Lente ideal para retratos (pra Canon)

Oi,

Estou pensando em comprar uma lente pra retratos e gostaria de saber qual a opinião de vcs.

Pelo que pesquisei, a Canon 85mm 1.8 é a mais clássica e muito bem falada, não?

Mas vi em reviews que a Canon 100mm 2.8 macro tem avaliação um pouquinho melhor.

Pelo que vi, essas duas seriam as melhores. Que vocês acham?

Claro que tem as lentes L, mas aí descartei por causa do preço… :confused:

Aguardo,

Alex

Alex, depende da cam que tu vai usar e do tamanho do estúdio.

Recomendo a 100mm 2.0 ou 85mm 1.8 na sequëncia. Não tem errar, abas maravilhosas.

A Canon 100mm 2.8 tem menor desfoque só vale a pena se pretende fazer macors tb (maior, mais pesada, mais cara).

Att., Ricardo.

Não conheço muito as lentes da Canon mas sempre ouço falar muito da 135mm, dizem ser uma das lentes mais nítidas da Canon.

Eu aposto na 85/1.8.
Se sua câmera tem fator de crop, a 85 vira uma tele curta enquanto as outra uma mais longa o que complica um pouco em estúdio e até mesmo em locação.
Se você usa filme ou tem uma digital full frame, 85 é uma lente ótima pois você fica a uma distância boa, nem perto nem longe - o que ajuda a abertura de 1.8 a trabalhar melhor -, tem uma área boa para enquadrar ou fazer cortes depois.
Acredito que ela seja nítida, tenha um bom rendimento de cores e bokeh. Acredite, para retratos uma lente extremamente nítida pode atrapalhar mais do que ajudar… Depende muito da pele da modelo.

Abraço,

José Azevedo

Uma 50mm 1.4 é interessante. Com o crop vai perto dos 85mm.
Já uma 85mm chegaria nos 120mm e não sei se essa distância é agradável para esse tipo de foto!

Abraço,
Fernando

Pois é, Fernando, agora tu tocou num ponto importante.

Tenho lido que os 85mm é uma distância focal boa para retrato e aí eu fico me perguntando: com ou sem fator de crop?

Pelo jeito, a maioria considera sem fator de crop. Agora tu citou a 50mm pq com o crop fica 80mm. Interessante…

Então, esses 85mm seriam sem o fator de crop, certo? Ou com?

Apesar de crop da câmera, uma lente 50mm FF (a área de enquadramento de uma 50mm reduze para a área de 80mm), continua tendo o mesmo ângulo de visão, ou seja, bom para o retrato de meio corpo… agora para o retrato com close no rosto, uma 85mm ainda é ideal…

Aí 85mm vira uma 136mm. Então essa pra rosto continua ideal…

Então está assim:

50mm para meio corpo
85mm para close (rosto, cabeça)

E para corpo inteiro?

pega a 85 1.8…serve pra close e meio corpo…é só dar um pouco mais de distância no enquadramento, nada tão drástico… :photo:

Ah, só pra dizer que a cam que tenho é uma XT.

No futuro, um upgrade, quem sabe, hehe.

Eu particlarmente adoro o dof da 85mm, o desfoque é muito bonito e é muito nítida :clap:

Alex se você estiver usando uma câmera 135 a 85mm é realmente a ideal, caso esteja usando uma câmera APS é mais negócio pegar uma 50mm ou uma 60mm, porque a 85mm vai deixar a imagem muito “achatada” para retratos, tirando a noção de profundidade.

Pra retratos eu prefiro uma lente qeu não seja fixa, para poder acertar o enquadramento mais rápido! Salvo retratos para 3x4, por exemplo, daí a pessoa fica num ponto fixo e câmera num tripé.

Uso hoje a Tamron 28-75 2.8, excelente custo benefício. Já ví reviews que comparam a qualidade ótica com a 24-70 L da canon. Mas meu sonho de consumo é a CANON 24-105mm L f/4. Uma lente que dá pra fazer muita coisa, bem versáril. Além da qualidade ótica.

O leo disse tudo. A clássica lente de retratos é uma 85mm luminosa, mas ela é clássica em filme ou ff. No suo em APS, 50mm, 55mm, 60mm essescomprimentos farão o trabalho da lente 85mm em filme.

O ângulo, Ki-suco, é igual. Ele é simplesmente isso, um ângulo referente ao cone de luz entre a distãncia focal e a projeção útil da imagem. Isto é, se você mantêm a proporção, o ângulo é o mesmo. Então quendo usa uma lente APS dita equivalente a uma em ff, seu ãngulo é o mesmo.

O que mudam são as relações de desfoque, somente.

Ivan não entendi sua colocação sobre as lentes. (Me desculpe se eu disser a mesma coisa, é que só quero confirmar rs).
Mas o ângulo de visão seria o mesmo para lentes equivalentes e não para a mesma lente, tipo uma 75mm x uma 50mm. O que seria igual (independente da do sistema onde uma lente fosse usada) seria o ângulo de campo.
É isso que você quis dizer?

O importante nisso tudo é que as perspectivas mudam de acordo com a distância entre o fotógrafo e o observador e é isso que pega para retratos sendo feitos com uma 85mm em APS, porque para conseguir o mesmo enquadramento você terá que ficr mais distante e isso vai afetar as perspectivas produzindo uma sensação de achatamento da imagem, que tira a noção de profundidade de rosto. :confused:

Só uma questãozinha: um close com 50mm não distorce um pouco? :ponder:
Eu tb gosto de fazer retratos com a 28-75 tamron…showzaço de lente :worship:

Edu em 135 a 50mm aprofunda o rosto, mas em APS é o ideal, é como usar uma 75mm em sistemas 135.
Eu particularmente gosto muito das 60mm para retratos em APS, a 60mm Micro da Nikon é uma lente fantástica para retratos, dá uma boa noção de forma e profundidade, é bastante nítida e tem um desfoque bem bonito.

Sim, é claro, para lentes equivalentes. Foi isso que eu escrevi, apesar de tê-lo feito, foi de forma confusa -risos.