Gente Indecisa Irrita

Me desculpem o desabafo, mas parece que nas últimas duas semanas baixaram os indecisos aqui, se fosse só isso, mas além de indecisão, conseguem ser desorganizados e se expressar muito mal, português e interpretação de texto nunca ouviram falar pelo visto.

Situação 1… usuária pede ajuda para comprar câmera, no meio das respostas vem outra usuária (que abriu tópico diverso para ter ajuda também) fazendo perguntas completamente fora do contexto do tópico, acha ruim a resposta e resolve partir para ataques pessoais, ao invés de refletir um pouco;

Situação 2… usuário pede ajuda para comprar câmera, decide comprar de uma categoria x, acabou ajuda, vem uma usuária (esta sim coerente na forma de perguntar), pede sugestões abrindo outro tópico, eis que surge o usuário inicial perguntando no tópico dela, se não seria melhor para ele a câmera y sugerida para ela;

Situação 3… usuário abre tópico com dicas técnicas, outro vem perguntar sobre assunto diverso, nem de longe tendo alguma referência ao que era discutido pelo primeiro;

Situação 4… usuário abre tópico na galeria, sem postar fotos, pedindo para ver fotos de determinado assunto, quando questionado por outro, responde: - Ah, queria ver as fotos de V6! (que seria vocês, presumo).

Em comum, são todos usuários novos, o que parece gerar uma certa tolerância, mas eu não recordo nem de mim, nem de tantos outros postam aqui fazerem algo assim mesmo no início, afinal a divisão por assuntos ficou ótima, quem quer vender posta em negócios, quem quer discutir equipamento, posta em equipamentos, como pode alguém ficar sob esse manto protetor de “sou novo usuário”, como se isso fosse sinônimo de analfabeto.

Talvez não seja a atitude mais amena, mas algumas pessoas parecem transferir todo o ônus, desde suas escolhas até a forma de postar, aos usuários mais antigos e na minha opinião isso merece ser colocado ainda que visto como agressivo. O que tornou o fórum mais interessante (e na minha opinião é muito melhor que o BrFoto) é justamente essa seleção que se deu aqui, em nenhum momento aceitamos a bagunça que parece ser uma das características daquele.

Concordo com vc Gustavo!

Eu qdo iniciei na digital, qdo comprei minhas primeiras câmeras, eu não perguntei nada pra ninguém, o que fiz foi pesquisa, e MUITA. Ateh chegar minhas próprias conclusões e comprar, e se eu errar numa compra, vendo e compro outra e assim vai. Por que será que eu não entrei no embalo de muitos e não comprei uma sony? (não estou dizendo que quem compra sony não pesquisa, mas… se pesquisar bem direitinho chegará a outras conclusões e opções de compra).

Mudando de assunto… e aproveitando o embalo do Gustavo… sempre pensei e faço agora (mesmo que seja uma opinião impopular) que a equipe de moderação faça uma limpa nos cadastro aqui do MF, pois percebo que muitos usuários vem aqui só pra tirar aquela dúvida clássica, de que câmera comprar e dpois vão embora e não volta mais!
Pô… pra ler o conteúdo aqui e pesquisar não precisa ser cadastrado. Minha sugestão seria criar uma política de congelar cadastros (e não deletar) de pessoas inativas no fórum, além de outras medidas afim de manter aqui só pessoas interessadas em fotografia e não populares que só aparecem aqui pra tirar dúvidas de última hora. Este tipo de dúvida se tira pesquisando e não abrindo tópicos repetitivos. Quer um exemplo? Digite S9000 ou D50 na pesquisa para ver qtas ocorrências aparecem.

Minha sugestão é que a moderação buscasse maneiras de incentivar mais a pesquisa, afim de evitar tópicos repetitivos e dar um maior destaque a artigos que auxiliam na compra de câmeras por exemplo. Acredito que sejam medidas simples e que podem melhorar mais ainda a navegação deste fórum e melhorar a interação entre os membros.

Generalizado
Antes de serem indecisos são extremamente preguiçosos. !
Não fazem pesquisa alguma mesmo depois de terem recebido as dicas!!
Não entendem nada de fotografia e por não pesquisar continuam nas trevas
da ignorância, seja do conhecimento na fotografia ou nas características das
digicams, tb tem preguiça de raciocinar cruzando as informações para chegar
a um veredicto final.

Bem vindo ao mundo real Guss !!!
PQ vc acha que Lula e Bush são presidentes ?

Não adianta dizer a câmara X é melhor pq tem menos ruído ou
latitude pq o cidadão não tem noção do que sejam estas coisas…

Para tentar melhorar… :denken: (para o preguiçoso não vai adiantar)

Podemos pegar as valiosíssimas informações contidas aqui e fora,
atualizar e transformar numa linguajem mais básica e acessível possível
fazendo um “Guia ABC de como escolher uma digicam for Dummies” e
postar o link antes de dar o pitaco para a escolha da digicam, obrigando
o novato a se familiarizar com os quesitos básicos, capacitando-o a discernir
e assim chegar a uma conclusão.
O “guia” poderia ser uma leitura obrigatória para os novos cadastros.

Hummm…
Estou com uma preguiça… HAuahuahuahuahuuah

Murilo, quem não tem cão caça com gato, rs, quando comprei minha primeira digital não sabia nada, comprei a que achei mais legal, e de uma marca boa (Fuji), se soubesse mais, certo que teria optado por outro modelo. Troquei qd comecei a me interessar mais, e justamente por pilha de um amigo que viu que eu curtia (e ele sendo profissional deu umas dicas). Eu por mim teria ficado com ela mais um bom tempo.

Pictus, eu já vinha me expressando de uma forma menos técnica - ou tentando. Complicado é a indecisão, sujeito vem com 4 câmeras, aí escolhe, passa uma semana, ele aparece com mais duas. Potz, imagina se compro meu carro e vou me preocupar que daqui umas semanas lançaram outro modelo, ou vou ficar me torturando assim. Querem passar o ônus da escolha - inclusive da escolha ruim - para terceiros.

Concordo plenamente com vocês!
E na verdade essa indecisão me parece muito mais uma preguiça imensa de ler. Optando por esse comodismo de sempre perguntar, perde-se uma excelente oportunidade de aprender, de crescer.
Até onde sei, um fórum foi feito pra compartilhar conhecimento… e não sugar de quem tem! E algumas atitudes, como abrir um tópico na galeria para pedir fotos e não postar parece ser uma das bobagens herdadas do orkut, da comunidade de Fotografia Digital, que apesar da luta do Georges para mantê-la organizada, está muito difícil de encontrar algo interessante.

Concordo plenamente com o que foi dito, aliás já estou cansado de ver tópicos perguntando “qual camera comprar”, “qual objetiva comprar” .
Será que não sabem pesquisar sobre o objeto desejado?
Acho que os Srs. Moderadores do forum deveriam bloquear este tipo de tópico…

Eu acho que o pessoal esta vendo Gugu e Faustão d+… hahahaah :doh:

Concordo com vcs, tem um pessoal muito preguiçoso no forum.

Eu quando comecei, eu nao manjava nada, fui no orkut e fiz uma ou duas perguntas básicas de qual camera na epoca, seria uma boa comprar para o que eu queria utilizar. Depois da resposta, fui atraz e pesquisei sobre o modelo, vi fotos, conversei com o pessoal que tinha, e tal, fiz algumas perguntas… mas nada de Noia.

Esse negocio de viajar nos modelos é coisa de gente que nao esta pensando direito no que esta fazendo.

Pow, vc ve quanto vc tem pra gastar, veja os modelos nesta faixa de preço, pesquise um pouco sobre qual se é melhor para o seu uso, e vai la e compra.
Tem milhoes de cameras melhor do que a minha, mas edai ? Na epoca era uma boa comprar para o meu uso.
Quando eu tiver grana para tocar, pego um UZ ou DSRL, alias, sempre leio estes topicos, para na hora, ir la e comprar, já decidido o modelo.

No orkut entao, é pior ainda. Toda hora, Canon Axx VS Nikon, Canon vs Sony.

falava com um cara, ele queria a A510, eu falei… eu tenho, é boa, e barata, vai la e compra… ae o cara queria varias especificaçoes tecnicas que nao existia no modelo…, ae vc fala… cara para de viajar, vc nao quer gastar pouco ? vai la e compra… ae vem a A610, e o cara se interessa… depois começa com duvidas de efeito VInheta… depois que os videos nao passam de 1 giga bytes… agora já nao é + a A610, agora é a Fuji F10/F11… por causa o SCCD.

Conclusao , o cara esta mais de 1 ano enrrolando, neste tempo esta perdendo varias fotos que poderia estar fazendo… tudo por esta noia de comprar “A MELHOR”.

Deveria-se montar um site, case, passo a passo by Dummies… cara entra com o valor, o site lista os modelos, e as comparaçoes VS… problema é fazer tudo isso sem ganhar um centavo.

[b]Generalizado[/b] ... Para tentar melhorar... :denken: (para o preguiçoso não vai adiantar)

Podemos pegar as valiosíssimas informações contidas aqui e fora,
atualizar e transformar numa linguajem mais básica e acessível possível
fazendo um “Guia ABC de como escolher uma digicam for Dummies” e
postar o link antes de dar o pitaco para a escolha da digicam, obrigando
o novato a se familiarizar com os quesitos básicos, capacitando-o a discernir
e assim chegar a uma conclusão.
O “guia” poderia ser uma leitura obrigatória para os novos cadastros.

Hummm…
Estou com uma preguiça… HAuahuahuahuahuuah

Pictus, pensei exatamente isso, criar um tópico obirgatório para quem quizer fazer perguntas do tipo “Qual a melhor X ou Y?” desta forma o incauto que fizer este tipo de pergunta deverá receber como a 1ª resposta “VIDE TOPICO - Como escolher uma câmera.”

Uma outra coisa que poderia ser feito era uma votação permanente (somente par ausuários cadastrados) das melhores câmeras dentro de suas categorias, isso serviria já com base para uma pesquisa de quem está pesquisando que modelo de camera deveria comprar. Imagino que teria que restringir o voto tipo cada usuário poderia votar uma vez por mês… Outra coisa que pensei era abrir uma área somente para review pessoal das câmeras.

Concordo com vcs, mas acho que passar trabalho extra para os moderadores é uma atitude equivocada, até meio que acomodada(pelo menos para esse assunto). Manter um fórum 100 % organizado é muito difícil. Ainda mais não ganhando nada para isso. Creio que o melhor a ser feito, ainda é ignorar essas pessoas que não sabem o que querem, ou que não se preocupam com nada. Se alguém abre um tópico que já foi aberto anteriormente, sem nada que se acrescente no momento atual, o melhor seria digitar em letras bem grandes:

UTILIZE O SISTEMA DE BUSCA! TÓPICO JÁ EXISTENTE!

e dar por encerrado. Aí, quem sabe, a pessoa não começaria ‘to move his/her goddamn’ lazy fury ass a bit more’ :yu:

abs a todos

Concordo com vcs, mas acho que passar trabalho extra para os moderadores é uma atitude equivocada, até meio que acomodada(pelo menos para esse assunto). Manter um fórum 100 % organizado é muito difícil. Ainda mais não ganhando nada para isso. Creio que o melhor a ser feito, ainda é ignorar essas pessoas que não sabem o que querem, ou que não se preocupam com nada. Se alguém abre um tópico que já foi aberto anteriormente, sem nada que se acrescente no momento atual, o melhor seria digitar em letras bem grandes:

UTILIZE O SISTEMA DE BUSCA! TÓPICO JÁ EXISTENTE!

e dar por encerrado. Aí, quem sabe, a pessoa não começaria ‘to move his/her goddamn’ lazy fury ass a bit more’ :yu:

abs a todos

Complicado.
Existem 2 casos :

1. a pessoa nao tem afinidades com informatica / web, nao sabe o que fazer a nao ser criar um topico e postar, perguntas em geral simples, sem visao de compra.

2. o cara ate manja, mas tem preguiça, e quer tirar o máximo possivel do forum com o menor esforço possivel, perguntando sobre 4 modelos ja direcionados de compra.

Ambas tem que serem tratadas de acordo.

Olá!
Tudo jóia?
Bem, na parte da preguiça vocÊs tem toda a razão…

Mas vamos lembrar que muitos desses indecisos são usuários novos que mal sabem postar e creio eu que muitos deles mal sabem usar o computador.

Porém, não vou julgá-los quanto a indecisão pois eu sou um sujeito muito indeciso tb heheh e não só quanto a câmeras, mas em tudo… até o que comer eu fico num dilema… hehehe
Hoje eu vou comer pizza ou macarrão? isto é muito difícil de eu decidir hehehehe :laughing:

Bem, mas tirando a brincadeira de lado, concordo que tem uns camaradas que abusam da boa vontade… ah, isto tem… hehehe
Mas também, aqui é um fórum, se a pessoa não quiser responder, creio que é só partir para outro tópico… ou então indicar o tópico específico que já fora feito a discusão.

Abraços a todos,

Renato

Concordo. Não creio que haverá uma solução eficaz para o problema levantado.
Mas, veja bem, a pessoa não saber nem como utilizar um fórum, volta ao cerne da questão: a preguiça etc etc em aprender antes de vir ‘floodar’ a dinâmica existente.
E creio que o segundo caso também nos joga de volta ao início da questão. Uma pesquisa básica, a mínima que seja, já vai ajudar muito desenvolver a devida comunicação e atalhar muito na direção do caminho do que realmente se deseja saber.

Mas, enfim, talvez seja mesmo difícil resolver isso satisfazendo a todos.

Bom, creio que ainda vai depender da paciência de cada um em querer ajudar ou não.

:heat:

Pois é.
Creio que a melhor saida é postar uns artigos e responder os topicos como:
“Vide Arquivo Tal…”
Se a pergunta for mais direcionada, ae tudo bem, dúvida é dúvida.

O que tem que diferenciar, sao os “Caroços”… que falam, falam, mas no final, optam por comprar um MP3 Player ao invez de uma camera…rs…

Acredito que talvez a moderação não concorde com meu ponto de vista, mas é uma sugestão apenas.

Acho que na hora do cadastro, deveria existir algum aviso (bem destacados, pois muita gente não deve ler as regras do fórum):

[i]Este fórum não é destinado a pessoas iniciantes em fotografia, que queira ‘apenas’ tirar dúvidas emergenciais.
Antes de se cadastrar, veja se estes tópicos lhe ajudam:
Que câmera comprar: A escolha da câmera
Termos técnicos: Glossário
Outras dúvidas: Pesquisa

Lembramos que todos são bem-vindos ao Mundo Fotográfico, mas apreciamos aquelas pessoas que tem algo a contribuir, estejam dispostas a participar das conversas e trocar experiências.[/i]

Será que uma medida como esta não ajudaria a filtrar um pouco algumas inconveniências?

Como sou iniciante, vou dar o meu comentário tb hehehe.
Acho que o fórum pode ser um exercício de altruísmo com os iniciantes, tem coisa melhor do que passar o conhecimento adquirido? Claro que tem que ter bom senso, acho que as “cabacisses”, em 99% das vezes são sem querer, eu mesmo já criei um tópico que já existia mas foi totalmente sem querer, não conhecia o mecanismo de busca do fórum e um amigo me deu o toque, aprendi e nunca mais vou cometer o mesmo erro.
Para o fórum ficar cada vez melhor, acho que tem que ter sempre gente nova, imagina se fosse só os “usuários avançados”, será que teria graça?
Essa é a opinião de quem acabou de entrar… :smiley:

Abraços a todos,

Me desculpem o desabafo, mas parece que nas últimas duas semanas baixaram os indecisos aqui, se fosse só isso, mas além de indecisão, conseguem ser desorganizados e se expressar muito mal, português e interpretação de texto nunca ouviram falar pelo visto.

Situação 1… usuária pede ajuda para comprar câmera, no meio das respostas vem outra usuária (que abriu tópico diverso para ter ajuda também) fazendo perguntas completamente fora do contexto do tópico, acha ruim a resposta e resolve partir para ataques pessoais, ao invés de refletir um pouco;

Gustavo, sobre a situação 1, lembro bem de quando estava lendo o seu texto de ter pensando comigo mesmo: Caramba, o bicho tá descascando a mulher!

Já nos “enfrentamos” no tópico sobre o localismo da ilha de Santa Catarina, na minha opinião vc escreve muitas vezes de forma agressiva e quando a pessoa lê o texto se sente na obrigação de retrucar, pelo menos foi assim comigo e foi assim na situação 1.

Quero só ver a sua resposta huahuahuahua :smiley:

Abraços,

Jack, existe iniciantes e iniciantes!
Você já deve ter sacado que de vez em qdo aparece gente simplesmente interesseira aqui ou aquelas que acham que estão na casa da mãe Joana, muito diferente de pessoas como vc, que está começando na fotografia, mas que tem boa vontade e tá pegando junto, que tem algo a acrescentar. É fácil ver que este tipo de gente está disposta a aprender e isto é legal. Eu gosto de ajudar e compartilhar conhecimento com qq um sem restrições (desde que este esteja disposto é claro).
Eu já cheguei a catar na rua um casal de fotógrafos e levei pra minha casa pra ensinar photoshop, e hoje somos todos amigos. São paulistas e qdo vem a Floripa, sempre marcamos uns passeios por ai.
Agora… aquele sujeito que aparece aqui só pra perguntar que câmera comprar e dpois cai fora… aja saco.

Eu sou iniciante.
Entrei aqui para trocar idéias sobre como fotografar, tecnicas, ps, e tal.
Mas estou sem tempo, faz 2 meses que nao uso minha camera.
Tenho ainda algumas duvidas na hora de fotometrar, e compor a foto, etc…
Ja fiz algumas perguntas sobre, estudei um pouco + nao fui o suficiente.
Mas nem por isso eu vou entopir o forum com perguntas básicas sobre,…
Eu posto apenas o que eu pesquisei, e nao entendi direito…rs…

Um negocio bacana e que eu acho de grande valia é os WS, pena que o que teve em Campinas eu estava trabalhando e não pude ir.

Espero que Leo volte aqui novamente, rs…

Só para registrar: concordo com o desabafo do Gustavo. Me parece claro que não se trata de criticar os iniciantes, pois todos somos um pouco, mas de não gostar de determinadas posturas que vemos por aqui.

Um exemplo prático:

Putz, Bruno… vi esse exemplo que vc citou. Cara, é demais. A pessoa teve preguiça de clicar!!! E é a pessoa interessada!!! :boos2:

O que mais será que a ‘pessoa’ queria? Só faltou pedir para alguém ir bater perna e fazer uma pesquisa de campo para ele.