ICC profiles na Canon PIXMA iP8710 ou iX6810

Pessoal, estou em dúvida se adquiro uma Canon PIXMA iP8710 ou uma iX6810.
Elas suportam definição de perfis ICC? Quer dizer posso usar um software como Silverfast para calibrar a impressora e o scanner criando perfis ou isso só funciona na linha pro (Pixma Pro 100 e 10)?

Criar perfil de impressora só com um X-Rite ColorMunki Photo ou X-Rite i1Photo Pro 2.
Quanto as impressoras ou scanner, não tenho informação.

Existe um “opcional” do Silverfast (software de scanner) que permite que vc calibre a impressora também (SilverFast Printer Calibration with ICC profiling for precise colors)
A minha dúvida é se essas impressoras da Canon suportam os perfis criados por um software externo ou se ela só aceita os perfis que vem no driver original de fábrica.
Valeu
[]s

Opa.

Vc tem este software? Nunca vi alguém que trabalha com gerenciamento de cor usar algo do gênero, seria interessante o seu relato

Não conheço a impressora, mas se diferenciar matte de brilho dá pra fazer o perfil.

Nas impressoras voltadas para impressão fine art o próprio fabricante do papel indica qual o melhor perfil do papel original (tipo de tinta e quantidade)e se não tiver, você vai precisar fazer testes.

O Silverfast está na minha lista de desejos, mas ele custa 300 USD, então vai ficar um pouco mais pra frente. Mas de qq forma eu queria comprar uma impressora que fosse compatível com esse tipo de recurso. Estou investindo para poder calibrar scanner, monitor e impressora, mas é um longo caminho.
Assim que eu estiver usando o Silverfast coloco minhas impressões (sic) aqui no fórum.
Acho que o jeito vai ser baixar os drivers da iP8710 e instalar pra ver se tem alguma opção de importar perfil ICC.
Essa coisa de perfis é um aprendizado à parte…

Interessante, mas precisa comprar um target IT8 para PRIMEIRO calibrar o scanner
https://www.silverfast.com/buyonline/en.html#targetfilter
Só depois do scanner calibrado é que vai poder fazer o perfil da impressora.
Se o resultado é bom eu não sei…
A galera Pro usa espectrômetro + Argyll…

Para você não serve…
Fica limitado a precisão do scanner que é muito inferior a qualquer espectrômetro.

Ahh, não vou usar

Só curiosidade mesmo, mesmo pq o sw é muito caro para impressoras grandes, tem que ter um bom scanner e para trabalhar num gerenciamento com mais equipamentos pode ficar mais caro

Tks

Marcio

Vejo que existem 3 níveis de solução pro que eu estou procurando:
1- a calibração via scanner usando o Silverfast (a opção de calibração de impressora implica num aumento de 100 USD no custo da licença)
2- Spyder Studio, que custa por volta de R$2000 no Brasil
3- XRite Colormunki Photo, por volta de R$3900 no Brasil
Fico em dúvida qual o melhor custo-benefício pois não sou profissional, mas tenho um nível de exigência (i.e., sou chato) acima da média pra essas coisas…
Imagino que se eu comprar um Colormunki não vou me arrepender, mas será que o Spyder não faz quase o mesmo trabalho custando metade do preço? Será que eu não conseguiria um resultado bom o suficiente usando a calibração pelo scanner com o Silverfast? :ponder:
Ó dúvida cruel… :aua:

Veja quanto sai o X-rite via Anderson Piram X Nelson Nakamura

Ele não trabalha com isso, disse que só produtos mais comuns… :frowning:

Quer uma proposta indecente? >:D

Claro! :wink:

Gustavo,

Estou com um Colormunki e preciso fazer ele rodar com om Argyl, mas estou meio fu… quer dizer meio ralo de tempo e meu computes é muito ruim, o que complica tudo

Preciso de ajuda para fazer funcionar e tendo isso, faço os perfis pra você

Falei que era indecente, mas leve pelo lado bom, é com roupa :doh:

Brincadeiras a parte, só de ler já sou grato

Abs

Marcio

Eu dei uma fuçada nesse Argyl e ele tem uma learning curve que não vou conseguir encarar agora, eu também ando meio sem tempo…Vou ter que declinar da sua oferta.
De qualquer forma pq você não usa o software que vem o ColorMunki ao invés do Argyl? Eu tenho um Spyder 5 (para calibrar apenas o monitor) e o software que veio com ele é bem user-friendly, em questão de minutos o monitor está configurado sem a necessidade de grandes ajustes técnicos.

O SFW da colormunk para perfilar é muito ruim… ruim de mais!!!

Vagabundagem pura, vc tem um numero de amostras ridiculamente pequena em comparação com o I1 da mesma empresa

A diferença dos aparelhos são as calibrações, velocidades e substratos de atuação, fizeram um SFW requenguela para colocar o equipamento num patamar menor

Mais cedo ou mais tarde consigo um tempinho :smiley: :smiley: e nos falamos

Abração

A precisão, neutralidade e suavidade do dos resultados via Argyll+dispCAL é muito superior a qualquer outro…
Seja para monitores(Argyll+dispCAL) ou impressoras(Argyll)…

Ixi, agora você colocou meu lado perfeccionista contra o meu lado preguiçoso… :frowning:
Vou dar uma olhada nos tutoriais e pesar se o investimento de tempo vale a diferença de qualidade.
BTW, a diferença de qualidade é do tipo inaceitável x perfeito ou bom x perfeito? :ponder:
Valeu
[]s

Cada caso é um caso, mas carrega estas imagens no Photoshop:

https://dl.dropboxusercontent.com/u/4686872/rgb-shadow-checker.jpg

Via Argyll+dispCAL provavelmente vai: (Limitado pelo hardware)
-Ver mais números
-O preto vai ser mais neutro, nada de preto azulado/avermelhado/esverdeado
-A gradação vai ter menos “banding”.

No Spyder5 a curva de correção é interna e fica ali no MODE que se for um monitor
LED “standard gamut” é “white LED”.
Antigamente ou criava um profile “matrix” com gradação mais suave ou um profile LUT com mais
precisão e sem suavidade, através da matemática aplicada com inteligência hoje o Argyll+dispCAL
consegue criar um profile “XYZ LUT + matrix” com precisão e suavidade! NENHUM outro consegue…

Já que vai trabalhar com impressora imagino que vai usar o espaço de cor “ProPhoto RGB”, então faz um profile
“XYZ LUT + matrix” no esquema. (No “Testchart” coloca “Auto-optimized” e uns 2000 “patches”)

https://dl.dropboxusercontent.com/u/4686872/LUT_ProPhoto.png

O Spyder é lento… Melhor mandar fazer e ir dormir… :assobi:

Rapaiz…você falou aramaico agora… :worship:
Eu tinha assistido uns vídeos no YouTube sobre gerenciamento de cores e achava que tava entendendo…
Onde eu posso aprender mais pra entender pelo menos metade do que falou?
Valeu