Olá a todos!
Sou novo no fórum e há algumas semanas o tenho lido diariamente para poder me decidir pela compra material que usarei e, tb para começar a entender sobre fotografia para não falar (com certeza irei, mas nem tanta, espero!) besteira.
Sempre gostei de fotografia, mas por algum motivo nunca tinha ido atrás, até que ganhei de presente de aniversário da minha esposa um curso para iniciantes e, mal sabia ela, que além do curso eu (nós) precisaríamos de uma câmera. Como nunca tive uma DSLR resolvi pesquisar com amigos profissionais, em lojas e em fóruns de discussão informações que orientassem de forma a fazer uma boa escolha.
Em relação ao corpo, fiquei em dúvida entre uma XSI (“mais barata”) e uma 40D e, como a diferença de valor, apesar de considerável, é possível de se pagar, a opção recai sobre a 40D. Mesmo porque pelos reviews, muitos a preferem a 50D.
Porém a 40D vem com uma lente que tem um bom range (28-135 mm), mas que não é uma lente como eu gostaria que fosse, ou seja, com f2,8 por exemplo e os vendedores a trocam por outra caso eu queira. E, como gosto de fotografar à noite e usando o mínimo de flash possível (para ficar mais natural - desculpe o linguajar!) pensei nas que por definição e prática já seriam lentes superiores como as f2,8. Não que não goste do dia para fotografar, mas adoro os contrastes. Também gosto muito de fotografar pessoas, mostrando inesperadamente as “marcas da vida” que essas possam ter. Tenho dificuldade com paisagens e às vezes nem as acho tão interessante ou por não saber realmente fotografar - o que está implícito ao momento - ou porque as considero solitárias, mas veremos minha opinião daqui a alguns meses.
Desculpe ter-me esticado, mas considerei importante essa parte inicial, pois pelo que entendi, escolhemos as lentes pelo objetivo a ser fotografado, apesar de que meu sonho e objetivo como fotógrafo são as fotos artísticas (“borda esticada”, “jogo de luzes”, alta velocidade, etc - desculpe novamente!). Curto a perfeição em momentos “diferentes”. Vi fotos excelentes por aqui como do markes, leo, andré, beto, marcelo, bucephalus e, muitos outros mais. Textura, nitidez, brilho etc fazem uma foto ser maravilhosa.
Então, as lentes f2,8 oferecidas pela Canon e que ACHO que cabem ao que estou imaginando são: 17-55mm, 24-70mm, 16-35mm, 70-200mm. sei que há diferenças
absurdas entre a 16-35mm e a 70-200mm, grande angular e tele, mas não estou conseguindo resolver tal situação. Sinto como se colocasse a carroça na frente dos bois, mas ao mesmo tempo, se eu receber a orientação correta, pensarei a respeito e conseguirei chegar à uma decisão. Um grande amigo que é profissional aconselhou-me a pegar uma 24-105mm ao invés dessas (pelo range, por ser da série L e poderia duplicar e ter uma tele), mas meu receio são as fotos noturnas que eu adoro, que diz ele seriam resolvidas com um tripé, mas nem sempre dá-se para usar um (festas).
Pensei na 24-70mm e quando eu puder comprar mais uma eu iria de 70-200mm. Mas vi muita foto boa com 50mm f1,8, 85mm, 100mm, 10-22mm e, eu não entendi porque ficaram tão boas (desculpe minha ignorância, mas será momentânea) - por último, as que possuem abaixo de f2,8 em geral são sob encomenda e caríssimas. Pode ser que um dia eu venha a precisar e se tiver dinheiro para tal, certamente as comprarei. Detalhe: Agora só irei adquirir uma lente!
Ufah! - Prolixo, mas penso que completo ou quase! - Desculpem-me moderadores!
Um abraço a todos,
fismann