Lente Coringa (fixa)

Amigos, das lentes fixas do sistema 43 qual (ou quais) que vcs consideram a mais coringa?

Abs

No meu set é a Panasonic 25mm f1.4, mas chegou há pouco a Olympus 17mm f1.8 que ainda está achando seu lugar no set, mas que por enquanto não convenceu 100% quanto às qualidades ópticas. Vou fazer uma viagem no meio de julho de bicicleta de Recife para Salvador e vou levar a E-M5 e a 17mm f1.8 apenas, porque o conjunto fica minúsculo e muito leve.

Que bacana! Vai render muitas imagens

Eu gosto da panasonic 20mm f/1,7

Pancake (minha câmera “quase” cabe no bolso com ela), bem nítida, clara, gosto da distância focal para uso geral.

A minha é a 20mm f/1.7 também, é a que fica permanentemente na câmera. Depois das Oly 45mm e 75mm, é a lente mais sharp que eu tenho, e a mais versátil.

Minha mulher reclama quando faço retratos dela com a 20mm :doh:

Três ótimas opções:

Pana 20 1.7
Oly 17 1.8
Oly 25 1.8

Todas muito boas e na faixa de 35 a 50 mm equiv…

Fechei um set de lentes fixas bem bacana para minha GH2:

• Pana 20 1.7; e

• Nikkor 50 1.8G com adaptador Novaflex.

Adquiri (estou esperando receber) tb uma Michael Lens 35 1.6 no Ebay para testar lentes CCTV.

Não é a mais nítida e nem a que tem o melhor AF mas tem qualidade melhor do que qualquer zoom e melhor que algumas outras primes.

Estranho, Tsouto, pelo contrário, eu a acho até nítida demais… rsrsr… Com relação à velocidade de AF, eu a uso mais em modo manual para vídeo, mas mesmo quando eu a uso para foto, não acho o AF tão lento, só um pouquinho mais barulhento. Mas em compensação, mas de qualquer forma, pelo valor que paguei (750 contos), achei um excelente custo benefício.

Outra lente que adquiri com a minha GH2 que achei também fantástica como uma lente all-around é a Olympus 14 56 2.8-3.5. Lente muito boa e pega o range equivalente a 28-112 no sistema full-frame. Não sei o porque que as pessoas não comentam tanto a respeito dela, visto que ela varia muito pouco a abertura, é nítida mesmo em 2.8, possui AF rápido e preciso, além de ser uma lente leve. O corpo dela é bem parecido com o da Tamrom 17 50 2.8, usando também filtros de tamanho 67mm.Se eu tiver que levar somente uma lente para ser usada na maioria das situações, com certeza essa seria minha escolha.

Agora, a GH2 tem uma coisa esquisita, uma coisa chamada ISO bug. O sweat spot dela em termos de ISO é o 640, descendo do ISO 800. Em termos práticos, em ISO 640, a quantidade de ruído chega a ser menor que o ISO 160 dela.

2x. Toda vez que faço algum retrato da minha esposa com ela (às vezes saio só com ela), escuto reclamação :frowning:

Vi esta lente, achei interessante, mas fiquei com medo de ficar muito grandalhona na câmera. Com o adaptador ela tem foco automático, certo?

Eu tive três lentes do sistema M4/3, e a 20 1.7 ficou acima da 14 2.5 e abaixo da 45 1.8 quando falamos de QI. Mas é uma lente muito boa, tanto que foi a minha indicação.

Cristiano, a 14 56 2.8-3.5 é do mesmo tamanho da Tamrom 17 50 2.8. Como fotografo com Nikon, até que não achei tão grande. Agora, quando coloco a Nikkor 24 70 2,8 na GH2, aí sim ela fica bem desbalanceada.

Nunca tive a 45 1.8, até porque estou usando a Nikkor 50 1.8G na GH2, mas, sinceramente, achei essa 45 muito cara… Como a missão da minha GH2 é fazer vídeo, a cinquentinha da Nikkor está dando conta do recado com louvor, pois eu não preciso do AF.

20mm 1.7 … só uso ela com a OMD.

A escolha da Pana 20 1.7 é meio que lógica. Racionando que 50mm é um range super util para full frame, no sistema m4/3, com o crop de 2x, o ideal seria utilizar uma lente 25mm, só que as existentes no mercado possuem um preço alto para uma fixa nesse range, então o melhor custo x benefício acaba ficando com a Pana 20 1.7 (equivalente a 40mm no sistema fullframe).

2X…

Se eu fosse ter a minha mirrorless para ser um negócio compacto (como é o meu objetivo) essa pancake é a escolha óbvia.

Se fosse para ter um único sistema e fosse o M4/3 para usar com uma OMD ou G-X7, aí eu iria de Oly 25 1.8 para corpo Oly e Pana/Leica 25 1.4 para GX7. Em conjunto eu teria uma 45 1.8 (muito boa essa lente - foi a que mais gostei do sistema), 12 2.0 e uma 75 1.8. Pronto, o dream team de primes para o sistema M4/3.

Eu ando pensando em trocar a 12-50 com a 45 pela 12-40 (f/2,8), menos tralha para carregar. :ponder:

As lentes ideais são justamente as 25mm e nesse range, a Voigtlander 24 0.95 é o que há, só que ela custa um olho da cara. As outras 25 estão na faixa de quase 1800. Para esse range, achei essas lentes muito caras, então resolvi montar o seguinte set:

• Quando comprei a GH2, o dono incluiu uma Olympus 14 56 2.8-3.5 II por um preço absurdamente convidativo. Ela é minha opção para utilizar em passeios diurnos, por ser leve, ter um excelente range (seria uma 28-105 aproximadamente no sistema full frame).

• Panasonic 20 1.7: se fizer uma pesquisa no Vimeo, colocando como parâmetros “Wedding GH2”, verá na descrição dos vídeos que a Panasonic 20 1.7 está incluída na maioria deles. É uma lente de excelente custo x benefício, para quem não quer gastar a mais com as 25mm, que são mais caras.

• Michael Lens 35 1.6 Movie Lens: comprei essa lente no Ebay, há um mês atrás. Lente excelente para closes, headshots e retratos. É nítida mesmo em 1.7, anel de foco super macio e com passo bem equilibrado. Enfim, por mais ou menos 150 reais, incluindo o frete, comprei uma lente que está no mesmo nível das Rokinon 35 1.4 (já utilizei). Não tenho parâmetros para comparar com a Nikkor 35 1.4G, mas pelo menos comparando com a Nikkor 50 1.8G, posso dizer que ela está no mesmo nível de nitidez, mas em termos de construção, a Michael Lens está muito acima. Equivale a 70mm no sistema full frame.

• Nikkor 50 1.8G: utilizo essa lente com adaptador Novaflex. Equivale a 100mm no sistema full frame quando utilizada na GH2, ou seja, fica bem apertado para ambientes internos.

Como minha intenção é somente destinar a GH2 para vídeos, a utilização de lentes com AF não é uma necessidade.

Segue um vídeo de teste feito com a Michael Lens em ISO 1600 na GH2:

marciocons, essa sua Olympus não seria a 14-54mm 2.8-3.5 II?

http://www.bhphotovideo.com/c/product/590390-REG/Olympus_261060_14_54mm_f_2_8_3_5_II_Zuiko.html

Se for, me tire uma dúvida: como é a velocidade de autofoco dela na GH2? Claro que vai ser menor que uma lente m4/3 nativa, mas é muito mais lenta?