Imatest ColorCheck

Prezados

Ando meio cheio de ver discussões do tipo “essa camera é boa ou uim baseados em critérios puramente visuais”. Sinto falta de uma ferramenta numerica. A ferramenta númerica é só para quantificar e mais ou menos “antecipar” os resultados.

Atraves deste forum cheguei ao Imatest. Bom, esta parece uma ferramenta mais “cientifica” para avaliação.

Dentro do site da Imatest topei com o ColorCheck e com grafico CIELAB que ele fornece.

Neste gráfico ele quantifica os desvios entre a cor espera e a que cor que camera fornece.

Entretanto resta uma pergunta:

Ao olhar o gráfico, observo que exceto que nos vermelhos 15 e 9, varios vetores IDEAL->REAL, acima do eixo 0, tem uma componente negativa - apontando para baixo. Quase como, o vetor resultante teria uma direção negativa no eixo Y.

Poderia interpretar isto da seguinte forma: as cores obtidas em uma maquina tendem a serem “esfriadas” ou “esquentadas”, conforme a resultante?

O isso é uma besteira e essa carta serve somente para quantificar os desvios numericos - saturação e erros médios - e não para estabelecer tendencias.

Obrigado

Esse gráfico mostra os desvios dos tons com base em um chart kodak, quanto mais próximo do tom correto melhor, ele define uma tendência de equilíbrio do sensor dentro do esquema de cores pantone, ou seja, vai medir o quão precisa foi a câmera na reprodução das cores, em teoria quanto mais equilibradas as cores melhor (ou seja, se os desvios forem iguais em todas é melhor). :slight_smile:

Leo, até aí estamos de acordo.

Mas a pergunta é: se eu olhar por exemplo o verde 16, isso implica que a camera vai responder, quando nas mesmas condições de teste, com esse devio certo?

Em outras palavras, é possível, predizer o comportamento da camera a partir do gráfico? Por exemplo, de novo, no grafico, os vermelhos são desviados para cima, me levando a entender que, o vermelhos tendem a ser mais vibrantes?

Na verdade ela responderá sempre assim, quando as condições forem a mesma.
Agora como eu disse o importante disso é ver se os desvios são similares, se as câmeras deviam as 3 cores primárias nas mesmas proporçòes ela continua tendo equilíbrio, o problema é se ela desvia de forma desproporcional, ai no caso uma dá mais vermelho do que azul por exemplo, nesse caso teremos desequilíbrio tonal para o vermelho. :slight_smile:

Na verdade ela responderá sempre assim, quando as condições forem a mesma. Agora como eu disse o importante disso é ver se os desvios são similares, se as câmeras deviam as 3 cores primárias nas mesmas proporçòes ela continua tendo equilíbrio, o problema é se ela desvia de forma desproporcional, ai no caso uma dá mais vermelho do que azul por exemplo, nesse caso teremos desequilíbrio tonal para o vermelho. :)
OK, deu para captar o sentido da coisa.

Vlw