Lentes antigas - Como fotometrar

Pergunta básica, estou de olho em uma Nikkor 105mm F2.5, não sei quanto antiga ela é, mas desconfio que funcionária somente 100% manual na D50, inclusive sem fotômetro. Sei que o Ivan adapta lentes antigas à câmera dele, mas como fotometrar sem um fotômetro manual? Tem como? Chute?

Há uma confusão que muita gente faz entre a câmera fotometrar e a câmera mostrar informações de abertura.

No caso da fotometria com cãmeras eletrônicas ela mostra a abertura e além disso na hora H ela comanda a lente para a lente ficar naquela abertura escolhida. Você compõe com a lente aberta, isto é, com boa visibilidade do quadro, seleciona o diafragma e a velocidade e na hora do disparo só que a lente fecha.

Mas na manual não é assim. Voc~e fecha o diafragma manualmente e depois, no caso da Canon, em modo manual quando aperta meio obturador aparece um fotômetro de barrinha no visor. Aí você vai girando o dial de velocidade até centrar o fotômetro.

A explicação está um pouco grosseira, pois nem sempre centramos o fotômetro, se estamos trabalahndo com fotometria central ou de 9% (no caso da minha) às vezes queremos colocar um objeto em uma determinada zona, e aí apontamos o fotômetro para esse objeto e regulamos a velocidade para a zona desejada.

Os modos de prioridade de abertura e o program funcionam também. O program na verdade funciona como se fosse prioridade de abertura.

Na verdade, Ivan, eu gostaria de saber se ela continua mostrando a barrinha, como a lente é mecânica, o trabalho seria meu, o que não sei é se ela continua mostrando o fotômetro no visor. E o pior é que desconfio que nem o fotômetro funciona. Só que não sei qual relação disso com a lente, pois a fotometria é na câmera, o Matrix obviamente não vai funcionar, mas spot deveria.

É fácil. Tire a lente, ponha a tampa do corpo, ligue a câmera e veja se o fotômetro aparece em modo manual. Vai aparecer, com certeza.

Matrix? Pode ser que funcione sim, pois não tem nada a ver com a lente.

Pode fazer até sem tampa, mas como sei que voc~e é extremamente minucioso, ponha a tampa -risos.

Por lógica eu penso o mesmo, Ivan, mas o curioso é que o próprio manual dela avisa que não funcionará, e outro amigo que usa Nikon há tempos e conhece lentes disse o mesmo. Vou fazer o teste e perguntar ao Marco Dede que usa uma dessas Micro.

• Não funcionou mesmo, ao menos sem a lente não mostrou nem a opção para mudar o tipo de fotometria no menu, desabilita total.

Estranho, não sabia que a Nikon desabilitava o fotômetro…

Guss, na minha Pentax eu uso lentes antigas, e o fotometro desativa. Mas se eu aperto o botao de previsão de Profundidade de Campo ele aparece de novo. E isso nao esta no manual, entao sugiro que vc de uma boa fuçada na camera pra procurar isso, que eu acho que deve ter sim.

Abraços

Alberto