Estou querendo comprar umas lentes M42 para minha Praktica e de quebra penso em usa-las numa DSLR mais tarde, como não sei como avaliar quais as lentes/fabricantes/modelos são boas precisaria de uma ajuda, pretendo comprar no ebay e mandar entregar no EUA.
só para ilustrar o que encontrei:
MIR-10A 3,5/28mm
Accura Diamatic 35mm 2.8
MIR-1B 2,8/37mm
MIR-1 2,8/37mm
MC Helios-77M Lens 1.8/50mm
Industar 50-2 3.5/50mm
MC INDUSTAR-61 L/Z 2,8/50
MC ZENITAR M2s LENS 2/50mm
FUJINON 55mm f2.2
MC JUPITER - 9 LENS 2,0/85mm
MC Helios-44M-5 Lens 2/58mm
Helios-40 1.5\85mm Lens M39 for Zenit camera +M42 Ring
Carl Zeiss Jena DDR MC S 1:3.5 135mm
SOLIGOR 135mm f3.5
super-takumar lens 1:34/135
tem vários nomes modelos…, como me achar no meio disso?
Uma das lentes listada vem com um adaptador M39 para M42, tendo este adaptdor posso usar tranquilamente as lentes M39 ou tem algum porém?
Minha idéia como devem imaginar não é gastar muito numa boa lente, minha brincadeira na veradade é gastar o menos possível em melhores lentes, para isso preciso entender ou ter alguns paramentros para prosseguir na minha pesquisa, eu já vi várias vezes o Ivan comentanto que tem um modelo muito bom da Helios.
Toda e qualquer informação que puderem me passar será bem vindo.
Para começar, alguém pode me dizer o que é MC? vem no inícios das descrições das lentes, eu desconfio que seja Multi Coated, é isso mesmo?
Lente rara, não é barata, mas dita boa. Tem um comprimento focal maravilhoso, pois numa DSLR torna-se uma Normal.
Accura Diamatic 35mm 2.8 - Não conheço
MIR-1B 2,8/37mm
Excelente. Tenho uma é muito bem construída, muito nítida, só tem como problema o fato de ter tendência ao flare, exiggindo uma pára-sol. Recomento.
MIR-1 2,8/37mm
Na verdade esta é a mesma acima citada. O nome dela verdadeiro é Mir 1V. A Mir 1 é rosca m39, a Mir 1v (chamada de B) é rosca m42.
MC Helios-77M Lens 1.8/50mm - Não conheço
Industar 50-2 3.5/50mm - baratíssima e nítida nas aberturas méida para cima. Não me parece uma lente para ser a principal 50mm, pois é relativamente escura.
MC INDUSTAR-61 L/Z 2,8/50 - MARAVILHOSA! Não tenho mas já usei, e seria a lente 50mm que eu recomendaria para m42 como lente principal. Lindo contraste e nitidez, excelente construção.
MC ZENITAR M2s LENS 2/50mm - Não conheço
FUJINON 55mm f2.2 - Não conheço
MC JUPITER - 9 LENS 2,0/85mm - Boa lente para retratos, soft nas grandes aberturas (é f2) e nítica nas aberturas médias. Muito bem construída, é na verdade uma Sonnar 85mm f2 feita na Rússia. Tenho uma, boa construção. Precisa pára-sol.
MC Helios-44M-5 Lens 2/58mm - A Helios é um fenômeno. Muito nítica, ela é um clone da Biotar 58mm. Luminosa, barata, nítida e com bokeh bonito. Se fosse cobrada pela qualidaade custaria uma fortuna. Existe a Helios 44m4, m6, m6 e m7. Existe literatura dizendo que a m6 é mais nítida qua as anteriores e que a m7 e mais ainda (resolução). Mas já ouvi dizer que isso somente traduz local de fabrico e ligeiras diferenças de montagem.
Helios-40 1.5\85mm Lens M39 for Zenit camera +M42 Ring - não conheço
Carl Zeiss Jena DDR MC S 1:3.5 135mm
Em 135mm a boa escolha é a Jupiter 37A que é uma derivada do clone Sonnar Jupiter 11 com alguns aperfeiçoamentos. Lente barata e boa. Tenho uma.
SOLIGOR 135mm f3.5 - não conheço
super-takumar lens 1:34/135 - As Super-Takumares são muito boas lentes. Não conheço, mas as refer~encias são favoráveis.
MC = Multi Coated.
Isso é relativo, também. Depende do coated e depende da lente.
As lentes m38 com o anel adaptador funcionam no mount m42. Contudo a maioria dos anéis que vi é de torneamento tosco (na verdade é um anel com rosca dentro e fora. Como as lentes m39 foram fabricadas para as primeiras Zenits, elas estão bem surradas. Eu conheço uma Mir 1 m39 de um amigo. Em termos de desempenho, não vi diferença para minha Mir 1v, mas em termos de estado cosmético do corpo da lente havia muito.
MC Helios-44M-5 Lens 2/58mm - A Helios é um fenômeno. Muito nítica, ela é um clone da Biotar 58mm. Luminosa, barata, nítida e com bokeh bonito. Se fosse cobrada pela qualidaade custaria uma fortuna. Existe a Helios 44m4, m6, m6 e m7. Existe literatura dizendo que a m6 é mais nítida qua as anteriores e que a m7 e mais ainda (resolução). Mas já ouvi dizer que isso somente traduz local de fabrico e ligeiras diferenças de montagem.
:denken: Interessante, minha Zenit 122 veio com esta lente: helios-44M-7 58mm 1:2 MC
Estou querendo comprar umas lentes M42 para minha Praktica e de quebra penso em usa-las numa DSLR mais tarde
Então existe adaptador p/ colocar uma lente M42 em um DSLR… :denken: fiz uma pesquisa rápida pela internet, mas os resultados não foram satisfatórios.
Ah, se for optar pela Helios 44mm, vale a pena dar uma olhada aqui no brasil mesmo… Na Conselheiro Crispiano vender por nem R$ 50,00, acho que deve ser mais barato do que mandar vim de fora…
Ivan, conhece essa lente:
Kalimar MC 35-70mm, f/3.5-4.8??
o que acha dela?? eu tenho ela, mas não tenho conhecimentos para poder comparar com outras…
encontrei um site que traz muitas infirmações sobre lentes M42 http://m42.povlab.org tem um banco de dados com 476 lentes…
Minha surpresa foi encontrar tantas lentes com esta montagem, difícil é conseguir filtrar entre tantos modelos e fabricantes quais as melhores lentes e quais lentes que pela qualidade otica acaba sendo um bom investimento mesmo abrindo mão do AF e de revestimentos e outras características já usadas nas lentes mais novas.
Tenho olhado as lentes Helios, KMZ, SCHNEIDER, Carl Zeiss e ASAHI, se ampliar muito minhas opções acaberei não comprando nenhuma , mas se alguém souber de outro fabricante que tenha feito boas lentes com esta montagem pode passar a dica.
é uma beleza pq a equivalente nikon custa o DOBRO do preço e não tem tilt, que é uma delicia pra brincar com o plano focal…
Agora uma dúvida… Ele anuncia como Para Nikon, mas o mount é nikon ou m42 e precisa de um adaptador junto?
EDIT: Achei a resposta já… There are no adapters, lens is manufactured with different mounts. Use the lens on listed cameras without any additional adapters!
Depois de um certo entusiasmo a gente começa a ver que nem tudo é perfeito…
A lente TS deste site vai no máximo até 35mm, o que é mto para ambiente em uma máquina APS… Eu preciso mais de uma 24-28mm… :\
encontrei um site que traz muitas infirmações sobre lentes M42 http://m42.povlab.org tem um banco de dados com 476 lentes...
Minha surpresa foi encontrar tantas lentes com esta montagem, difícil é conseguir filtrar entre tantos modelos e fabricantes quais as melhores lentes e quais lentes que pela qualidade otica acaba sendo um bom investimento mesmo abrindo mão do AF e de revestimentos e outras características já usadas nas lentes mais novas.
Tenho olhado as lentes Helios, KMZ, SCHNEIDER, Carl Zeiss e ASAHI, se ampliar muito minhas opções acaberei não comprando nenhuma , mas se alguém souber de outro fabricante que tenha feito boas lentes com esta montagem pode passar a dica.
Quando for comprar lente M42 para uso nas Pentax de baioneta prefira as lentes que tem o diafragma manual e automático. Existe uma alavanca ou botão na própria lente para comutar o modo de operação. Isso é devido ao fato de lentes M42 com diafragma Auto só fecham durante o disparo, e isso quando é usada uma camara com montagem M42. Com a baioneta ela não fechara e em resumo voce terá uma lente com uma única abertura, no caso a maior, ou seja uma 50/1.4 só terá a abaertura 1.4
Normalmente todas as lentes Super-Takumar (Asahai) tem essa alavanca manual/auto. Eu mesmo tenho uma Helios 44 (58/2) que não tem a alavanca, é só auto e é imprestável para usar na Pentax com baioneta. As outras marcas não conheço detalhadamente.
Veja na foto uma Takumar com a alavanca ajustada em Auto: