Imagem Corrompida

Bom dia pessoal do Mundo Fotográfico,
estou com um pequeno probleminha com algumas fotos,
elas não abrem no visualizador de imagem e nem no Lr e no PS.

Gostaria saber de algum programa, gratuito se possível, que ““force”” ou recupere essas imagens corrompidas.

Tentei o PhotoRescue mas ele e versão teste, não deu nem pra fazer o teste pra ver se realmente recupera já no scan ele pede registro :confused:

Alguém sabe de algum outro programa ou método de recuperar essas imagens?

Desde já, Obrigado.

att
Luis Miguel

tô com esse problema…

não sei o que anda ocorrendo que muitas imagens minhas estão se corrompendo sozinhas… não sei o que pode causar isso…

Várias delas recuperei através do backup que tenho, mas outras, até no backup tá corrompido…

Se com o PhotoRec vc não conseguir…

De todos os que eu já testei é disparado o melhor. Free, não necessita que o computador reconheça o cartão pois faz a leitura direta, sem ler a tabela de alocação de arquivos. E não tem perigo de danificar os dados, pois o cartão não é montado e o programa faz apenas leitura dos setores, sem gravar nada.

cara muito show esse programa pra recuperar imagens apagadas de dispositivos/drives, mas o meu problema e que já fiz algo parecido e o arquivo foi recuperado com problema ele não abre. :confused:

Picture Doctor 2.0

Picture Doctor é um software que permite recuperar arquivos gráficos danificados, Ele suporta imagens nos seguintes formatos: JPEG e PSD e salva o trabalho realizado em BMP. Ele recupera as dimensões originais, cores, recupera camadas em arquivos em PSD e faz recuperação de lotes de arquivos. Sua interface amigável facilita o trabalho com o programa.

Tenta ai e vê se ajuda: Download do Picture Doctor para Windows :ok:

A causa raiz disso é problema no sistema de arquivos, provocado por desligamento forçado do computador - por falta de energia ou por causa de TRAVAMENTO - que corrompeu o arquivo original. O backup simplesmente copiou o arquivo corrompido.
É importante verificar periódicamente a saúde dos discos (verificação de erros na aba ferramentas, abrindo as propriedades do disco para Windows, ou usando o Disk Utility para MacOS ou fsck no caso de Linux), principalmente após um desligamento forçado do computador.

Exato. Por isso é bom usar programas como o photorec que ignoram o sistema de arquivos. O que o programa faz na realidade é ler todas as células do cartão e essa informação é comparada com uma base de dados interna que a grosso modo diz como os arquivos são. Assim ele pode remontar os arquivos baseado nas células individuais, sem ter que usar a FAT. Funciona com JPG, e a maioria dos formatos de RAW. Já recuperei centenas de .CR2 e ontem recuperei 61 fotos de um cartão de uma CyberShot de um amigo.

Se mesmo o photorec não funcionar, existe o testdisk, que vem junto no mesmo pacote. Mas esse é mais para iniciados, na verdade é uma ferramenta para manipulação das tabelas de alocação de arquivos e embora poderosíssimo, seu uso não é indicado por quem não conhece profundamente estruturação de arquivos de dados.

E uma dica… Muitas vezes vc coloca o cartão no Windows e não consegue mais “ejetar”, ele sempre diz que a unidade está ocupada, mesmo que vc feche todos os programas. Foi assim que perdi meus RAW pela primeira vez e foi quando descobri o photorec, depois de tentar uma dúzia de outros programas. Depois de recuperar as fotos, fui atrás de solução para não acontecer de novo.

Caso o Windows não soltar o cartão, não desligue a máquina nem retire o cartão a força, sem desmontar. Faça log-off (não é reboot) do windows, logue novamente e assim que aparecer o ícone indicando que o cartão foi montado, peça para ejetar. Aí vc conseguirá e não terá problemas.

Legal saber, eu perdi um Pendrive de 16 gb a poucos dias… :aua:

A um mes atrás um cliente perdeu um HD externo de 1 Tb assim. O Windows se recusava a ejetar e ele resolveu desligar o computador. Sorte que tinha um backup atualizado no desktop em casa, senão ia ser complicado recuperar. E provavelmente bem caro, já que quem presta este tipo de serviço costuma cobrar bem.

De qualquer forma, o recomendado no caso de cartões é copiar, ou fazer a operação necessária, e logo que terminar ejetar o cartão. Praticamente todos os relatos que vi foram de pessoas que deixaram seus cartões no leitor e depois quando foram desconectar, não conseguiram. Talvez o Windows rode de tempos em tempos algum tipo de programa de verificação ou sei lá o que que acabe prendendo a interface em background, sem que o usuário consiga interromper o processo.

Este parágrafo devia ser fixado na página inicial do fórum.

Eu também perdi um de 32 GB. Dá uma olhada no meio das almofadas do sofá. Comigo funcionou.

https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-xpf1/t1.0-1/c21.0.158.158/1506015_667061960020860_843163988_n.jpg

Uma vez achei um de 16GB na rua, faz uns 3 anos… na época valia uns R$ 450,00… O conteúdo tava todo criptografado, desde então faço o mesmo…

Kkkkk

boca maldita!!! meu HD (onde estavam as fotos que vinham dando pau) parou de funcionar ontem à noite! não vou perder muita coisa porque tenho backup de quase tudo… mas mesmo assim, o que perder (se perder) vai fazer falta…

Já precisei recuperar fotos de um HD que foi formatado por engano, sai uns 500 reais.

Puxa vida, lamento o ocorrido :frowning:

Nunca confio em um só HD: embora confiáveis, mais dia ou menos dia vão pifar :aua:

Minhas fotos vão direto da câmera/cartão de memória para um Drobo Mini com 4 discos, e o backup fica em um NAS com 4 discos em RAID 10.
Estes equipamentos toleram falha de um HD sem que haja perda de dados. E como os modelos de HD’s podem sair de linha de uma hora para outra, tenho um de cada modelo guardado só para substituição em caso de falha.

É caro, mas é isso ou estar sujeito a uma inevitável perda de dados no futuro >:(

Putz, bem que eu queria que fosse só isso… :hysterical:

Bah, se o meu HD externo pifar aí eu to roubado…tenho coisas que só estão lá… :no: :aua: