Lentes com Estabilizador de imagens e lentes sem

Sou relativamente novo na área, e estou com uma dúvida.

Comprei uma Canon XSi com a lente 18-55 IS, entretanto quero comprar um lente que me dê mais flexibilidade, pois a princípio não queria ficar carregando mais de um lente. Pensei em uma 28-135 ou 18-200 tabém com IS (OS no caso da sigma).

É ai que começou minha dúvida, pois vi que as lentes que não tem o recurso de estabilzação de imagem são quase bem mais baratas, e gostaria de saber se realmente o recurso vale a pena para o investimento.

gtsouza,

Vale lembrar que o estabilizado diminui a vibração ocasionada pelo fotografo e não ajuda em nada o congelamento do objeto fotografado.

Por exemplo se vc gosta de fotografar pessoas em movimento, animais, esportes e que precisa utilizar velocidades altas para congelar o movimento, então o estabilizador não vai ajudar em nada…

Ps. Normalmente o que vc paga a mais pelo IS também reflete num melhor preço na revenda.

Valeu

Eu considero a estabilização um acessório que vale a pena se pensar no caso das lentes grande angulares e normais, e investir nele se tiver a grana (se não tiver não vai ser o fim do mundo, mas seria legal ter).

Nas super grande angulares (aquelas com angulo de visão equivalente de 14mm até 17mm) eu acho desnecessário, tanto que a maioria delas não vem com estabilização.

Já nas tele eu acho que é praticamente obrigatório ter a estabilização, salvo aqueles que vão usar a objetiva em situações específicas. Eu nunca compraria uma tele sem estabilização, seria desperdiçar parte do potencial ótico dela.

Bucephalus,

Minha lente tem 250mm e vou te dizer que não perco muitas fotos não, inclusive usando até 1/50s…Pode ser que tremo menos que a média…

É, varia muito de um pessoa para pessoa. Em 1/50 com um 100mm (equiv. 160mm) é certo que a minha foto vai sair tremida. Depois de dar o resize a foto pode passar, mas se o intuito é esse eu teria comprado logo uma mais barata…

Não existem algumas lentes com uma opção especial de estabilização? Acho que elas permitem a movimentação lateral e só estabilizam vibração vertical, aí dá pra fazer panning.

http://a.img-dpreview.com/lensreviews/nikon_70-200_2p8_vr_n15/Images/switches.jpg

Acho até que existe mas acho que na prática é uma frescurite. Os sensores anti-shake das lentes só captam aceleração, ou seja, ou movimentos mais bruscos é que são compensados.

Creio que o movimento contínuo que se faz num panning ao acompanhar um objeto não será influenciado pelo VR. A menos que resolva fazer o panning num movimento brusco da lente, o que não é o normal.

Cadê o Luiz, o mago dos pannins, pra responder isso?? Ele tem uma 100-400 com IS. :snack:

Somos dois Leandro… Uso em 200 tranquilamente até 1/50, 1/40 as vezes.

Opa! A 100-400mm L IS tem Modo 1 e Modo 2 de estabilização

Modo1 corrige em todas as direções.
Modo2 corrige só uma direção, baseado no movimento do panning.

• Tem que tomar cuidado pois o IS pode não funcionar corretamente se fizer panning no Modo1 “com amplo movimento da câmera”. Isso indicaria que movimento brusco passe batido.
  • Usar no Tripé também pode causar problema no funcionamento do IS. Ele agiria erroneamente por estar fixo. Então é IS na mão ou IS-OFF no Tripé.

O IS permanece ativo até 2 segundos depois de tirar o dedo do disparador. Portanto não remova a lente nesse período, pode causar problemas.
Várias vezes, após fazer o foco, eu sinto o IS desativando após os 2s. Isso é bom porque já to me acostumando com isso e não corro tanto risco de vacilar.

Luiz! Uma perguntinha de quem comprou a 100-400 agora… Em baixo da chave do IS tem uma outra chave com simbolo infinito e as opções 1.8m e 6.5m acho eu…é o q isso? DOF? :dizzy_face: desculpe a Agnorança :smiley:

Acho que descobri!!! É a distância focal :doh:

É a distância de foco.

Você pode limitar a lente pra trabalhar com objetos de 6,5m ao infinito ou trabalhar a partir de 1,8m ao infinito, que é a distância mínima de foco.

Acredite, se seus alvos estão distantes, coloque em 6,5m que agiliza bem o foco.

Legal Luiz! Vlwww!