Godox V850 III um flash Honesto, ou AD200 de Pobre - Primeiras Impressões

Acabou de chegar meu novo flash da Godox, o AD850 digo V850 modelo III.
Ele é um Take Down do V860 da marca, que é um Speedlite à bateria com função automática, também conhecida como Modo TTL.
O V850 é idêntico ao 860 só que sem a função TTL, ou seja, não tem Zoom Automático quando ligado em cima da câmera, nem faz as funções que demandam os pinos auxiliares (como controle de luz de auxílio de foco, sincronia de segunda cortina, compensação de exposição, bracketing de flash, etc.).

Paguei nele R$600,00 quem me conhece já sabe de onde rs… Ali mesmo kkk

Ele é exatamente um TT600, mas com bateria ao invés de pilhas AA. Tanto é que a versão II dele é cara e focinho do TT600. Acabei escolhendo pegar o III por capricho mesmo, mas a versão II custava R$50 a menos. Achei que a III seria melhor pois se daqui um ou 2 anos eu queira uma bateria nova, imagino que vai ser mais fácil achar da versão III do que a II. A bateria é a VB26A, falta descobrir se compatível com a bateria do V1 que é a VB26 (sem o “A”).

Bom fora a bateria ele tem a operação muito parecida com TT600. Duas coisas se destacam positivamente: A cabeça do 850 III inclina para trás 30 graus e tem o mostrador do carga da bateria sendo 3 barrinhas. Na versão com pilhas, isso eu sentia falta pois aconteceu várias vezes de acabar a pilha sem avisar.

A construção desses flashes são bem robustas. Nunca derrubei, mas eles são muito mais firmes, pesados e com tolerâncias mais apertadas do que outros chinezinhos (Triopo, Andoer). Para girar a cabeça você faz mais força.

Ele pode funcionar no modo Manual, Slave ótico (S1 e S2 para outros flashs em TTL) modos Rádio, sendo Master onde ele faz o papel de um transmissor TX (como se fosse um X1T, mas sem as funções automáticas) ou receptor RX.

O kit vem em uma caixa até que grande, mas diferente do AD200 não vem aquele estojo duro, apenas uma estojinho flanelado (que vem a calhar agora que estamos no frio kkkkkkk :doh:). Vem também o suporte com rosca embuchada (vulgo Bátiman), um berço carregador, um cabo USB A p/ USB Tipo C e a fonte carregadora de parede. Sugiro que se for pegar, escolha a versão EU que tem o padrão compatível com os pinos da tomada Brasileira.

Uma coisa que não gostei foi que assim como o TT600, pra tirar o difusor grande angular é difícil. Eu que tenho o horroroso vício de roer as unhas não consigo de jeito nenhum tirar pra fora essa telinha, acabo tendo que pedir ajuda ou puxar com uma chave (gambiarra).

Gostei de que o 850 III não fica piscando o led de auxílio de foco como fica no TT600 que não permite desligar.

Consta que a bateria tem capacidade para fazer 480 disparos em carga máxima, e o tempo de recilagem nesta carga é de 1,5 segundos, o que é ótimo.

Na minha humilde opinião, é um Kit que entrega bastante pelo que custa. Eu particularmente uso muito pouco o TTL. O carregador dele é bem pequeno e sendo USB fica fácil de levar junto no kit.

As desvantagens dele são:
Se estiver num lugar e acabar a bateria sem ter uma reserva (meu caso), ele fica inútil. Um TT600 se isso acontecer, você pode correr a uma padaria ou budega (afinal todo lugar tem esse tipo de comércio) e comprar um pacote de Rayovac amarelinhas que te salva a pele, ou mesmo caçar o controle remoto de uma TV e pegar as pilhas. Além disso, a versão a bateria ainda pode ser conectada a um booster que até onde sei tem 2 versões, uma que usa 8 pilhas AA e outra que é uma bateria dedicada só que é mais difícil de ser encontrado. A versão 850 não tem outro meio de alimentação. Talvez uma entrada PD fosse interessante ter pra usar com algum Power Bank.

Pelo menos o carregador que é tipo um berço é bem pequeno, mas isso é ruim pelo fato de poder acabar esquecendo de pegar ou em algum lugar.

Apesar de ser mais “premium” (se comparado com um chinezinho de entrada) ele não vem com aquele copinho difusor (acho que chama omni-bounce). Mas também custa 10-20 conto na CN isso.

Comparando com o AD200…
Bom há poucas semanas peguei o famigerado AD200. Até tinha perguntado aqui no fórum se valia mais a pena ter 1 AD200 ou 3 V850, acho que agora vou ter a resposta.
Aparentemente o páreo está para o V850, afinal é mais barato e apesar de entregar menos saída luminosa ainda é um flash forte com seus 60 de número guia. Ao que consta, o AD200 é equivalente a 1,5 ou 2 speedlites comuns.
Se o fotógrafo precisa de saída luminosa o AD200 vai superar sem dúvida.
Quanto à acessórios, a única coisa que o v850 fica pra trás é quanto a cabeça bulb, ideal para iluminar modificadores grandes (maiores do que 80cm). Até dá para colocar o difusor (famoso copinho).

Continuando…
Caso queira adaptar acessórios p/ flash cabeça redonda também dá, usando o kit GODOX AK-R1. Basicamente ele deixa usar os acessórios do Godox V1.
Eu acho meio besteira, mas certamente deve ser útil para alguém.

Uma coisa que sinto falta, mesmo no AD200 é da luz de modelagem. O AD até tem, mas é quase inútil, muito fraca, nem dá direito pra perceber e tem que estar usando a cabeça fresnel, ou comprar a cabeça redonda pra ganhar um pouquinho mais de saída.

O V850 como é um speedlite básico, ele não tem luz de modelagem e nem acessório para isso.
Quem usa snoot sente falta, é bem chato de ajustar ele às cegas.

Quanto a tamanho e peso, o 850 é mais leve e um pouco menor. Mas vale lembrar que o AD acaba sendo 1,5 a 2X mais forte do que um speedlite convencional.
A vantagem do 860 aqui é que ele pode ser usado em cima da sapata da câmera, diferente do AD. Por outro lado o AD pode ser usado em um tripé com modificador de sombrinha e pra fazer isso com speedlite é preciso comprar um suporte de sapata com encaixe de sombrinha.

TT600 ou V850:
O TT é mais barato, custando na faixa de R$350 na CN, contra os R$550 do V850, porém pra conta ficar justa temos que adicionar uma bateria e um carregador. A bateria eu costumo utilizar as da Toshiba AA recarregáveis que custam R$70,00 se pesquisar. Porém o pessoal irá dizer que a bateria equivalente seria uma Eneloop mais top que custa na faixa de R$200. Ainda temos que adicionar um carregador. Pode jogar mais R$100,00 na brincadeira. Ou seja, o V850 acaba superando em benefício o TT, apesar que se usar as pilhas que eu mencionei e um carregador mais simples ou que já se tenha, o TT acaba levando o páreo.

Por enquanto, para fotos de E-commerce os speedlites estão me atendendo bem, exceto pela luz de modelagem. Vamos ver quando eu mudar para um estúdio maior o que vai ser.

Vou ficar mais uns dias, se realmente gostar do V vou vender um dos meus TT600 pra pegar outro V850.

O ad200 era equivalente a 03 flashs de sua época de lançamento.

Precisa de 02 v860 pra dar f16 e 04 pra dar f22.

Fiz as medições aqui…
Fotômetro Sekonic L-308B c/ a Lumidisk

Método:
Coloquei cada flash na girafa com o mordente S-Type e uma panela Bowens. A distância entre a lente do flash e o fotômetro era de 1m
Usei os flashes no Zoom máximo (tele).
Todos disparos em carga máxima.
Usei a medida de ISO250 e velocidade 1/125s

Resultados obtidos:
AD200 Bulb f64
AD200 Fresnel f90
TT600 @200mm f45 +0,7 (sete centésimos =~2/3 EV)
V850 @200mm f64
TT350 @105mm f32 +0,3 (=~1/3 EV)

Pelo que vi aqui, 1 AD200 c/ Bulb é igual a 1 V850, porém o AD200 c/ Fresnel é equivalente a 2 V850.
Lembrando que a escala de f number é: f1 - f1,4 - f2 - f2,8 - f4 - f5,6 - f8 - f11 - f16 - f22 - f32 - f45 - f64 - f90, e cada vez que sobe um número significa que necessita o dobro de luz pra subir um f, ou seja, se temos um flash que dá f64, para chegar em f90 precisamos de 2 flashes iguais.

Assim, pode-se dizer que o V850 equivale a metade do AD200.
A questão é como mencionei no texto, a luz se espalha de maneira diferente conforme o modificador (lente fresnel, zoom, difusor, panela, softbox, sombrinha). Então pode haver variação de medicão. O AD200 em teoria tem o número guia GN60, o mesmo do TT600 e do V850, mas na prática acaba sendo diferente. Mesmo tendo números guia iguais, um AD200 com Bulb espalha melhor a luz numa sombrinha grande (maior do que 80cm) do que um TT600 com zoom em 20mm (mais wide). Pra conseguir uma distribuição equivalente, teria que usar o omni bounce na cabeça, o que faria perder aí quase um ponto.

Você favoreceu demais os flashs colocando em 200mm.

Na prática ninguém usa 200mm em modificador nenhum…

Eu usei semana passada, naquele exercício de prisma/espelho do tópico do Jogo das Técnicas. Na verdade, sempre que eu uso snoot, eu uso o zoom no máximo. Mas normalmente uso meu flash mais fraco ali.

Também acho.
Eu nunca usei com zoom em nada a não ser sem modificador.

Mesmo um speedlite em zoom wide ele não espalha bem em um modificador.

O ad200 é muito superior à um flash “normal”.

Um detalhe: Só a bateria custa quase metade do preço do flash, então é mais vantagem comprar outro V850III ao invés de apenas uma bateria sobressalente, assim você fica com uma bateria extra e um flash de backup.

Uma das coisas que mais gostei do V850III é o tamanho do carregador e a entrada USB-C dele, pra quem viaja com equipamento isso faz a diferença, quanto menos coisas precisar carregar melhor, no caso pode usar o mesmo carregador usado pra carregar o celular.

Realmente metade do preço é pra se pensar em pegar logo outro.
Mas pelos relatos faz um 02 casamentos de boa.