Bom dia amigos…Sei que podem haver várias possibilidades para um bom kit de lentes que consiga me entregar bons resultados profissionais ( prevendo impressão de book) para fotografar eventos sociais ( casamentos/infantil/) e ensaios( internos e externos).Alguns preferem lentes fixas, outros preferem lentes zoom e outros uma mescla entre esses dois tipos de lentes, estou aberto a todas as possibilidade.Mas tentarei colocar alguns parâmetros para poderem me ajudar:
Pretendo usar de 4000 a 5000 em lentes
A câmera usada será uma Canon 80D ( aps-c)
Sempre será usado flash ( 1 ou 2 ) e eventualmente luz led ou softbox/sombrinha para ajudar na iluminação.
O objetivo é usar ISO máximo 1600 podendo chegar a ISO 3200( casos excepcionais)
Terei uma segunda câmera também ( aps-c) como backup e como opção de lente para uso no evento. Essa segunda câmera ainda não escolhi, mas penso na SL2 pelo peso e qualidade. Se acharem outra câmera de backup mais adequada estou aberto a sugestões…
Partindo desse princípio, e imaginando o melhor custo benefício ( preço x entrega de qualidade em foco e nitidez) qual kit de lentes os mestres me indicariam?
Dúvida final: Para eventos sociais uma 80D + câmera backup + iluminação artificial como indiquei consigo um resultado profissional ou uma Full Frame é o único caminho?
Agradeço antecipadamente a valiosa opinião de todos.
Olá.
O orçamento tá apertado pra montar um kit completo, na minha opinião.
Dá pra fazer tranquilo com a 80D. É uma baita câmera.
Sobre as lentes…
Eu diria que ter uma 24-105 + uma 50mm (bom de fazer as decorações) + lente reserva (17-70 Sigma, p ex) já te dá boas possibilidades. Mas vai passar um pouco do orçamento.
Há quem prefira as fixas. Elas são mais nítidas. Mas te tiram agilidade. Na minha opinião.
Não vejo necessidade de ter muitas lentes claras. Em eventos se fotografa pessoas. E fazer isso com abertura de 1.8, 2.8 é um tanto temerário. Então você inevitavelmente terá que fechar o diafragma a 5.6, 7.1 em alguns casos.
Boa iluminação é importante. Um flash e um RF confiáveis. E um assistente, se possível. Ou mesmo um tripezinho amigo.
Nandoespinosa.
Obrigado por sua opinião a respeito das minhas dúvidas…
Minha questão é tentar manter o ISO sobre controle ( por isso falei que 1600 seria o ideal), mas com aberturas maiores como indicou Eu conseguiria manter o ISO nessa faixa usando flash?
Não tem problema usar ISO de 3200 ou 4000 na 80D. Pra mim, ela dá um resultado bom nessa faixa.
Agora não adianta você tentar manter o ISO em 1600 e acabar gerando uma foto clara (bem exposta) com Motion Blur ou com DoF curto demais. Não tenha medo do ISO. [emoji6]
Use um ISO alto o suficiente para expôr adequadamente suas fotos. E o flash somente para preenchimento.
Interfere sim, amigo.
Abertura e ISO interfere em ambiente + flash.
Obturador que só interfere no ambiente, e mesmo assim só até entrar em HSS, pois com HSS o obturador passa a interferir no flash também.
Nandoespinosa
Obrigado pela informação…Realmente não quero ter problemas de MOTION BLUR E DOF CURTO tentando manter o ISO baixo …Como a 80D segura ISO como você mencionou( 3200/4000) realmente diminuir a abertura do diafragma vai evitar mais problema de foco e fotos com MOTION BLUR.
Pra começar pelo final, FF não é o único caminho pra nada. Ele tem vantagens, mas depende pra quem.
Nesse seu orçamento já tens a camera ou pretende comprar junto? :ponder:
Vamos às lentes.
Cara eu com uma 80D pra trabalho, iria de fixas, uma 24mm me serviria, ai um kit de 24mm + 50mm ambas STM da bem, e tudo isso aqui sai menos de R$1500, legal não! Manteria uma 18-55 pra quando precisasse de 18mm.
Se vc ja tem a 80D e pretende ficar com ela um bom tempo, e pq não né! Eu investiria numa única lente foda do APS-C a EF-S 17-55 2.8 IS USM, a melhor zoom pro aps-c na Canon, ela só não é L pq é pra crop, construção foco e qualidade óptica são incriveis. Só ela faria tudo.
Não somos nós que vamos dizer que fixa é melhor que zoom pra vc ou vice e versa. É vc que precisa saber disso, eu fotografo um evento inteiro só com uma 35mm (uso FF), seria o mesmo que a 80D + 24mm aproximadamente, me adaptei a isso, achava que 35mm não dava, que tinha que ser 28mm, mas foi só me adaptar. Claro que alguns lugares seria melhor uma 28mm, mas eu tenho que fazer com o que tenho. Desde que o espaço não seja um cubiculo. Se isso acontecer vou ter que puxar a fuji da minha namorada com a 18-55. Nunca passei aperto :worship:
Hum, não tenha medo do ISO alto…saiba o limite do seu equipamento e saiba usa-lo. Querer ficar no ISo baixo é só pra passar aperto em eventos.
Claro que sim Di. Eu escrevi uma coisa e depois apaguei… Acabou que ficou errado.
Até apaguei pra não ficar uma informação equivocada aqui no tópico. Valeu pela correção.
Motion Blur quem resolve é a velocidade do obturador. É só cuidar pra não baixar de 1/125… Se você tiver uma mão bem firme e o povo ficar bem paradinha, 1/80.
Se for pista de dança sobre isso pra 1/250. Aí o flash vai usar mais potência e te dar uma luz mais dura. Dependendo da diferença que você tiver entre a sombra e o realces, dá pra buscar na pós. Mas isso sempre complica um pouco o resultado.
pablo.ebani^
Obrigado pela suas informações…
Já tenho a 80D e estou na dúvida sobre a câmera de backup ( se poderia ser a SL2) e o kit de lentes para me dar o resultado profissional…Os R$4000,00, R$5.000,00 seria apenas para as lentes…Pensei nessa possibilidade que você citou de fixas 24/50/85 e derrepente uma 10-18 também, pois estaria com duas câmeras no corpo para trabalho…Minha dúvida sendo cropada e em um evento ficar mudando de câmera/lente não pode me gerar dificuldades nos momentos de correria.
[quote author=nandoespinosa link=topic=134989.msg1405013#msg1405013 date=1561648101]
Motion Blur quem resolve é a velocidade do obturador. É só cuidar pra não baixar de 1/125… Se você tiver uma mão bem firme e o povo ficar bem paradinha, 1/80.
Se for pista de dança sobre isso pra 1/250. Aí o flash vai usar mais potência e te dar uma luz mais dura. Dependendo da diferença que você tiver entre a sombra e o realces, dá pra buscar na pós. Mas isso sempre complica um pouco o resultado.
Sim nandoespinosa, é porque Eu estava dando prioridade para manter o ISO até 1600 e pensava em F 2.8 e então ia acabar sacrificando a velocidade do obturador para isso…Mas como a 80D segura ISO mais alto posso dar prioridade a velocidade para manter as fotos sem problema de Motion Blur . Realmente o meu problema era estar pensando em ISO 1600 isso acaba me colocando em saia justa eventualmente com a velocidade do obturador…E minha tentativa de um F fixo era para ver se com isso as fotos ficam mais homogêneas, também facilitando a edição.
A câmera de bkp pode ser até uma T5i, T3i.
Com essa grana pra lentes eu pegava a zoom 17-55. Já que vc ainda não sabe se fixa é melhor ou não pra vc.
Vc não tem que correr atrás dos acontecimentos mas sim se antecipar a eles, vc já sabe onde estar e com qual lente estar. Eu não fico trocando de lentes, me posiciono onde quero estar e enquadrar e espero acontecer o que acho que pode acontecer, seja com 35mm ou com 45mm, se preciso chegar perto vou sentindo a situação e vou me aproximando antes do ápice da emoção (por ex.) acontecer. Não chego correndo na cara dos noivos pra pegar a noiva limpando a lagrima, ela vai te ver pousando bem patão ali e quebra todo o clima.
Bom isso é adaptação ao seu modo de trabalho. Pro começo é sempre melhor zoom, mas fixas tbm são boas, só exigem mais de percepção dos acontecimentos.
No começo gente sempre acha que precisa ter 24/28/35/50mm de fixas caso precise, sendo que só com uma 28 e 50mm faz tudo. Veja qual a distancia focal que mais fotografa antes de ter uma fixa.
Já eu ficaria com uma Sigma 18-35mm e uma Canon 50mm 1.8 STM, mas tudo depende do seu gosto mesmo. Tem gente que não se adapta a primes e gente que não curte zoom. Eu estou mais para o segundo, mas essa Sigma me agradou muito no período que tive!
Com seu orçamento acho que rola pegar essas duas e mais uma tamron 17-50mm, aí você vai usando e vê o que te agrada mais. É bom que a 17-50mm ainda fica de backup em caso de emergencia!
Para eventos lentes claras e grande angular zoom facilita muito o trabalho, usei muito a 24-70 2.8L mas no corpo FF, junto com 50mm 1.4 para algumas composições com luz natural.
Sigma 18-35 f1.8, com a conversão de crop da câmera seria uma 27-52 em 1.8, e para completar pega uma 50 1.8 e tá fechado para fazer tudo e mais um pouco
Sigma 18-35 1.8 é apenas para corpos APSC. Gosto da qualidade ótica dela é sensacional, mas o autofoco é problemático demais. Em compensação a Sigma 50-100 1.8 é melhor ainda , tem autofoco perfeito e tem uma nitidez absurda em 1.8 .