Longa Exposição na Praia Vermelha

Pessoal,

Esses dias eu fui na Praia Vermelha tentar praticar umas fotos de longa exposição das ondas batendo nas pedras. Ta certo que as ondas de Praia Vermelha estão mais para umas marolinhas que umas onda de verdade né, hehe, mas depois depois vaaárias tentativas , consegui algumas capturas.

Ah e pra compartilhar com vcs a estratégia que usei. Levei um tripé , claro, mas como eu não tenho filtro ND, então tive que também esperar a hora exata da luminosidade do céu abaixar (fui no por do sol) pra camêra ficar fotometrada na faixa de 0 e +1 com pelo menos 3seg de exposição em ISO 100 e abertura f22. Depois conforme ia escurecendo e o fotometro acusando a diminuição da luminosidade, fui compensando baixando o diafragma até f11 subindo tempo disparo no max 10 seg (meu tripé ching ling não da arriscar exposição muito longa). E não tive uma janela de tempo tão grande , pois no inverno escurece rapidão.

Enfim, essa foi a estratégia que tentei usar. E a câmera, a “de sempre”, claro, hehe, a NEX-5N com a SEL1855

Essa foto que ficou melhor na série de tentativas:

[url=https://www.flickr.com/photos/dgoes_pics/43582951881/in/datetaken-public/]

[/url]
Praia Vermelha por Daniel Goes, no Flickr

E essa aqui não criou o efeito das ondas parecer uma névoa, mas to fazendo questão de mostrar uma que “bateu na trave e foi pra fora”, pois em uma questão de uns 2 minutos, o céu ficou com um tom avermelhado muito legal (eu estava na… praia vermelha!! ), mas lei de murphy ta aí pra isso, e claro nesse intervalo de tempo foi … ondas zero!!!

[url=https://www.flickr.com/photos/dgoes_pics/29753695958/in/datetaken-public/]

[/url]
Praia Vermelha 2 por Daniel Goes, no Flickr

Gostei mais da primeira. A segunda tem menos água (como vc disse) e um tanto sub (daquele jeito que incomoda e não que atrai ou causa mistério).
Nas em ambas, achei um pouco incômodo essa faixa estreita do horizonte… Penso que se tivesse sido maior ou sem nada teria ficado melhor…

Ficou muito legal o efeito de névoa!

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Vlw !! Admito que o horizonte também não me agradou muito, tanto que até cogotei cortar ele cropando a foto.
Até cogitei um umas tentativas com enquadramento na vertical, justamente pra o horizonte ocupar mais espaço no enquadramento , mas meu tripé não “segura” a câmera direito na vertical, balança muito, aí logo percebi que seria impossível nao ficar tremida uma longa exposição dessa forma.

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk

Também gostei da primeira. Será que, se você tivesse baixado mais a câmera, teria conseguido um primeiro plano mais atraente e um pouco mais de céu? :ponder:

Abraço!

Eu até cogitei essa hipótese também, mas a pedra onde apoiei o tripé batia água quando vinha uma onda mais forte, então aumentaria também o risco de espirrar água na câmera (na altura que ela tava ja tinha esse risco que, uma hora que veio uma onda mais forte eu tive que aborta uma foto pra câmera nao tomar um banho…rs) . Enfim, foi a primeira vez que fiz esse tipo de foto, então eu ainda to avaliando erros, acertos e os feedbacks também, pras próximas tentativas
Vlw!!

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk