A Honda lança no México o novo City. O sedan brasileiro, produzido na fábrica da Honda localizada em Sumaré – SP, chega ao mercado mexicano com apenas duas importantes diferenças: a primeira é a entrega mais equipamentos desde a versão de entrada e a segunda é o preço equivalente a menos da metade do cobrado no Brasil.
No México, todas as versões são equipadas com freios à disco nas quatro rodas com ABS e EBD, airbag duplo, ar condicionado além dos vidros, travas e retrovisores elétricos. O motor é o mesmo que equipa a versão vendida no Brasil, ou seja, um 1.5 litro que entrega 116 cv de potência.
Por lá, a versão de entrada será oferecida por 197 mil pesos mexicanos, o que equivale a cerca de R$ 25.800. No Brasil, o City LX com câmbio manual (versão de entrada) que não conta com freios ABS, tem preço sugerido de R$ 56.210.
Mesmo lembrando que Brasil e México possuem um acordo comercial que isenta a cobrança de impostos de importação, fica a pergunta: Como é possível um carro fabricado no Brasil ser vendido, com lucro, por menos da metade do preço em outro país?
Acho que para exportação as montadoras são isentas de impostos,e para nós pobre brasileiros,a metade do valor de um carro são impostos,mais a margem de lucro das revendedoras.Agora tenta fazer o inverso,trazer um carro importado para o brasil,quase 100% acima do valor de origem.
Verdade… um produto de uma empresa qualquer, um eletrônico por exemplo, um carro, sempre custará mais no Brasil, porque nós pagamos muito, principalmente por veículos… um honda city se vendessem nos EUA não custaria nem 20mil reais.
Não é só de imposto, porque não chega a ter tudo isso de imposto, é muito mas não tanto, e simplesmente lei de oferta e procura, enquanto tiver gente dando 56mil num City, a Honda continuará a vender, isso está claro, muito claro.
Exatamente, Natao. A industria automobilistica no Brasil tem um lucro absurdo. Nos somos um povo extremamente consumistas. Isso eh um fato. O brasileiro eh campeao em compras no exterior (superando ate mesmo os ingleses).Alem disso, quase 50% dos brasileiros gastam mais do que recebem. Isso gracas a agiotagem que rola em todos os mercados. As empresas insistem em vender a prestacao. Eles nao vendem mais produto, vendem dinheiro. E o povo se endivida mais e mais pra ter um celular novo, uma roupa nova. Logicamente, ele eh banhado por inumeras propagandas o tempo todo. Basta voce ligar a TV, sair na rua e ouvir aqueles carros de som chatos, paineis coloridos, poluicao visual, etc etc. Eh normal que queira “subir na vida”. E o governo acha tudo isso muito bonito. Enquanto isso ele arrecada numeros absurdos em impostos. O PIB cresce diariamente. O governantes arrontam numeros jamais vistos antes. E o pobre? O pobre desfila de relogio novo (principalmente gigante e se possivel dourado) e de bolso furado.
Aí que tá o que o governo sempre diz, que o pobre agora consome… consome mais mesmo, mas também se individa mais, sofre mais para pagar. Consome porcaria, enquanto isso o preço de imóveis e automóveis continuam flutuando…
Antes o pobre que trabalhava, conseguia comprar um terreno e construir a sua casinha, hoje, bem, por mais incentivo que o governo ofereça é praticamente impossível, daí ele vai e gasta todo aquela grana que ele não tem, não tem mais sentido juntar grana já que não se consegue comprar mais nada de duradouro pelo preço, e daí acaba fazendo dividas e mais dívidas em carros e porcarias. O problema do brasileiro é querer aparecer, ele não aguenta enquanto não ver na sua garagem um carro melhor do que o do vizinho, e paga essa pequena fortuna por um veículo…
Há no mercado de carros um “cartel” que piora ainda mais a situação. Montadoras praticando preços iguais em todos os segmentos e bancos e financeiras vendendo as mesmas condições de pagamento. Apesar de ser um mercado aberto a concorrência não se dá de fato. O mesmo ocorre em diversos segmentos…
Enquanto o brasileiro topar participar disso e o governo não fizer nada para coibir continuaremos reféns dos cartéis e monopólios.
Na Argentina,Uruguay e igual
carro brasileiro la custa a metade.
Gasolina brasileira la custa 1 real(podium).
E que nos todos somos milhonarios entao o dinheiro tanto faz.
Pais rico, povo rico, todo mundo feliz.
abs.
Os impostos sobre veiculos está entre os mais altos do mundo. Os impostos chegam a 40% do valor do carro (somados IPI, ICMS, PIS e Cofins).Somando os preços abusivos das montadoras mais a margem de lucro das revendedoras chega a quase 50%.
Se fosse pela lei da oferta e procura,a tendencia seria baixar o valor.Acho que tem muito mais carros a venda do que compradores,tanto é que as montadoras estão exportando.
A matéria é meio antiga,mas continua a mesma coisa.
Amarildo, isso é pra manter a corrupção em dia.
A roubalheira SEMPRE foi muito grande nesse país
Sem contar com os impostos sobre serviçoc essenciais (água, energia, telefone) dos quais a gente não pode deixar de consumir.
Digo sempre que se algum político falar em campanha que vai reduzir ou eliminar algum tributo, corra dele. É mentira. Depois de assumir o cargo ele esquece e até cria mais tributos ou aumenta os que já existem.
E sinceramente, não sei como se possa acabar com isso. É uma questão cultural
Gente, a equação é simples… Não se pode reduzir a carga tributária do país porque senão ele quebra. Vai faltar dinheiro pára TUDO. Esse país só se reergue a cada crise e a cada governo que passa, porque o POVO banca TUDO com a imensa carga tributária. Se não houvesse tantos tributos não sobraria NADA para o POVO ao fim, porque o buraco negro da CORRUPÇÃO engoliria TUDO.
O importante é que estamos sempre na merda… e achando que estamos bem. Não se pode reduzir imposto, não se acaba com a corrupção, não se muda a cultura… e assim ficaremos… Nessas horas, amor fati.
Pra mim, os importos nao precisam ser reduzidos, portanto que eles retornem para o cidadao em melhoria da qualidade de vida. O problema eh que, alem dos impostos serem altissimos, as ruas sao esburacadas, a saude e a educacao de qualidade custam caro, a seguranca publica nao funciona, o lazer publico nao populista eh praticamente inexistente, etc. Nao me importo de trabalhar 5 meses para o governo se no final das contas esses 5 meses serao retornados para mim e para meus proximos (os brasileiros). O problema eh que se trabalha 5 meses para bancar o conforto e a qualidade de vida de poucos ladroes. E o brasileiro faz o que? Enquanto isso ele faz como o natao disse, ele compete com o vizinho pra ver quem tem o carro melhor. Nem quer saber se a merda do carro chega a 300/h mas que nessas estradas esburacadas ele nao consegue passar de 80/h.
Resumindo: enquanto o povo (falo de maneira geral, não pejorativa) se preocupa com besteiras, alienado com o resto, os corruptos fazem a festa.
O problema, no fim das contas, é um só: corrupção.
O brasil já nasceu errado,desde o tempo de cabral,è cultura no brasil a maioria querer se dar bem ,não são só politicos não,quantas fraudes,já foram descobertas no inss com a tal Jorgina sei lá das quantas,no judiciário com lalau,superfaturando obras e por ai vai , eo dinheiro será que voltou para o governo?ficam uns 2 anos presos e milionários,esses banqueiros que fazem suas falcatruas,quebram e o governo mete grana nos bancos…é muita coisa errada,se for falar tudo da um livro.Todo dia tem uma fraude nova nos telejornais,eu fico indignado com isso…infelizmente temos que nos submeter a isso,ou ir pro pau como fazem a população de muitos paises.o brasileiro é muito submisso,reclama,reclama,mas não faz nada para mudar…mas fazer o que?
Como diz Boris Casoy,isso é uma vergonha.Esses bandidos não tem nem mais medo da midia que denuncia esses casos,fazem as falcatruas na maaior cara dura muitas vezes acobertados pelo governo.
Tudo bem que arrecadem impostos,mas que traga algum benefico para a população,educação saude,casa própria.etc…etc.Será que só nos resta assistir de camarote?
O brasileiro contribui muito com isso,consumismo.Muitos se endividam para comprar um carro novo em suaves prestações de 72X,as financeiras agradecem, eo infeliz que faz um negócio desse acha que ta fazendo um excelente negócio,quando termina de pagar,o valor do carro não cobre nem os juros que ele pagou,quando muitos não dão conta de pagar e perdem o veiculo.Prefiro andar no meu corsinha e investir em lentes quando sobra algum…hehehe.Emfim,o brasil é só para os ricos,os pobres que se fo#$%¨%¨¨.
e isso dai meu amigo, a mae da corrupçao e o gasto sem controle, ineficiente,
por isso a economia 7 tem um IDH quase 80, uma pena,poderiamos ser uma Inglaterra, ou Italia,
mas estamos mas de 30 lugares atras de Argentina e Chile.
abs.