Hackintosh

Alguém tem ou já fez???

Estou com umas maquinas paradas aqui, e pensando em pegar uma e fazer um Hackintosh. Queria entender a opinião dos colegas sobre o assunto, e se alguém que já tenha experiência me ajudar e dar dicas para montar o equipamento.

Montei muitos alguns anos atrás.
A dica é basicamente uma, pesquisar muito mesmo sobre a placa mãe e os chipsets , senão vai dar dor de cabeça.
Existe uma lista do que é recomendado e muita informação atualizada no www.tonymacx86.com

Tenha uma coisa em mente: Com a chegada dos Macs Silicon, o futuro próximo dos Hackintosh é bem duvidoso, pois tudo sobre HK é baseado em arquitetura Intel. A hora que a Apple decidir que não lancará mais um sistema operacional compatível com Intel, os HKs ficarão restritos (nem por isso limitados) aos sistemas compatíveis com Intel.

A instalação é meio chatinha mas nada impossível,geralmente baseadas no Opencore ou no Clover.

https://www.tonymacx86.com/threads/im-new-to-everything-where-do-i-start.104542/

Eu fiz apenas uma vez apenas para teste e não curti.
Sou Windows - vulgo pobretão :hysterical:

Eu já tentei uma vez, e desisti no meio, porque achei muito trabalho e que não iria ficar bom. Se vc é pobretão, eu também sou! :hysterical:

Tento gostar do Linux desde sempre, mas a falta de suporte a um monte de hardware que tenho me impede de usar.

Eu tenho um hackintosh que funciona redondinho desde 2014, rodando Mavericks.

Fiz pra teste, usei pra algumas coisas de trabalho, e depois larguei de lado. Liguei esses dias e funcionou bem, o problema é que pela idade não é seguro e não roda muita coisa.

Não foi difícil de fazer funcionar, mas tem problemas, como não conectar o FaceTime.

Mas isso foi problema da versão antiga, creio que as mais recentes não tenham esses problemas.

Hoje em dia parece que tá bem mais tranquilo de fazer, só precisa se atentar que os MacOS mais recentes não tem suporte pra placas de video da nVidia, apenas AMD, e mesmo assim, não servem todas as placas (tem listas de compatibilidade por ai). Esse é, a meu ver, o problema mais sério. Mas se tiver uma placa compatível (RX 580 em diante, por exemplo), não precisa de nenhuma gambiarra e funciona 100%.

Precisa só ver como ficam os OS mais recentes que usam os chips que só tem em Mac, como os T1/T2. Mas mesmo nesses casos, deve ter alguma solução pra dar um bypass.

Eu cheguei a comprar um HD e instalar, ano retrasado.
O hackintosh vale a pena sim, mas se vc tem as placas que sejam bem compatíveis. Se for um conjunto muito fora dos flagships aí o hackintosh começa a dar uns paus.

O segredo é ter uma EFI bem feita. Aí tens que ou arrumar alguém que manje muito, ou comprar um hardware que já tenha sido feito uma EFI bem redondinha.

No começo eu peguei uma EFI do OLARILA, até rodava mas não tinha toda a performance, não ativava aceleração de vídeo e talz. Depois fui mexendo eu mesmo e fui conseguindo fazer. Nesse tempo apareceu um rapaz que abriu um canal chamado “Universo Hackintosh”, o nome dele é o Gabriel Luchina. Por coincidência na época ele montou um Hack que era bem similar ao que tinha e conseguiu puxar bem mais performance do que eu tinha conseguido. Sei que ele mudou umas cfgs no Open Core, instalou umas Kexts, patches e talz e o computador ficou bem mais esperto. A única coisa é que ele era só uma máquina de teste, não cheguei a usar efetivamente no dia-a-dia. Outra coisa ruim foi que devido à minha bios ser uma versão diferente da que o Gabriel tinha feito, ele acabava congelando sozinho e só tirando da tomada pra resolver. Fiquei com preguiça de mudar a bios pelo receio de poder dar errado e perder a placa.

Mas de toda forma é legal pra tentar.

O Gabriel desenvolveu um sistema legalzinho… é um jeito de instalar o MACOS pelo ProxMox virtualizado. Apesar de ser virtualizado, ele consegue uma performance quase idêntica ao Hackintosh nativo.
O nome do projeto é OSX Proxmox.
Pra instalar era bem mais facil, não precisava manjar muito de configurar a EFI, só a única coisa é que tem que fazer uns ajustes para “passar” o sinal de vídeo, pois o ProxMox não manda para a saída da placa… aí tem que ter um outro pc conectado cabeado na rede para acessar o hack e fazer o GPU Pass. Eu tentei fazer num notebook mas não consegui pq notebook é diferente (tem placa integrada e a dedicada), daí larguei mão.
Quando tiver mais tempo eu vou refazer no meu Xeon desse jeito.

O site é:

https://universohackintosh.com/portal/

Github com as EFIs mastigadas

O melhor lugar pra tirar dúvida de EFI é o site do Dortania Open Core.
https://dortania.github.io/OpenCore-Install-Guide/prerequisites.html

Outro cara que também faz e tem um canal é o Dicas do Matheus, mas dizem (momento Treta News rs) que é bem “inspirado” no do Gabriel Luchina.

Eu lembro que o Photoshop rodava bem mais responsivo do que o Windows… isso quando nem tava com a EFI certinha. Sei que clicava no ACR e abria instantaneamente. Usava o plugin Lumenzia e também gerava máscara instantaneamente, coisa que no windows demorava uns 3-5 segundos.

legal, muitas informações e agradecendo as dicas dos amigos :ok:

Tenho acompanhado alguns canais de YT especializados nisso e acho que atualmente esse assunto ja esta mais pronto para um iniciante dar os primeiros passos.

Começando pelo HW tenho aqui alguns computadores de 9ª geração parados, entre elas tem MB com chipset B365M e B360M. Processador tem alguns i5 & i3. O processador i5 9600k tem video on board, ai ficaria como um MAC mini. Mas tem tbm placa de vídeo Radeon RX serie 5xx 6xxx. Memória tem varias marcas aqui mas todas de boa qualidade, entre elas kingston e XPG TUF.

Então a principio, o que os colegas escolheriam para esse projeto??? Me ajuda ai:

Placa mãe:
B365M Pro4-F AsRock https://www.asrock.com/MB/Intel/B365M%20Pro4-F/index.asp
B360M Fatal1ty Performance AsRock https://www.asrock.com/MB/Intel/Fatal1ty%20B360M%20Performance/index.asp#Overview
B360M MORTAR MSI Specification B360M MORTAR | MSI Global - The Leading Brand in High-end Gaming & Professional Creation

Processador:
Core i5 9400F
Core i5 9600k (esse tem com vídeo on board)
Core i3 9100F

Placa de vídeo:
RX 570 8GB
RX 580 8GB 2048SP
RX 6600

Dúvida de quem desconhece o assunto totalmente. A licença de uso sistema operacional é obtida como?

Licença legal ?

Hahaha

Antigamente se montava hackintosh por questões de performance. Eu tive 4, mas depois que vieram os M1 ficou basicamente obsoleto… os valores estão próximos aos windows e sempre se perde desempenho. Sem falar que o produto em si (físico) é muito melhor. Acho que agora não economiza nem 15% montando um hackintosh equivalente a windows.

Seria sim AFShalders. Estou pensando neste cenário somente. :assobi:

Existe como usar uma licença de outra máquina Apple em um hackintosh ou compra-lá separada?

Sendo mais específico, um Mac morto pode ter a licença do SO passada adiante?

O EULA especifica (ou pelo menos especificava) que o OSX só pode ser instalado em computadores da Apple.
A Apple não vende o SO, ele é gratuito. O que eles cobram (e muito bem) é o hardware.
Mas também eu nunca soube da Apple fazendo caça as bruxas no caso do SO em si.
Teoricamente pode-se rodar o OSX em máquinas virtuais, mas não sei dos detalhes legais e nem se eles ligam para isso.

:ok:

passo a passo:

Sobre o vídeo acima eu colocaria o “oficial” entre aspas ou colocaria outro termo. O método apresentado simplesmente baixa a imagem do OS direto do servidor da Apple.

Depois de pesquisar um pouco cheguei no seguinte, me ajudem a montar:

Video board:
RX 570 8GB que tenho da marca XFX

Processador:
Estou pensando em pegar o Core i5 9600k, esse processador tem vídeo integrado, assim sendo com duas fontes de vídeo, uma da GPU interna do processador e outra a placa externa RX570. Será que vai dar problema??? Ou eu deveria usar o 9400f???

Placa mãe:
Acho que vou pegar a B360M FATAL1TY pq ela tem USB 3.1 Gen2 10Gb/s, tem 2 slots M2 me parece um pouquinho mais parruda que as outras.

O que os colegas acham???

Não. É basicamente o processador do iMac de 2019.
Fraco, poucos threads. Eu não pegaria nada que não tivesse no mínimo 8 cores / 16 threads.
E no mínimo 16GB de memória.

Para você ter uma idéia, o meu MacPro Cretáceo roda o Capture One MUITO mais rápido do que o iMac 2019 com esse 9600K