Pessoal, uma das principais características de um produto “durável”, como um flash, é justamente a sua durabilidade (dãã), e isso é algo que não se vê em reviews, pois só o tempo de uso pode nos dizer a realidade sobre esse detalhe.
Pensando nisso, após aproximadamente dois anos de uso resolvi escrever sobre meu Godox TT685.
O TT não é meu flash reserva, tenho um YN560II pra essa finalidade, e também não é meu flash principal, pois para isso tenho um SB700.
Eu diria que o TT é meu segundo flash, quando estou usando duas câmeras (Cerimonia por exemplo) ele está sempre montado na que uso menos, e quando estou com uma câmera apenas, eles está na mochila.
Levando isso em conta, eu diria que ele tem entre 30 a 40 mil disparos, o que é pouco para um flash, mas acredito que já da pra ter uma noção.
Como o que mais tem desse flash são elogios e comentários positivos nos reviews por ai, eu não vou falar da parte boa, pois isso todos já sabem, então vou falar da parte ruim, que pelo menso no meu exemplar é notória.
Então vamos lá.
1 - Reciclagem lenta - Este é o ponto que percebi desde o primeiro uso, e em campo fica pior do que nos testes que fazemos na mesa, ao dar vários disparos ele fica cada vez mais lento na reciclagem.
2 - Problema no DIAL - De alguns meses pra cá o dial de seleção ficou “duro” pra girar, se tentar usar apenas o polegar ele trava com a pressão, tem que usar dois dedos, ou a unha, girando sem fazer pressão para “dentro”, do contrario ele fica travando.
3 - Dificuldade de puxar o cartão branco (rebatedor) - Aquele cartão branco de plastico que serve para rebater a luz pra frente enrosca no fundo é muito difícil puxar ele pra fora.
4 - ZOOM travado em 14mm - O zoom minimo deste flash é 20mm, porem, assim como em outros flash’s, ao precisar de um angulo maior de luz para lente GA, e puxar o difusor para espalhar mais essa luz, o flash entra automaticamente em um zoom ainda menor do que sua faixa configurável, isso graças a um sensor que indica quando o difusor foi puxado pra fora. Acredito que esse sensor do meu flash tenha sido danificado, pois o flash não sai mais de 14mm.
5 - Sapata Frouxa - Mesmo apertando bem o colar o flash solta na sapata. Aqui talvez o problema seja o giro vertical demasiado duro da cabeça do flash, e como eu giro muito para os lados, pode ser que isso force a sapata que acaba soltando.
6 - Giro vertical demasiado duro da cabeça do flash - Apesar de muita gente achar isso “robustez”, eu encaro como problema, a cabeça do flash é realmente dura de se girar lateralmente, e talvez isso acabe acarretando o problema 5 (Sapata frouxa).
Esse são os problemas que meu flash apresentou ao longo desse tempo moderado de uso e vou deixar minhas consideração finais.
Não vou dizer que o TT685 seja ruim, talvez para quem não use com tanta frequência, ou use como remoto, ele de conta, mas para um uso moderado ele (o meu exemplar) não aguentou, apesar da sua aparente robustez, ele (novamente o meu exemplar) se mostrou frágil, incapaz de fazer frente ao SB700.
Hoje, pela soma dos problemas e pelo fato de usar pilhas, eu não vejo ele como opção, não compraria outro pra mim.
Gosto dos outros equipamentos Godox que tenho, e não descarto a possibilidade de comprar um V860II, mas agora com o pé atras, pois me parece que a unica diferença entre eles é a bateria, E TT685 não quero mais.
Enfim.
Espero que meu relato ajude a galera que esta indecisa.
Abraço a todos.