…hoje eu estava vendo um dos videos de uma das garotas que fotografei uns anos atras, e nos relacionados achei ela em outro video de uma mulher que transforma o minusculo espaco da sala dela em estudio:
Agora vcs nao te desculpas.
…hoje eu estava vendo um dos videos de uma das garotas que fotografei uns anos atras, e nos relacionados achei ela em outro video de uma mulher que transforma o minusculo espaco da sala dela em estudio:
Agora vcs nao te desculpas.
Se isso é uma sala minúscula, qual a classificação da minha com 4mx4m?
Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk
2 sofas de 3 lugares lado a lado com um criado mudo no meio.
Vc tá brincadeira chamando isso de pequena rsrs
Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
Realmente o espaço que ela tinha disponível era bem pequeno. Legal ver gente fazendo muito com pouco.
Area util utilizada para poder fazer a foto foi de 1,10x2,50m
http://leonardopacheco.com.br/digiforum/diversas/mi_15_anos.jpg
http://leonardopacheco.com.br/digiforum/diversas/mi_15_anos_making_of.jpg
http://leonardopacheco.com.br/digiforum/diversas/mi_15_anos_diagrama_001.jpg
100% das fotos do meu blog em que a modelo esta encostada numa parede branca, seja meio corpo ou corpo inteiro, foram feitas em uma área de 2,30x4m… http://ensaios.tumblr.com/
Não existe isso de espaço mínimo para se “montar um estúdio”… mesmo por que, partindo do principio do significado da palavra, estúdio nada mais é do que o espaço de trabalho do “artista”, seja qual for esse espaço… e não sou eu quem esta dizendo isso, é o tal do Aurélio…
Oq existe é definir a estrutura que vc quer, e precisa, e a partir daí disso ver o mínimo possível para que possa trabalhar como quer… o resto é mimimi
Perfeito.
Eu penso que as pessoas que se lamentam por falta de espaco, deveriam se lamentar menos e experimentar mais.
Léo, tá na conta a sua posição?
Tenho que concordar com os colegas. Primeiro a sala não é tão pequena, ao menos se for comparar com a minha que também uso para minhas fotos. E segundo, realmente, não dá pra usar falta de espaço como desculpa. Realmente é uma excelente oportunidade de experimentar e aprender com o desafio.
Sim, contando com o espaço onde eu estava posicionado…
Interessante vai ajudar quem esta querendo montar um mini estúdio para retratos em casa, já tirei fotos da minha filha na sala de casa que não é grande e ficou bom mas só utilizei um flash rebatido.
Aproveitando o tópico, essa semana me procuraram para fazer umas fotos de um cantor para fazer aquelas artes do instagram e tal… só que eu não tenho equipamentos para realizar o serviço, há não ser minha câmera D610, um flash, e tenho um rebatedor. Pensei em fazer exatamente o que o amigo fez, colocar o flash e o rebatedor do lado direito, seria possível? Aos mais experientes eu gostaria da ajuda exatamente para montar esse mini estudio em casa, que realmente é preciso para fazer esse tipo de serviço que eu quero. Fotos do joelho pra cima, fundo branco… lembrando que minha parede do apartamento já é branca!
Se vc nao tem modificador de luz para o seu flash, vc pode usar as proprias paredes e teto como rebatedor, sem precisar usar a luz afiada do flash direto no sujeito. Vc pode usar o flash ate mesmo na camera se nao for se movimentar muito.
Faz um experimento apontando o flash para o teto e usando um cartao branco para tambem no flash como revatedor.
E depois outro experimento apontando o flash para a parede lateral. E compare os resultados, ajustando a posicao do flash ate achar a posicao de luz que mais te agrada.
E so depois vc tenta usar o rebatedor, tenco achar a direcao da luz a ser rebatida.
Dependendo da distancia e tamanho do rebatedor, ainda mais capiturando uma luz ja rebatida na parede e difundida, o rebatedor vai rebater muita pouca luz, mas essa pouca luz pode fazer uma boa diferenca. Pode usar para o cabelo por exemplo
Ou vc pode fazer o contrario, usar o lado oposto do rebatedor, o nado preto, para barrar qualquer luz que possa ser rebatido da parede do outro lado, ganhando assim mais contraste de luz e sombra.
E nao se esquece que direcao da luz eh importante quando usar flash e rebatedor. Preste atencao nas sombras que a luz faz no rosto.
Faca todos esses testes, brincando com a posicao, distancia e potencia do flash, paredes e rebatedor. E quando vc achar o resultado que mais te agrada vc ja vai estar preparado e confiante para fazer sua foto profissional sem ninguem imaginar que vc usou apenas um flash pelado, paredes e um rebatedor. E a galera vai ficar te perguntando quais os equipamento vc usou. E ai vc impressiona todo mundo dizendo apenas um flash e rebatedor.
Lembrando que vc pode tambem criar um snoot em casa, ou grelha para seu flash.
Snoot vc pode fazer usando papel preto enrolado no flash, e grellha vc pode fazer com canudos.
Mas se nao tiver saco de fazer modificador caseiro, vai sem nada mesmo.
Marcio, deste uma bela aula aqui, muito bom!
È sua casa ou é a da modela?
C R O I X qual modelo desse modificador de flash? onde comprou? Obrigado.
C R O I X
Eu realmente não tenho modificador de luz. Acho que vou usar isso mesmo, as paredes e o teto como rebatedor pois todos são brancos. Não usarei a luz direta no sujeito, estava pensando em usar o flash pra cima. Gostei muito dessa idéia de usar o flash para o teto com o cartao branco, vou fazer essas fotos hoje a noite, depois eu mostro aqui o resultado de como ficou as fotos. Vou colocar o cartão branco e disparar e ver no que dá. Eu só tenho um flash só pra lembrar. Quando voce diz para eu apontar o flash para a parede lateral é para que virar a maquina na posição vertical num é isso? para que assim o flash dispare do lado esquerdo por exemplo, e eu use o rebatedor do lado direito?
Quando voce disse que eu deveria usar a luz para o cabelo seria direcionar a luz para o cabelo? ou colocar o rebatedor de lado pra ele preencher a luz atrás da modelo?
O rebatedor sempre o lado branco? ou da para usar o prata?
Eu nunca comprei um desse. Ele eh mais carinho
O que eu tenho eh desse estilo que alem de mais barato, eh mais versatil e ocupa menos espaco:
Qualquer loja especializada em fotografia profissional vc deve encontrar.
Mas vc tambem pode utilizar o bom e velho tubo do Pringles que vc encontra em qualquer supermercado, e ainda vem com batatinha de brinde.
Ou simplesmente canudos e papel:
Aqui vc pode ver a comparacao dos efeitos:
http://blog.ericcote.net/wp-content/uploads/2009/06/photo_lm1-850x698.jpg
1 Flash normal
2 Flash rebatido (rebatedor no flash)
3 Sombrinha difusora
4 Sombrinha rebatedora
5 snoot curto
6 snoot longo
7 snoot com grelha
8 bandeiras no flash
Snoot eh para luz bem focalizada, muito comum para usar como luz para cabelo (para dar aquele brilho especial):
https://www.garyfong.com/sites/default/files/products/lightsphere-collapsible-examples.jpg
Pode ser usado tambem para lur de fundo, aqui no caso do exemplo o fotografo ainda colocou um gel azul.
https://www.garyfong.com/sites/default/files/products/before-after-gel-kit.jpg
Agora usado como luz principal sem gel:
Agora snoot com grelha: