Galáxia Andrômeda

A Galáxia Andrômeda é um dos objetos que astrofotógrafos iniciantes sempre buscam, pois é grande no céu (cerca de 5 vezes o tamanho aparente da Lua), sendo fotografável em detalhe mesmo com uma lente 135mm. Tem várias maneiras de se fotografar essa galáxia: em um único disparo, em empilhamento normal e empilhamento de camadas de cor (banda larga), com Ha e OIII por cima - Assumindo Andrômeda similar à nossa Via Láctea, é de se esperar a mesma proporção de nebulosas e regiões de geração de estrelas. Este último método requer várias horas de coleta de dados de banda estreita, pois o sinal é fraco. A imagem de hoje, por outro lado, foi feita com somente 18 quadros de 3 minutos cada, com filtro IR/UV. Editei no Pixinsight e Affinity Photo+starnet 2.0+Topaz Denoise.

Como sempre, clicando na foto é possível ver em tamanho maior.

Haha outro nível !!! É incrivel o que podemos fazer atualmente em astrofotografia digital.
Mas precisa dos filtros Ha e OIII ?

Lembro que a primeira imagem a sério da M31 que tive em mãos foi um quadro em filme positivo feito no observatório de Monte Palomar, na década de 1980. Não sei se foi feito no telescópio primário de 200" ou na câmera Schmitt de 48", mas era uma imagem linda.

Só que honestamente hoje em dia é possível fazer imagens excepcionais com equipamentos pequenos e técnica digital.

Vivemos em uma época fantástica. Até quem não curte essa história de carregar e montar um monte de equipamentos pode fazer fotos decentes com o Stellina ou
Vespera
.

Sobre Ha e OIII, veja como fica uma imagem com estes elementos adicionados:
Imgur

A luz deles é bem mais fraca que a luz das estrelas. Eu até fiz alguns quadros com um filtro instalado, mas não se vê muito do sinal esperado. Precisaria de muitas horas mais, mas aí eu consigo fazer de casa sem problemas.

Pode crer!

Nivel “estelar”! :clap: :clap:

Caramba, Felipe.

Nem sei como elogiar uma foto dessa kkkkk

Magnífica

essa ai é famosa, mais uma vez parabéns Felipe!!!

:clap: :clap: :clap:

:worship: :worship:

sensacional :clap: :clap:

Obrigado, galera!!!

Felipe…não entendo absolutamente nada sobre " isso ai " :assobi:…mas o bagulho é doido! E sua foto fantástica! :clap:

Abs