografar a noite você vai precisar de um tripé com tempo longo de exposição. abraço
também gostei da composição e enquadramento.

Olá amigo!
Gostei das fotos.
Fotografar o céu noturno é uma modalidade bacana, que demanda o aprendizado de técnicas diferenciadas.
Tenho alguma experiência em astrofotografia. Na minha assinatura tem os links para meus portfólios.
Respondendo às suas dúvidas:

1 - geralmente não é possível focar 100% o céu e o restante da paisagem ao mesmo tempo.
O caminho costuma ser fazer fotos com o foco no céu e depois na paisagem. Ao fim do processo, você empilha.
Na hora de focar a Via Láctea, mire numa estrela bem brilhante, amplie a magnificação do LCD para o máximo possível e use o foco manual para deixar a estrela bem pontual.

2 - O melhor caminho para tratar a questão do ruído do ISO, e também evidenciar detalhes da Via Láctea, o melhor jeito é tirar vários frames da mesma região do céu e integrá-las com um software próprio para astrofotografias. Eu uso o Deep Sky Stacker. O site trabalha com RAWs da maioria das câmeras e tem um tutorial em português no próprio site.

Algumas dicas pontuais:

Precisando de alguma coisa estamos aí!
Em tempo: ainda acho que seria bacana se o fórum tivesse uma seção fixa sobre astrofotografia.

" há uma conta para calcular o tempo máximo recomendado, conforme a distância focal"

A conta é assim, se a lente é 16mm, vc divide 500/16 = 31 segundos de exposicão mais do que isso as estrelas vão ficar riscadas no céu, esse calculo numa Full Frame, por exemplo se for numa cropada uma lente de 16 mm * 1.6 = vira uma 25,6 mm, ai faz a conta como disse 500/25,6 = 19 segundos de exposição.

Ola Jonas, bem vindo :ok:

Vamos lá… é possível fazer uma foto com estrelas e primeiro plano focados. Para isso você tem que respeitar a regra da distância hiperfocal, que é função do tamanho do sensor, abertura e distancia focal. Procure se informar sobre hiperfoco. Tem aplicativos de hiperfoco para smartphone inclusive.

Veja essa foto minha - Refúgio Canto da Pedra | Refúgio Canto da Pedra sob o céu es… | Flickr

E veja como eu fiz - Magia da Montanha: Estrelas e lâmpadas - Equilibrando uma luz difícil

É preciso usar grandes aberturas, pois é assim que você vai conseguir baixar o ISO para uma faixa de ruido aceitável. Mas essas grandes aberturas vão complicar um pouco o hiperfoco. Mas se usar a teoria certinho a foto fica perfeita.

No tratamento eu basicamente faço a redução de ruído na luminância e na cor. E também ajusto o white balance. Às vezes o ruido fica excessivo por conta da exposição exagerada. Com uma exposição na medida o céu fica mais natural. Alguns exemplos:

Imgur

Imgur

Imgur

E se as estrelas não ficarem pontinhos pequenos é porque não focou corretamente. Se a lente tem escala de foco é possível focar no infinito. Se a noite tem lua, é possível focar na lua. Se não tem uma coisa ou outra, use a tabela de hiperfoco e ilumine com uma lanterna algo na distância que você precisa para ter hiperfoco. (distância hiperfocal).

Para a estrela ficar como pontinho (e não como risquinho) tem que usar a regra: tempo = 600 / distancia focal. Tem gente que, por segurança, recomenda 500 / distância focal.

Bom, o principal a galera já disse. O que mais gostei foram das composições, achei bem interessante, principalmente a primeira dos cactos. O que menos gostei foi da cor avermelhada. Faltou corrigir o WB, afinal céu é azul. :assobi:

Continue postando!

Obrigado pelo comentário! Ressaltei a cor avermelhada/violeta propositalmente. Gosto da impressão “hubble” que fica. Claro, é gosto próprio. Enfim, sobre o céu ser azul, acho bem interessante este estudo: Por que civilizações antigas não reconheciam a cor azul? - BBC News Brasil

Waldyrneto, muito obrigado pelas dicas e exemplos - são preciosos. Adorei suas fotos no Flickr. Em breve terei oportunidade de ir a Chapada dos Veadeiros e poderei testar todas as técnicas.

Valeu pelo comentário! Ótimas dicas. Vou dar uma estudada com calma e olhas suas fotos.

Abração a todos.