Fujifilm X-T5

Hoje saiu o primeiro rumor dela no Fujirumors: ela não vai ter o sensor de 26mp stacked da X-H2s, e sim o sensor 40mp que vai sair na X-H2 “normal”.

Eu particularmente não sinto necessidade de mais de 26mp, mas enfim…

Tomara que o AF venha bem melhor.

Em 40 Mp, acho que o X-Trans é irrelevante. Vamos ver o que acontece com as câmeras que usam esse sensor. Quanto ao foco, deve ser melhor que o da X-H2, sim.

Tomara que a Fuji venha logo a esclarecer o calendário da X-T5, pra não segurar a venda da X-H2 e X-H2s.

Foco da XT3 já acho maravilhoso. Vamos ver.

Atualizando os rumores sobre a X-T5:

Será equipada com o novo sensor de 40MP (“non stacked”): Fujifilm X-T5 to Feature 40MP Non-Stacked Sensor (No 26MP Stacked Version Planed) - Fuji Rumors

O novo sensor de 40MP terá ISO base abaixo de 160: BREAKING: Fujifilm X-H2 and Fujifilm X-T5 Coming with New Lower Base ISO (Less than 160) - Fuji Rumors (Este rumor também se aplica a futura X-H2)

Não terá, aparentemente, a opção de um “Vertical Battery Grip”: RUMOR: Fujifilm X-T5 will Not Have Battery Grip Option - New Source - Fuji Rumors e VOTE NOW: Are You a Fujifilm X-T Shooter? Tell Us if You Own also the Vertical Battery Grip - Fuji Rumors Lembrando que as câmeras da série X-T* sempre tiveram a opção de um “Vertical Battery Grip”, conforme mostrado abaixo:

Fujifilm X-T1VG-XT1
Fujifilm X-T2VPB-XT2
Fujifilm X-T3VG-XT3
Fujifilm X-T4VG-XT4

Algumas bolas fora da FUJI aqui
A pior essa obsessao por high MPX
tinha q usar o sensor de 26 stacked!{

Acho que tem que atender também à expectativa de preço. A X-T5 deve vir pelos 1600-1800 dólares, em contraste com os 2500 da X-H2s.

Eu estou mais interessado na X-H2, que vai ter o mesmo sensor, mas um corpo mais contemporâneo. Se os 40 Mp funcionarem bem com minha 100-400, vou até sentir menos vontade de comprar a 150-600.

O que estou curioso mesmo é se o sensor de 40 Mp vai ser X-trans. A essa altura do campeonato, acho que não faz mais diferença entre um Bayer e um X-Trans, uma vez que nenhum dos dois usa filtro AA nesta densidade de pixels.

O sensor de 40MP deve ser mais barato que o stacked de 26MP.

Sim, é. Sensores stacked são bem caros.

Será X-Trans, inclusive tendo sido mostrado em um “slide” no último X-Summit:

"…[i]
Fujifilm X-H2 40 MP is X-Trans

If you look at the slides we shared during the X summit, you can clearly see that Fujifilm marked the X-H2 40MP as featuring an “X-Trans” sensor. For the vast majority of Fujifilm shooters this is fantastic news, as we can see here (me included)[/i]…"

Fonte: 10 Things You Might Have Missed: Fujifilm X-H2 40MP X-Trans, September X Summit, Overheating Drama Ends, Crazy X-H2S Video Dynamic Range and More - Fuji Rumors

A obsessão por resolução é do mercado!

Canon, Nikon e Sony também oferecem modelos com alta resolução e não é de hoje!

A corrida dos “megapixels” nunca terminou; pode ter reduzido o ritmo nos últimos anos mas nunca parou de fato! Por exemplo, existem rumores, cada vez mais fortes, de que a Canon irá lançar uma FF na faixa dos 90 - 100MP.

Assim como existem rumores de que a próxima geração da Sony A 7R poderá vir com um novo sensor, com resolução bem acima dos atuais 61MP…

Outra “obsessão” do mercado é o “vídeo em 8K”. A X-H2 será capaz de filmar em 8K…

Existe demanda e a Fujifilm não poderia deixar de atender, disponibilizando câmeras com alta resolução para quem precisa…

Entendo.
Vai se perder.
Deveria lançar uma 26 stacked e uma 40 comum.
o mesmo q fez com a h2 com os dials retrô
só 40 vai ser uma bola fora

Eu ficaria feliz se a XT5 fosse uma câmera fotográfica e não uma filmadora.
CANON R6 tem 20mp e vende muito.
Não há essa necessidade de quase 50MP. Os arquivos RAF serão gigantes e precisamos ver como vai ficar o ruído com uma resolução tão grande.
No geral as XT3 já me atendem bem. Pelo visto vai ser mais uma oportunidade que vou deixar passar, como foi com a XT4.

Segundo rumores não terá battery grip.

Andei pensando sobre isso um tempo. Um grip separado da câmera torna o “pacote” a ser carregado cômodo, pois com uma mão só se pega a câmera+bateria extra. Mas não torna o conjunto mais parrudo pois um tombo vai fazer o grip sair voando.

Por outro lado, uma bateria no bolso conectada à câmera por cabo pode ser uma boa, mas só se o conector for à prova de queda. Se aquele conector da X-H2s for adaptado neste tipo de solução, pode ser uma mudança significativa.

Uma câmera com 24mp é muito melhor para se ter menos ruído, processamento mais rápido, melhor buffer, armazenamento mais barato, para quem fotografa 4000 fotos por evento , 40 mp é um monte. Mas para quem faz de tudo… Aí me parece legal.

40MP não sei para quê. Pelo visto vai ser mais uma geração da FUJI que vou pular… rsrs Comprei as XT3 e não vi nenhum atrativo que justificasse a compra de uma XT4 para fotografia. A FUJI parece estar mais interessada em produzir câmeras para vídeo…

Fotografia de paisagem MP nunca é demais.

Boa tarde, pessoal.

Estou curioso também.

A Fuji é uma das melhores fabricantes de lentes do mundo mas,

Quais objetivas entregarão 40Mp ?
(Visto que aqui se fala de sensor APS-C)

E quais aberturas destas objetivas entregarão 40mp ?

F5.6, F8 ?
ISO alto numa 40mp APS-C ?
Paisagens com exposições mais longas para baixar o ISO ?
Flash para fotos e iluminação profissional para videos em eventos à noite e em locais fechados ?

A X-H2 trará uma nova revolução em video como a 5D Mk II trouxe ou só teremos as complicações da 5Ds ?

A nós nos resta aguardar para ver quem truca…

Boas fotos a todos !

Seria um erro priorizar o projeto da XT5 para um nicho tão específico. A grande maioria dos fotógrafos usa essas câmeras para eventos sociais. Vamos ver como a câmera vai trabalhar com ruído com tantos megapixels assim.