Lentes Pentax Limited

Olá,

Alguém tem ou já teve contato direto com lentes da linha limited ???

Estou querendo montar um kit limited mas estou perdido com tantas opções.

Qual kit de 3 lentes vocês recomendariam ?

Abraços,
Igor.

Igor,

Realmente eh uma decisao dificil, por que a colecao FA LTD e a DA LTD meio que canibalizam elas mesmo, por terem DF parecidas, entao a decisao fica um pouco complicada.

A primeira pergunta seria a seguinte: vc tem corpo de filme ou pretende usar essas lentes com corpo de filme no futuro? Por que a resposta for sim, entao basicamente vc esta preso a linha FA.

Atualmente eu tenho a FA 77 1/8 & a DA 40 f/2.8.

a 77 eh legendaria, compacta e muito rapida… porem custa mais cara que a versao DA70.

a DA 40 eh a classica pancake, uma das menores lentes AF no mercado. Nao eh tao rapida (f/2.8) mas afiada no frame todo aberta. O maior problema dessa lente eh a distancia focal: 40mm e, APS eh ruim para fotos em lugares fechados…

A prima dela, FA 43mm f/1.9 eh mais cara, mais aberta, porem ainda mais fechada e nao tao pequena…

He he he… deu para ver que a escolha eh complicada… vc ganha em velocidade em uma lente, perde em tamanho, e ganha em DF mas perde em custo e ganha nisso, e perde naquilo… ha ha ha

Complicado… tantas lentes excelentes…

Igor,

Ironicamente, me eskeci de algo importante: com a grana de possivelmente (3) LTDs, vc poderia facilmente comprar a FA 31LTD 1.8, considerada por alguns entendidos no assunto como uma das melhores lentes AF ja feitas…

Eu ja estou satisfeito com a FA35, senao consideraria vender algumas lentes para comprar essa FA 31, mas para alguem comecando um kit LTD, vale a pena considerar essa opcao.

Valeu,

Acho que vou começar com a DA40 + DA70. Depois eu vejo se preciso de mais alguma.

Dizem por aí que o maior contra de comprar uma limited é que ela faz vc querer comprar todas :wink:

Outra pergunta:

Você percebeu alguma diferença significativa na velocidade de AF entre a Da40 e a FA77 ?

Ha ha ha… se prepara meu amigo… por que depois que vc brincar com uma lente dessa de metal, com a qualidade optica de primeira, realmente fica complicado usar lente zoom ou nao querer a colecao inteira… Eu ja passei muito perto de pegar a FA43 e ainda sonho com a FA 31…

Honestamente nao comparei diretamente em relacao a AF… mas posso afirmar que a DA40 tem o AF muito rapido, por ser uma lente bem compacta e leve. Ja a FA77 eh uma lente classica, otima construcao, e com AF preciso (f/1.8) e nao me recordo de ser “devagar”. Eu posso compara-las durante o fim de semana.

Sobre a DA 40mm: o Pedro do BRFoto esta vendendo uma. Nao tenho ligacoes comerciais com ele, soh estou te falando por que ele tem um anuncio por lah.

[]s

BB

Concordo plenamente com o pessoal. A 31 F 1.8 é a melhor para APS-C pois equivale praticamente a 50mm FF. Bem, clara e muito nítida. Também penso em adquirir uma pois vendí minha Canon para migrar provavelmente para a Pentax ou Olympus que já tive por muitos anos na era analógica (e na digital cansei de Canon e Nikon). As lentes Pentax
e Olympus são mais claras e de ótima qualidade e seus preços (apesar de salgados) mais baratos que a concorrencia.

Já encomendei as minhas primeiras limited DA40 e DA70. (Espero não me viciar na série)

Quando chegarem eu posto as primeiras impressões.

Parabens,

Com certeza a DA40 vai te impressionar… se ela fosse 30mm ao inves de 40mm seria a melhor lente normal para APS…

Ja a DA70, nunca peguei em maos, mas por fotos que vejo, parece ser uma otima lente, so nao eh tao rapida quanto a FA77.

Depois posta algumas fotos…

BB

Apareceu a oportunidade para eu pegar uma DA 21 LTD… Se eu pegar eu devo vender alguma lente Zoom minha (eu tenho ambas 18-55WR & DA 26-45) eu vou deixar para usar mais a 21/35/40/77.

Quando vc se decidir qual lente vai vender nos avise.

O mercado de usados da pentax aqui é fraquinho :((((((

He he he… estah sendo dificil escolher qual devo vender: uma eh WR porem com abertura variavel e eh leve e compacta… a outra eh f/4 constante, otima qualidade optica, um pouco maior porem nao eh WR…

Ohh vida cruel!!

Provavelmente eu venha vender a DA 16-45 e manter a 18-55WR para dias chuvosos e usar as LTDs para o dia-a-dia…

Te dou um toque quando tudo estiver definido…

oops… escrevi errado: nao eh DA 26-45 mas sim DA 16-45 f/4

Eu queria te fazer uma pergunta sobre o teu setup acima.

Você não acha que a DF entre a 35 e a 40 são muito próximos ?

Qual a razão de manter as duas ???

Eh um otima pergunta, e na verdade eu nao sou de comprar lentes com DF parecidas assim… Mas esse eh um caso totalmente separado: a DA40mm eh a minha lente mais compacta, perfeita para carregar com a KX ou K100D, perfeitamente usavel em f/2.8 POREM nao eh aberta o suficiente para fotos em locais fechados (eu nao acho legal 40mm em APS…)

A FA35 em contramao, eh a minha lente normal perfeita, otima qualidade optica, razoavelmente normal em APS, rapida, afiada em f/2 e resolucao maxima em f/4… porem eh grande (ha ha ha, parece ate piada dizer isso) em relacao a DA40.

Na verdade a situacao eh ainda pior: eu na verdade tenho (2) copias da FA35 (quando fiquei sabendo que ia sair de linha, eu comprei uma reserva), tenho uma DA40 e tb tenho (1) SMC A 50mm f/1.4 (essa foi comprada na ignorancia de achar que 50mm em APS era imprescindivel… na epoca eu comprei duas 50mm, essa f/1.4 e uma f/2. A f/2 ja vendi… )

Eh um pouco complicado esse bagulho de lentes primas tem esse problema: uma lente rapida eh grande, a outra menor eh menos clara, ou entao a perfeita nao tem a DF certa, e a que tem a DF certa eh um pouco grande, e blah blah blah…

Acabou que eu expliquei como apareceram essas lentes no meu kit mas nao respondi o por que de mante-las:

  • DA40mm: lente AF mais compacta e com a KX, eu tenho um kit bem compacto, nao preciso de bolsa, e dah para tirar fotos em restaurantes, passeando a noite, etc… O maior problema dessa lente nao eh a velocidade (f/2.8) por que ela ja eh afiada em f/2.8, mas sim a distancia focal.

  • FA35: lente normal perfeita. Nao tenho nada a comentar. O problema eh que eu comprei a DA40 para “ver qual era dessa lente” e acabei adorando o tamanho dela e acabei decidindo ficar com ambas. Quando eu preciso de um kit ainda menor (a FA35 eh pequena) eu uso a DA40.

  • A50 f/1.4: usai 3 ou 4 vezes em 2 anos. Soh nao vendi por que eh uma lente classica, linda, e minha lente mais clara. Se pintar um negocio, eu vendo, senao, eu continuo com ela.

Espero que esteja mais claro. Eu tenho certeza quando vc usar a DA40 vc vai entender o por que de eu querer ficar com ela, apesar de ter a FA35.

[]s

Desculpe a demora, mas soh hoje que eu estou atoa em casa e vi a pergunta de novo.

Teste 3 lentes na Kx, a FA35, DA40 & FA77.

Eu fiz o seguinte: manualmente coloque o focus no infinito, mudei para AF, e mirei em algo na mesa perto de mim. Repeti isso 3x para cada lente.

A FA35 foi direto no focus certo, sem ter que passar e voltar.

A DA40 teve que fazer o famoso “Pentax AF Feedback”, no qual a lente passa um pouco e depois volta e confirma. Mas o motor de AF era tao rapida quanto da FA35.

Ja a FA77 teve que confirmar tb alem de ter o motor mais “devagar”.

Vale lembrar que nao eh o motor, ja que essas lentes nao tem motor

A ordem de velocidade entao ficou esta: FA35 → DA40 → FA77

Falou!

Este tb foi o motivo que eu encomendei a minha… essa lente é no mínimo intrigante, …

afinal, eu migrei para pentax entre outras coisas por conta das lentes, se fosse para ficar com uma tamron 28-75, poderia escolher qualquer mount, não eh mesmo ?

Mas é melhor vc parar de falar pois cada vez mais estou ficando agoniado com a demora da minha chegar kkkkkkk :ok:

Falou uma verdade aqui: vc pode ate comprar Pentax e ter apenas lentes zoom, mas o diferencial da marca eh exatamente lentes primas de qualidades…

Se vc cair bem com o uso de lentes primas, vai ter o sistema perfeito em maos…

DA 21 f/3.2 LTD em maos…

Amanha eu vou tirar fotos, e depois eu posto alguns resultados e conclusoes…