Funções da CANON A610

Bem pessoal, na ausência de um manual em português da CANON A610, gostaria que alguém que possua essa câmera ou que conheça os controles para me ajudar e ajudar outros que possam ser marinheiros de primeira viagem na arte da fotografia e que pega logo de cara uma câmera com tantos recursos manuais!!!

Gostaria de saber primeiramente uma função que já vi descrito aqui no forum algumas vezes mais não me lembro da sua função, que é quando se aperta o botão de disparo pela metade, que acende uma luz vermelha e um icone vermelho no LCD!!!

Isso sempre acontece?
Porque se for o que eu estou pensando, a luz vermelha é para indicar que a câmera está tendo dificuldade em focar, e o LCD também alerta.

A luz vermelha é a luz assistente para a camera focar e/ou medir a luz, senão me engano. Quando a camera nao consegue focar o quadrado indicador do foco fica amarelo, quando o foco esta ok ele fica verde.

Esse icone vermelho aparece em qual modo? automatico? manual? tv? Av?

Aparece no modo personalizado e programa, ai aparece 1, 2 ou até 3 quadros verdes no LCD!!!
Tem a ver com foco da câmera sim!!!

Vamos por partes… A luz vermelha que a câmera joga nas pessoas é a luz de assistência de foco, é normal e é pra aparecer sempre que o foco estiver em automático mesmo. Já um ícone vermelho de uma mãozinha na tela, significa que a câmera irá fazer uma exposição mais demorada, e portanto é preciso apoiá-la em algum lugar (de preferência num tripé). E finalmente, os quadradinhos verdes são pontos em que a câmera irá focar. Caso não apareça um quadradinho desses no plano do assunto que queres deixar em foco, então deves ou usar o foco manual, ou refazer o enquadramento (mudando um pouquinho o ângulo pra conseguir o foco naquele ponto, por exemplo). Mas na maioria das vezes não vais ter problemas mais sérios com isso, exceto se surgir um galho na tua frente e a câmera focar ali. No caso, apareceriam quadradinhos só na árvore, e não no fundo (supondo que queiras ter o fundo em foco).

É mais complicado do que eu pensava!!!
Não se é possível vocês me explicar por aqui, mais suponha que eu tenho 2 arvores, uma mais a frente e a outra mais ao fundo, suponha que quero focar a do fundo, deixando a arvore da frente desfoca!!!Como eu faria isso???

É mais complicado do que eu pensava!!!! Não se é possível vocês me explicar por aqui, mais suponha que eu tenho 2 arvores, uma mais a frente e a outra mais ao fundo, suponha que quero focar a do fundo, deixando a arvore da frente desfoca!!!Como eu faria isso???
Mudando o modo de foco, de multi-pontos (AiAF ligado) pra foco em um único ponto (AiAF desligado). Ao desligar o AiAF no menu, surgirá um quadradinho no meio da tela. Tudo o que tens a fazer é apontá-lo pra onde deseja que seja feito o foco, pressionar o disparador até a metade, e em seguida refazer o enquadramento (sem soltar o disparador). Aí é só terminar de apertar o botão até o fim e pronto :) Ah, se estiver dando um zoom (o máximo, de preferência), o desfoque do plano não-focado será maior (o que pode gerar um efeito interessante).

É mais complicado do que eu pensava, mais vou tentar depois pra ver no que dá!!!

Outra dúvida: quando coloco ela no modo prioridade de abertura, tem um “F”, que vai de 2.8 até 8.0, pra que serve isso???

É mais complicado do que eu pensava, mais vou tentar depois pra ver no que dá!!!

Outra dúvida: quando coloco ela no modo prioridade de abertura, tem um “F”, que vai de 2.8 até 8.0, pra que serve isso???

O F é referente à abertura do difragma. Ao colocar no modo de prioridade de abertura, você escolhe qualquer abertura entre f/2.8 e f/8.0, enquanto que a câmera define automaticamente a velocidade do obturador. Se você colocar no modo de prioridade do obturador, aí é o contrário.

Ok, entendi, mais no que influencia na foto???Se eu aumentar o “F” ou se eu diminuir???

Ok, entendi, mais no que influencia na foto???Se eu aumentar o "F" ou se eu diminuir???
F ea 'unidade' de indicação da abertura, refere-se a uma fração de 1/F. Quando maior o F, menor a abertura do diafragma. Quanto menor a abertura menos Luz entra, logo a foto fica mais escura. Em conjunto com o controle de Velocidade, ajusta o ponto otimo da quantidade de luz que chaga ao sensor, produzindo uma imagem onde a claridade esta uniforme (nem escura nem clara demais)

Faz um curso do fotográfia que vai ficar mais simples de entender

Fotografia e uma coisa complicada mesmo. :photo:
Para a maioria das situações use o modo P.

Opa, demorou, to lendo o curso, espero que me ajude assim como vocês tem ajudado!!!

Qual a diferença do diafragma para o obturador???
Câmeras digitais também possuem esses dois mecanismos??

Acho q eu mesmo achei a resposta!!!

“A abertura do diafragma pode ser mais aberta para permitir mais luz, ou fechada para deixar passar menos luz. Enquanto o obturador regula o tempo de exposição, a abertura do diafragma controla a quantidade de luz.”

É isso mesmo???

Qual o resultado dessas 2 “forças” em uma fotogrfia???

"A abertura do diafragma pode ser mais aberta para permitir mais luz, ou fechada para deixar passar menos luz. Enquanto o obturador regula o tempo de exposição, a abertura do diafragma controla a quantidade de luz." É isso mesmo??? Qual o resultado dessas 2 "forças" em uma fotogrfia????

É isso mesmo. Quando se usa aberturas maiores para o diafragma (os números f mais baixos) temos uma foto com profundidade de campo* menor enquanto usando aberturas menores temos uma profundidade de campo maior.

• Profundidade de campo é quantidade de área da foto (medida no sentido de profundidade) que tem foco. Conseguimos controle sobre ela pela abertura do diafragma.

Usando velocidade de obturador mais alta conseguimos congelar objetos em movimento e garantimos uma foto mais nítida quando fotografamos sem tripé.

Para entender melhor sugiro que você faça experiências usando o modo Av para fotografar conjuntos de objetos com distâncias diferentes usando diversas aberturas diferentes.

Depois poderia fazer outras experiências usando o modo Tv, fotografando objetos em movimento usando várias velocidades diferentes. Quanto maior a velocidade do objeto em movimento e/ou a proximidade da câmera em relação a ele mais alta tem que ser a velocidade para fotografá-lo com nitidez. Comece usando velocidades de 1/15 e mais altas quando fotografar sem tripé.

Um abraço e boas fotos.

Grande Pedro !
Bem vindo ao fórum !!
Aproveita e da uma olhada nos e-books que vc vai gostar…

Tem outras coisas interessantes que coloco lá na parte de “Manipulações Digitais”
Olha tb o que ando fotografando no http://pictus.it.tt hehehehe

Grande Pedro ! Bem vindo ao fórum !!

Valeu! Já tem algum tempo que estou acessando o fórum na moita. Andei dando uma olhada nos seus links, já tinha visto teu site também, cheguei a te mandar um e-mail para o endereço que está lá no seu site, há uns dois meses atrás.

Achei maneiríssimas as suas macros, parabéns!

Estou cheio de novidades, separei da minha mulher, vendi o negócio que eu tinha, estou estudando fotografia direto, montando um mini-estúdio em casa, comprei DSLR… Precisamos por o papo em dia, cara. Me liga no Skype: pedromac61

[ ]s
Pedro Macarrão

Caramba meu…

…que explicação macabra cara, agora tudo ficou mais fácil!!!

Muito obrigado mesmo pela explicação!!!

Vou fazer os testes que você sugeriu, depois posto aqui as experiências!!!

Mais uma vez muito obrigado e abraços!!!

Pedro Macarrão,
Obrigado !

Fui conferir e o e-mail lá do site ta errado !! :wallbash:

Que reviravolta !!!
Vou ligar sim.