Galeria do Rock

Hoje precisei ir ao centro de São Paulo, e aproveitei para ir à Galeria do Rock, um dos meus lugares favoritos da cidade. Sou freqüentadora dessa galeria desde adolescente e me sinto totalmente em casa quando estou lá. :slight_smile:

Aqui algumas fotos que tieri por lá (todas em P&B)

Hoje dei sorte e mesmo não tendo marcado com antecedência, consegui uma licença para fotografar a Galeria. O que considero um verdadeiro milagre, pois Sampa é a cidade mais difícil de fotografar que conheço. Essa necessidade de autorização para fotografar qualquer prédio que seja acaba me deixando frustrada. :frowning: Mas, como disse, hoje dei sorte. :slight_smile:

Abs

Célia;

Tomei a liberdade de copiar e cropar a sua foto, pois queria transmitir uma opinião e a melhor forma é aproveitar uma foto para isso.

Achei que a Galeria do Rock (já ouvi falar disso) é bacanérrima, cheia de boas formas. Mas nas suas fotos você não seleciona as formas com seu olho, com atos de aomposição, analiticamente. As formas fortes estão misturadas em composições com outros elementos que as enfraquecem. Uma boa composição não deve ter coisas a mais, deve ir direto ao jogo interessante.

Recortei uma de suas fotos como exemplo. Com as zooms que todos usam hoje em dia, esse recorte -ou semelhante- poderia ser feito no click. Ele separa a forma forte do resto.

http://img6.imageshack.us/img6/4340/celiah.jpg

Caramba, bem bacanas as formas curvilíneas da galeria. Gostei principalmente da primeira, segunda e esta que o Ivan fez o crop.

Oi Ivan

Eu não sou muito fã de crop, na verdade quase nunca faço um crop nas minhas fotos. Eu concordo que é uma ótima ferramenta e gostei muito do crop que você fez, mas é uma coisa pessoal minha, não sei explicar. Talvez não concorde com você quando diz que não seleciono as formas com meu olho, na verdade as seleciono quando tiro as fotos, procurando realizar as composições que me agradam já no momento da foto. E na verdade, dependendo de onde tiro as fotos, não me incomodo se outros elementos acabem fazendo parte das mesmas, acho que até podem acrescentar à composição, nem sempre quero só que as formas/grafismos sejam tema principal.

Mas, seguindo sua sugestão, e acrescento novamente que gostei muito do seu crop, cropei essa foto abaixo:

Obrigada pela dica, ainda preciso aprender um monte, e também preciso, sem dúvida, perder alguns preconceitos que tenho, e o crop é de certa forma um deles.

Abs e obrigada. :ok:

E Fabio, obrigada!

Célia,

Acho que o Ivan não sugeriu que você cropasse suas fotos mas sim que selecionasse mais analiticamente as formas no momento do clique. O crop foi para exemplificar a idéia.

Abs,
Fabio

Fabio, acho que é possível que tenha entendido errado mesmo. Obrigada, sim? :wink: Mas mesmo assim, acho que alguns elementos a mais em algumas fotos me agradam, pois como disse nem sempre quero que só os elementos gráficos/formas sejam o principal. No caso das fotos acima, quis que a planta (na primeira foto cropada pelo Ivan) e a calçada (na segunda cropada por mim) fizessem parte das composições, mesmo em detrimento às formas. Mas agradeço todas as opiniões e é através delas que tenho aprendido muito. :ok: :clap:

Só acho que o resize das fotos acabou com a nitidez das mesmas. :frowning: >:(

Bem, mas que venham mais opiniões! São muito bem-vindas!

Exatamente. É só um exemplo.

Célia;

Não sou purista, nem defendo “só as formas”, mas penso dever existir uma espécie de hierarquia na qual cada parte da foto seja maximizada, digamos assim, ou elevada ao seu melhor papel. Pode haver elementos múltiplos, desde que, penso., cada um esteja em seu justo lugar e dimensão.

Sim, e eu entendi. Obrigada! :ok:

Como disse Ivan, eu entendi o seu ponto de vista. E acho muito válido. :ok: :ok:

Muito legais as fotos! Destaco a 1,2 e 4!

Abs!

Obrigada Pedro! :ok: :ok:

E Ivan, pensando mais um pouco no que você disee, acho mesmo que você tem toda razão. Ainda preciso aprender a apurar o olhar, e mesmo que nem todos tenham o mesmo olhar, destacar o que é mais importante numa foto é o principal. De novo, obrigada. :ok:

Olá Célia!
Muito bacana!
A Galeria do Rock é mesmo muito fotogênica :ok:

Gostei muito da 1ª e especialmente da 3ª.

Exato, Celia. Não estou dizendo que a foto devia ser aquela, nada disso, é só que eu tinha de criar o exemplo a partir do material que você mostrou. Mas o fundamento é esse, é um ato mental de declarar para si mesmo o que é importante mostrar e depois analisar com o olhar para ver se a foto balanceia bem os elementos.

Bem bacana as fotos! parabéns

Srta Celia,

Primeiramente que fico feliz em ver seus PBs cada vez melhores.

Corroborando com o que o Ivan disse, note que na cena devemos sempre aproveitar o seu ponto forte pois assim passamos a mensagem da foto com a força que ela tem.
Na foto por ele tomada como exemplo, observe que principalmente as folhas no primeiro plano acabaram por roubar toda a força das linhas da construção que a cena lhe oferecia.

Obviamente que devemos incluir na foto o nosso modo de ver as coisas e a nossa forma de expressão. Porém, análises como essas no momento do nosso click, são muito positivas.

Parabéns!

Abs

PS: Quanto as dificuldades para conseguir licença nos locais, precisamos um dia sair juntos para eu te mostrar alguns macetes.

Olá Célia…belas fotos…gostei muito da 1, 3 e 4…mas na 4, tbm achei que o crop foi nescessário, pois como disse nosso amigo Chello, as folhas chamam atenção…

Saudades da galeria tbm…

Pergunta: que lente vc usou?

Parabéns e abraços

Célia, muito boas! Acho que tinha visto o lugar apenas pela TV, mas não conhecia essas formas. Muito interessante :ok:

Obrigada a todos.

O Ivan tem razão mesmo, ainda preciso melhorar o “olhar”. Mas ainda chego lá. E Chello, essa coisa de precisar de autorização para fotografar em todo o lugar me tira totalmente do sério. Sinto-me como uma meliante, suspeita até que provem o contrário. :frowning: É muito ruim. :no: :no: E para ser sincera, acho que atrapalha na hora das fotos. Mesmo com autorização, na Galeria, dois seguranças ainda ficaram me observando e perguntaram se eu ia demorar muito. É uma coisa muito ruim, não sei lidar com isso. E acabo tirando as fotos meio de qualquer maneira, já percebi que em viagens, quando ninguém fica pegando no meu pé, eu capricho mais nas composições. Bem, sei lá, deve ser coisa de principiante, mas me incomoda demais.

E Erre Eme, usei a Canon 10-22mm.

De novo, obrigada! :ok: