LG 23ea53va & Spyder4 Elite

Preciso da ajuda e do conhecimento dos senhores.

Tenho um monitor da LG 23ea53va e comprei o calibrador Spyder4 Elite.

O software da datacolor me faz duas perguntas sobre o monitor da LG que eu não encontrei nem no manual (procurei no manual em inglês e português).

Pergunta nº 1: Selecionar o tipo de GAMUT do monitor:

https://lh3.googleusercontent.com/-FochWWVEw5s/VW5zItw2BJI/AAAAAAAAAbg/xEclLTqu5tQ/w476-h291-no/gamut.jpg

Pergunta nº 2: Selecionar backlight:

https://lh4.googleusercontent.com/-CRbIn5SsN04/VW5zLtXK4BI/AAAAAAAAAbY/LlqDVkeUYL0/w472-h368-no/Backlight.jpg

Na duvida eu coloco em UNKNOW mesmo. Mas não sei até que ponto isso pode ser prejudicial no momento da calibração

Vi a dica do Pictus sobre o Argyll+dispcalGUI, mas como o meu monitor não trabalha com Kelvin(creio eu), acho que não vá ficar muito legal.

Quem puder ajudar, eu agradeço.

Vlw

Normal Gamut e White LED.

A questão do Kelvin não procede, se for usar o Argyll+dispcalGUI ali no MODE deve ter opção para
White LED ou algo do tipo.

Obrigado pelas respostas, Pictus. Você é o cara.

Quando a minha esposa terminar de tratar as fotos dela no meu PC eu vou partir para o Argyll+dispcalGUI como sugere.

Pictus, sem querer aproveitar de sua nobreza.rs Mas… o software datacolor me pergunta também se o meu monitor trabalha com Kelvin Presets.

https://lh4.googleusercontent.com/t8AJz07fGbA-IzaQqRS_35DsbEPYq43J4fJaYpx-faQ=w605-h431-no

No meu LG, a opção que eu encontrei sobre temperatura foi essa:

As opções nesse campo de temperatura de cor são: Usuário, quente, médio e frio

Você acha que eu devo deixar marcado a opção “Kelvin Presets” no datacolor ou não?

Obrigado novamente pela ajuda.

:slight_smile:
Pode ligar que não tem problema, lembro que numa versão anterior tinha opção para ajustar os canais RGB, acho que ficava em advanced.

Caramba Pictus, já estou ficando preocupado e achando que o meu calibrador veio com problema. A calibração dele fica avermelhada, e muito.

Antes de calibrar eu reseto as configurações do meu monitor para as configurações de fábrica e faço o mesmo com as configurações da minha placa de video. Executo o software da dataecolor, Seleciono LCD, a marca do monitor, seleciono “Normal Gamut”, “white led”. Coloco o target do brightness correto, tudo como nos conformes.

Mas quando a calibração concretiza, o resultado é avermelhado. :frowning:

Abri até o word pra conferir o branco e o branco está “encardido”… tanto no phoshop ou corel… o branco está encardido e as cores como um todo estão meio avermelhada. Não sei mais o que fazer.

Você tem que ajustar os canais RGB do monitor para bater com 6500K.
Olha aqui Spyder4Elite How To: Getting Started - Display Calibration 101: Step-By-Step With Datacolor's Spyder4Elite | Tom's Hardware

Tem que habilitar o “Show RGB Sliders option in Identify Controls Screen”.
Aí na hora de calibrar em tempo real você vai acertando os canais RGB até chegar a condição ideal.

BTW, eu não gosto do software da X-rite e nem da Datacolor(Spyder), só gosto do Argyll+dispcalGUI.

:slight_smile: Pictus, vc é sinistro mesmo. Habilitei os controles de RGB no software da datacolor e melhorou 80%. É muito chato cravar os Kelvins e o brightness. rs Mas foi de muita valia a sua ajuda.

Uma nova dúvida que surgiu foi que eu setei no datacolor para o kelvin padrão da calibração ser 6500k. Mas na hora de acertar manualmente, o software me deu o Target de 5000k. Isso procede??

Vc acha que eu devo seguir o target que software me oferece ou por conta própria acertar manualmente em 6500k?

Aquele branco muito encardido que eu citei com você no comentário anterior se foi, a única duvida agora é sobre o 5000k ou 6500k.

Valeu

:slight_smile:
Tem que ajustar os controles RGB do monitor até ficar perto de 6500 com
o menor delta possível, fazer as 3 barras coloridas ficarem iguais todas alinhadas
no centro, ± como no dispcalGUI.

Preciso configurar a placa de video tmb?

Não, deixa tudo no default.

E q calibrei dois monitores e qnd reinicia o PC não carrega o perfil gerado pelo calibrador.
Aparece uma mensagem de erro.
Onde encontro para selecionar essa opção?

No programa default do Spyder eu não lembro, mas no Argyll+dispCAL fica no menu>Options>Install display device profile

BTW, atualize o driver de vídeo…