iOptron SkyHunter EQ/AZ

Poucas semanas após a Sky Watcher ter lançado o
Star Adventurer GTi
, a iOptron anunciou esta semana o
SkyHunter EQ/AZ
, outro mount compacto com capacidade de ir pra qualquer ponto do céu.


O peso é de espantoso 1.3 kg sem contrapeso, contra 3.9 kg do Sky Watcher GTi, e ambos possuem a mesma capacidade de carga de 5 kg. Este mount usa motores DC servo com transmissão por correia dentada (o GTi usa engrenagens), que normalmente tem menos folga e aumenta a precisão. Ambos mounts usam nos motores encoders óticos pra controle preciso de movimento, e ambos suportam câmera guia.

Ele tem ainda um mini telescópio eletrônico iPolar pra alinhamento polar. Eu uso este dispositivo no meu mount, e é bem preciso no alinhamento, porém é necessária a conexão com um computador. O iPolar desse mount, assim como o mount em si, pode conectar por wifi ou USB a um computador, smartphone ou tablet. Além disso, o mount pode ser controlado por um controle remoto vendido separadamente.

Ele será vendido com ou sem tripé dedicado, e pode ser usado com qualquer bom tripé de rosca 1/4" ou 3/8".

Este mount pode funcionar em modo equatorial, em que é necessário alinhamento polar, ou Altitude-Azimute (Alt-Az), que é mais intuitivo no uso pra observação, não precisa de contrapeso, mas não funciona bem pra astrofoto.


O mount tem ainda bateria interna de 5VDC e 2000 mAH, que pode ser recarregada por USB e permite cerca de 10 horas de uso. O Star Adventurer GTi usa 8 pilhas pequenas (AA), mas não consegui descobrir a duração das pilhas.

O preço ainda não foi divulgado. Quando tiver, atualizo aqui.

Preço:
$778 com tripé e iPolar
$558com tripé, sem iPolar
$488 sem contrapeso e sem ajuste de altitude (não tem como usar como montagem equatorial, somente Alt-Az)

A diferença de preço pelo iPolar ($120) é típica de toda a linha iOptron. Eu acho altamente recomendável comprar com o acessório. E achei o preço justo pelo conjunto mais caro.

https://www.ioptron.com/category-s/255.htm