Boa noite amigo.
Hoje à tarde, após algumas fotos, passei por um problema com a Fuji X-M1, que estava com a lente XC 50-230.
A partir de certo momento a fotometria e o foco pararam de funcionar. A velocidade de obturação sempre era forçada para 1/4000, as fotos ficavam escuras, e a lente não focava. Isso acontecia independentemente do modo de disparo (M, T, A), da distância focal e da compensação de exposição.
Quando eu fechava a lente no máximo (f22) o foco e a fotometria voltavam a funcionar, mas sem precisão: as fotos continuavam levemente subexpostas.
O que será que pode ser?
Pra minha sorte, câmera e lente ainda estão na garantia.
Ja tentou resetar a câmera para as configurações de fábrica ?
De uma olhada no software da camera e lente , pode ser que vc tenha de recarregar a camera novamente , aconteceu com a minha porem , a lente era a 56 f 1.2 .
Paulo , bom dia !
Tenta um reset geral na câmera ! …
Uma outra coisa - usa constantemente a câmera , deixa guardada com a bateria dentro ?? - pergunto isso , por que tive um problema parecido , com uma outra camera. ( Lumix GF1 )
A bateria ficava o tempo todo na câmera e usava pouco , quando usava lente mais "longa que puxava um pouco mais a bateria ", ficava apresentado erro no foco - tive que trocar a bateria ; depois disso , não deixo mais nenhuma bateria dentro da camera …
Abrs.
[]
MAURO
Boa tarde amigos!
Dei um tempo de descanso para a câmera, restaurei para as configurações de fábrica e carreguei totalmente a bateria.
Após alguns testes preliminares, tenho a impressão de que a situação aparentemente se normalizou.
Farei testes mais exaustivos por algum tempo, já que a garantia ainda durará alguns meses.
Tanto a câmera quanto a lente estão com a versão mais atual do firmware. Pena que na hora do problema eu não tinha outra lente para substituir a 50-230 e testar. Meu primeiro receio era o cabo flat ter estragado, mas não deve ser tão grave não.
Eu costumava guardar a bateria na câmera, vou evitar.
Sugiro não dar descanso algum, justamente para forçar um possível mau contato aparecer novamente. Se aparecer, mande logo para a Fuji. A recomendação de não deixar bateria na câmera é para evitar que ela “vaze” no compartimento, coisa bem difícil de acontecer hoje em dia e não antes de bom tempo dentro da caixa. Sempre atualizo firmware de tudo para manter o equipamento atualizado, nunca porque apareceram problemas. Assim, sugiro deixar bateria na câmera, não dar descanso algum, abusar mesmo (sem danificá-la, obviamente), pois Fuji não fabrica nada no Brasil e usar a garantia enquanto válida vai poupá-lo de uma conta cara…
Sábias palavras!
Pau na bichinha antes desse japonês desistir de vender câmera e lente no Brasil… :fight: