Fuji X RAW - Iridient Developer vs Lightroom 5.3

Pessoal, fiquei com a pulga atrás da orelha depois da conversa sobre diferentes softwares e o demosaic do RAW da Fuji X e decidi testar novamente. Alguns dias atrás afirmei que o LR5.3 é bom o suficiente então fui atrás de imagens que comparassem o RAW do Iridient Developer (considerado o melhor para Fuji X no momento) e Lightroom 5.3. Me surpreendi com os resultados:

LR5

Iridient

Editado. Imagem com mais de 500 kb

LR5 Crop 200%

Iridient Crop 200%

Observações:

  1. As imagens em tamanho normal não são muito diferentes.
  2. Ao observar a área da ponta do nariz e em volta dos lábios nos crops, nota-se claramente a diferença entre os dois softwares.

Conclusões:

  1. Ainda acho que os RAWs do LR são usáveis se não olhar a imagem de pertinho ou se não for revelar.
  2. O RAW do Iridient Developer é visivelmente superior ao do LR5.3.
  3. Essa experiência começou com a intenção de provar que o RAW é aceitável - e pode-se dizer que é sim - porém o RAW do Iridient é tão superior que comecei a usar esse software para fazer o demosaic do RAW para TIFF e depois importar a imagem para o LR para fazer ajustes.

Como não testei outros softwares (como Capture One, Aperture, etc), sintam-se à vontade para postar suas experiências com esses programas.

Um abraço,
P.

Legal, Pedro!
Fiz a mesma coisa, mas com o Photo Ninja (tem pra windows e mac). Moral da história: vou comprar o PN.

Bacana. Agora precisaria do mesmo teste com a conversão do Irident para tiff e do tiff via jpeg do LR.

Esse Irident é pago?

É pago.

Nos site (Iridient Digital - Iridient Developer 3.9.1 Download) é possível baixar a versão para testar.

Custa U$ 75,00

Pessoalmente, ainda não testei.

:ok:

Resolvi fazer + um teste também.

ACR (LR) vs Iridient vs Silypix (o software que vem no CD da caixa da x-e2) vs JPEG Nativo

As imagens do foram salvas em TIFF no Iridient e no Silkypix, sem nenhum ajuste e depois importadas no Photoshop. Os crops representam um zoom de 200% nas imagens, com excessão do JPEG que tive que ampliar 300% por que a resolução do jpeg é menor do que do RAW.

Avaliação: Iridient dá um banho em todos, Silkypix faz um trabalho mediano e o ACR não consideraria para nenhum trabalho sério. O JPEG, bem, é um JPEG, mas até que é decentezinho se comparado com o que o ACR faz.

Link para a imagem FULL: https://www.evernote.com/shard/s94/sh/35b83f82-edd7-4062-b659-ddea0fd44842/2bc2488ba7f0d0693a1a42aa0c21f8d0/res/c2f3dbdd-f584-4404-ae3d-03ba283e1654/skitch.png

Galera,
Testem o Phocus da Hasselblad, é de graça…
http://www.hasselbladusa.com/products/phocus-.aspx
E pelo teste rápido que fiz ele é bem competente!

Marcando pra testar.

Fiz o teste agora (novamente, apenas revelação sem nenhum ajuste). Ele não é tão bom quanto o Iridient, mas é bem melhor que o ACR. E gostei da Interface dele, bem prático.

Este é o teste que eu fiz.

Eu comprei uma X-M1 e o único programa que eu achei decente para processar o raw foi o Iridient. Os detalhes saltam a vista. Como segunda opção o Silkypix 6 Pro, pois o que vem com a câmera é uma versão capada.

Achei o LR horrendo com ele e o Phocus meia boca. Não dá para comparar com o Iridient.

Seria bom juntar este tópico com o outro rolando sobre o mesmo assunto…

Eu experimentei ontem e gostei muito do RawTherapee. Sobre o Silkypix, seria uma besteira do fabricante colocar uma versão pior do mesmo software junto com a câmera. Antes, deveria ser uma versão otimizada, que só funcionasse com aquela câmera.

Bem eu uso o Silkypix pago desde a versão 3 e atualmente estou com a 6 Pro, e também tenho a que vem com a câmera. A diferença nos recursos é gritante. O RT é instável pra caramba, dependendo do build, eu desisti de usar faz tempo.

Justo agora que terminei de assistir um tutorial do Capture One, surge mais um software. :frowning:

Vou acompanhar vocês enquanto não paro pra testar e comparar. :snack:

Abri um tópico sobre minha experiência prática com alguns desses softwares em Software para RAW de Fuji X-Trans: cada caso é um caso...

:ok:

Acabei de testar com aquele vitral com superexposição complicada, e eis os resultados, default sem mexer em nada. Acho que, pelo menos para vitral superexposto, o Ninja está ótimo…

Phocus:

https://farm6.staticflickr.com/5569/15081683077_e558c2ab95_z.jpg

Photo Ninja:

https://farm6.staticflickr.com/5563/15229110905_80587f659f_c.jpg