IRC das lampadas e sensor das SLR :]

bom galera… ja vou avisando q nao entendo mto de iluminaçao contínua pra estudio e que tenho algumas curiosidades em relaçao a lampadas.

to fazendo o curso de design , e tenho uma materia que chama iluminaçao I , e la nos estamos vendo todos os tipos de lampadas e recentemente fui em SP fazer um curso disso na phillps.

Conforme aprendi IRC é indice de reproduçao de cores , o sol é 100% claro… uma incandescete boa é 95% a 98% em média… fiqei curioso quanto a luz dos flashs ttls(acredito q seja mto bom em relaçao a isso ne).Outra coisa , nosso olho é capaz de captar 100% das cores com a luz do sol, e os sensores? seja CMOS ou CCD… como qual é melhor ? em porcentagem isso ficaria em torno de quanto?

voltando ao curso… la na phillps gostei bastante da lampada q halogena de vapor metálico, mto usada em vitrines de shoppings , realmente a diferença é brutal pra uma de croica comum.

sei la sou curioso em relaçao a isso … ce for uma coisa batida e mto discutida me desculpe. :] abraços

A melhor luz para digital vai ser aquela que consiga equilibrar mais os canais RGB, lâmpada
de tungstênio é um lixo para digital por ser fraca no azul, mas pode compensar usando um filtro
tipo 80a e para luz do dia pode compensar com um cc30M.

Filtros Wratten number - Wikipedia
Com e sem 80a na parte “Color Balance" Filters for Digital Photography
Sobre o cc30M Using Magenta Filter for Shooting With a dSLR Camera Under the Daylight | LibRaw

Sensores em Câmeras Digitais
http://www.cambridgeincolour.com/tutoriais/sensores.htm

Veja tb UniWB e afins