Sou relativamente novo na área, e estou com uma dúvida.
Comprei uma Canon XSi com a lente 18-55 IS, entretanto quero comprar um lente que me dê mais flexibilidade, pois a princípio não queria ficar carregando mais de um lente. Pensei em uma 28-135 ou 18-200 tabém com IS (OS no caso da sigma).
É ai que começou minha dúvida, pois vi que as lentes que não tem o recurso de estabilzação de imagem são quase bem mais baratas, e gostaria de saber se realmente o recurso vale a pena para o investimento.
Vale lembrar que o estabilizado diminui a vibração ocasionada pelo fotografo e não ajuda em nada o congelamento do objeto fotografado.
Por exemplo se vc gosta de fotografar pessoas em movimento, animais, esportes e que precisa utilizar velocidades altas para congelar o movimento, então o estabilizador não vai ajudar em nada…
Ps. Normalmente o que vc paga a mais pelo IS também reflete num melhor preço na revenda.
Eu considero a estabilização um acessório que vale a pena se pensar no caso das lentes grande angulares e normais, e investir nele se tiver a grana (se não tiver não vai ser o fim do mundo, mas seria legal ter).
Nas super grande angulares (aquelas com angulo de visão equivalente de 14mm até 17mm) eu acho desnecessário, tanto que a maioria delas não vem com estabilização.
Já nas tele eu acho que é praticamente obrigatório ter a estabilização, salvo aqueles que vão usar a objetiva em situações específicas. Eu nunca compraria uma tele sem estabilização, seria desperdiçar parte do potencial ótico dela.
É, varia muito de um pessoa para pessoa. Em 1/50 com um 100mm (equiv. 160mm) é certo que a minha foto vai sair tremida. Depois de dar o resize a foto pode passar, mas se o intuito é esse eu teria comprado logo uma mais barata…
Não existem algumas lentes com uma opção especial de estabilização? Acho que elas permitem a movimentação lateral e só estabilizam vibração vertical, aí dá pra fazer panning.
Acho até que existe mas acho que na prática é uma frescurite. Os sensores anti-shake das lentes só captam aceleração, ou seja, ou movimentos mais bruscos é que são compensados.
Creio que o movimento contínuo que se faz num panning ao acompanhar um objeto não será influenciado pelo VR. A menos que resolva fazer o panning num movimento brusco da lente, o que não é o normal.
Cadê o Luiz, o mago dos pannins, pra responder isso?? Ele tem uma 100-400 com IS. :snack:
Opa! A 100-400mm L IS tem Modo 1 e Modo 2 de estabilização
Modo1 corrige em todas as direções.
Modo2 corrige só uma direção, baseado no movimento do panning.
Tem que tomar cuidado pois o IS pode não funcionar corretamente se fizer panning no Modo1 “com amplo movimento da câmera”. Isso indicaria que movimento brusco passe batido.
Usar no Tripé também pode causar problema no funcionamento do IS. Ele agiria erroneamente por estar fixo. Então é IS na mão ou IS-OFF no Tripé.
O IS permanece ativo até 2 segundos depois de tirar o dedo do disparador. Portanto não remova a lente nesse período, pode causar problemas.
Várias vezes, após fazer o foco, eu sinto o IS desativando após os 2s. Isso é bom porque já to me acostumando com isso e não corro tanto risco de vacilar.
Luiz! Uma perguntinha de quem comprou a 100-400 agora… Em baixo da chave do IS tem uma outra chave com simbolo infinito e as opções 1.8m e 6.5m acho eu…é o q isso? DOF? desculpe a Agnorança