Gray Card X Digital Gray Card

Vi em algumas paginas que existe diferenca no cartao cinza para 35mm (Kodak) do cartao cinza para digital. Alguem confirma isso ou sabe mais sobre esse assunto?

Carlos eu sei que existe o cartão cinza 18% e sei que existe um cartão cinza 13% inventado pela minolta, que inclusive é usado na calibragem de seus fotômetros, este cartão 13% tornou-se meio que uma referência para a calibragem de fotômetros (a maior parte deles são calibrados com este cartão) mas não sei ao certo se existe algum específico para digital, não faz muito sentido isso uma vez que em termos de fotometria espera-se obter os mesmos resultados de uma digital e de uma 35mm, mas pode ser que alguém possa ter determinado uma um cinza que represente melhor do que o 18% as variações tonais médias (como a minolta fez com o cartão de 13%).

Leonardo,

Olhe esse link:

See how horrible a Kodak Gray card is for color balancing here
http://www.rawworkflow.com/products/whibal/WhiBalCharts.html
and scroll down to the “Kodak Gray Card” section.

WhiteBal cards
http://www.rawworkflow.com/products/whibal/

Robin Myers Digital Gray Card
http://www.rmimaging.com/products/products_index.html

o que vc acha?

Pelo que eu entendi este Kit tem 4 cartões para ser usado para WB de câmeras digitais, um com Cinza 18%, um com Cinza 13% (que é padrão da maioria dos fotômetros baseados na tecnologia Minolta), um com branco e um com preto.
Me pareceu bem prático estes cartões. :slight_smile:
No geral encare da seguinte forma:
Branco 100% preserva as luzes altas, calibre usando 100% branco quando você for fotografar objetos muito claros.
Cinza 13% ideal para representar tons de pele, calibre seu WB usando Cinza 13% quando for fotografar tons de pele.
Cinza 18% representa tons de verde (como gramados e campos) bom para fotos Still, de natureza e paisagens, calibre o WB com ele quando for fazer este tipo de foto.
Preto, eu realmente não consegui achar uma utilidade para preto a não ser aferir a escala.

Para fotometria pode-se usar a mesma lógica, como os fotômetros de qualidade são aferidos para cinza 13% (quando com aquela semi esfera branca acoplada) é recomendado a compra de um spotmeter para fazer medições de tons de branco, este é o maior problema de fotos de noiva, a maior parte dos fotógrafos não possuem spotmeter e usam a medição de luz incidente do fotômetro para pegar a luz, o que faz com que os brancos dos vestidos estourem.
Vale lembrar que aferir WB com 100% branco pode causar subexposição dos demais tons. :slight_smile:

ACHO que o segundo cinza dos cartões é o 13% mesmo.