Fujifilm X-H2 (não S)

Bem, algumas coisas já se sabe sobre a câmera:

  • Vem com um sensor de 40mp não-stacked;
  • Mesmo corpo da X-H2s;
  • Deve gravar vídeo 8k;
  • Anúncio em setembro.

E hoje o Fuji Rumors soltou o preço provável: US$ 1999,00.

Cara pra chuchu… Espero que a segunda versão das X-H* receba mais atenção da Fuji no longo prazo que a primeira.

No mais, é esperar pra ver se não vai ser simplesmente uma X-T4 com mais resolução. Vou esperar até o final do ano pra tomar a decisão.

Acho que não, vai ser melhor - o quanto é que precisamos ver. Vão precisar dar um tapa no IBIS, pois com mais resolução precisa de mais estabilidade (apesar que, pra fotos, o IBIS da Fuji é bom, o problema é em vídeo).

Acho que vai ter todos os recursos da X-H2s, com mais resolução, menos FPS, 8k mas modos de vídeos mais convencionais (provavelmente só h.264, h.265, all-I e Log, sem ProRes).

Preço…eu já venho falando, todas as câmeras novas vão aumentar de preço. A A7 IV veio bem mais cara que a A7 III; a GH6 mais cara que a Gh5; a O-M1 bem mais cara que a E-M1 MK III, e a O-M5 parece que vai vir bem mais cara que a E-M5 MK III. A única dos últimos tempos que achei com preço “ok” foi a Canon R7.

Menos unidades, menos vendas de câmeras mid e low end pra diluir custos de desenvolvimento, cada vez mais recursos. Todos os preços vão subir daqui pra frente.

A notícia “boa” desse preço é que, custando 1999,00, boas chances de uma X-T5 vir no preço atual (1699,00).

Segundo os rumores mais recentes, o sensor de 40MP terá ISO base abaixo de 160: BREAKING: Fujifilm X-H2 and Fujifilm X-T5 Coming with New Lower Base ISO (Less than 160) - Fuji Rumors (Este rumor também se aplica a futura X-T5)

[i]

Fujifilm X-H2 Coming with Pixel Shift Multishot for 160 Megapixel Images

Fujifilm is, for the first time ever, going to make pixel shift work on X-Trans cameras.

In fact, we hear from trusted sources that the 40MP Fujifilm X-H2 to be announced on September 8 at 2PM New York time will offer pixel shift multishot.

With pixel shift, the Fujifilm X-H2 will take 160 megapixel images.

LIVE BLOG – September 8 at 2PM New York Time LIVE on fujirumors.com
[/i]

O recurso é legal, mas tem que ver como vai ser implementado. Se for só no tripé, não vai ser muito útil. Vamos ver.

Acho que a Fuji prolongou demais o hyper em cima dessa câmera…

Mais uma informação hoje: segundo o Fuji Rumors, o ISO nativo mais baixo dela vai ser 125.

Acho que é amanhã o anúncio, mas o Nokishita (achei que eles tinham acabado) já vazou todos os specs.

Porém, segundo o FujiRumors, duas coisas que não constam na ficha vão estar presentes:

  • Eletronic shutter com 1/180000 máximo (segundo eles, o 1/80000 foi erro na ficha mandada pras revendas);
  • Pixel shift.

Tudo dentro do esperado - sensor de 40mp, vídeo 8k e 6k até 30fps, 4k e abaixo igual à X-H2s, flash sync 1/250, electronic shutter com 20, 15 e 10fps (mas com crop de 1,29x), shutter mecânico com 15, 10 e 7 fps sem crop, ProRes para vídeo (achei que não teria). O resto, corpo, evf, lcd, etc são o mesmo da X-H2s.

Preço estimado de $1999,00.

Pra maioria aqui, é a câmera mais interessante de se ver, pois vai ser a base para todo o resto da linha da Fuji.

Não tem nenhum modo de obturador eletrônico sem crop?

Pelo visto, não. Com 40mp, o rolling shutter usando o sensor inteiro deve ter ficado alto - a Canon R7, com 33mp, já tem um rolling shutter razoavelmente visível. O buffer dela é que parece bem grande, 1000 frames em RAW compressed lossless.

Foi anunciada hoje, tudo como esperado. O electronic shutter de 1/180000 foi confirmado, assim como o multishot de 160mp (porém, a imagem final não é gerada na câmera, e sim em um software próprio).

Preço de $1999,00 mesmo.

Pros corajosos,
tá com desconto no Aliexpress
. 1867 bidens.

Mesmo acessando a partir dos EUA, parece ser um anúncio voltado ao público brasileiro.


A X-H2S também tá com descontão
, por $2172.

Tem muita gente que tá pegando câmera no Ali e tá passando sem taxa, coisa que ersa impossível anos atrás. Mas eu não arrisco, hehehe.

Fora que vai saber se são novas mesmo ou refurbished.

Se juntar todas as câmeras refurbished do mundo, não atende a quantidade de camera que eles vendem.

Você pode pegar pois até onde sei não tem taxas aí nos EUA. :smiley:

Sei que você está se coçando para pegar uma :assobi:

Me coçando, não, arranhando mesmo! :hysterical:

Tem taxa, sim, mas é a taxa de venda. 8.25% no Texas. Mas estou com projetos não fotográficos que vão consumir algum $$ este ano e ano que vem, então tenho que sossegar mesmo.

Se contar as “seller refurbished”, dá e passa. As próprias fábricas recondicionam uma quantidade grande, é muito comum elas mesmo venderem refurbished (mas dizendo que são, e com garantia).

Lojas do Paraguai tem MUITO esse problema - câmera vem toda bonitinha, “lacrada”, e é recondicionada. Não é um problema por si só (refurbish bem feito resulta em uma câmera praticamente nova), mas dizer falsamente que é uma câmera nova.

Claro que essas câmeras do Ali podem sim perfeitamente ser novas (especialmente as das lojas maiores), mas vai do risco de cada um. E eu (novamente, preferência pessoal) prefiro comprar da Raitai e ter um ano de garantia (já tive duas câmeras compradas zero que deram problema ainda na garantia)e maior parcelamento, ainda mais que o “preço Brasil” da Fuji tem um acréscimo menor que de outras marcas.

Tem alguns estados que a taxa é isenta, não dá para usar aqueles sites de redirecionamento de pacotes?

Nenhum parcelamento no Brasil se compara com o juros da China.
A RaiTai parcela pelo pagseguro, pelo menos online.
Os juros de parcelar em 1x é maior que o da China em 10x.

Eu vejo no Canonrumors, eles avisam quando tem refurbished na loja canon usa, é de caju em caju.
No Ali nunca fica sem estoque.
Claro que alguns vendedores devem tentar vender as devoluções como nova sem dizer que é seller refurbished.

Nada contra quem prefere comprar sem sustos com nota fiscal nacional, garantia e sem risco de ser taxado.
Mas esse terror de refurbished é exagero.