MacPro do Período Cretáceo recolocado na ativa!

Um tempo atrás, tivemos um tópico sobre os já não tão novos Macs Silicon M1 e na época havia montado um PC “Jurássico” com uma placa-mãe com chipset H61 e um processador Xeon E3-1230V2 (4 cores, 8 threads, 3.3 Ghz, 16 GB DDR3) com uma GPU Radeon RX550 (1 GB GDDR5), SSD Sata, etc. Pelo preço que montei essa máquina hoje em dia da-se uma boa gargalhada, mais ou menos 1/4 do preço do Macmini M1 lá fora.

Óbvio que o M1 no final era mais rápido na maioria das aplicações, mas não era gritantemente mais rápido em tudo. No final fiquei usando esse PC para Windows 10 e acabei comprando um MacMini M1.

Pois bem, cerca de 3 semanas atrás, vi uma pechincha a venda que não pude resistir, um Macpro 5,1 (Mid 2010) com 2 cpus Xeon E5620 (2.4 Ghz, 4 cores / 8 threads), 32 GB de memória e GPU NVidia GTX680 de 2GB… Por… R$ 2500,00, massa falida de uma produtora.

Cacei por uns upgrades, começando pelas CPUs. Achei dois Xeon X5660 (2.8 Ghz, 6 cores / 12 threads) no ML por… R$ 120 cada ! Depois Adicionei um SSD NVME da Crucial de 1T no barramento PCI 16 (R$ 500,00)

O resultado é que para o meu uso, que consiste em rodar máquinas virtuais (Parallels) e scripts pesados de processamento de imagem (Imagemagick por exemplo), a máquina me deixou de queixo caído, sendo em alguns casos até mais rápida do que o M1 !

Roda o Capture One 21 muito, muito fluidamente, incomparavelmente melhor que no iMac 2019 i5 6 cores cheio de sacanagem, com Radeon de 4GB e tal. Impressiona…

Ok, tem seus “problemas”. como estar limitada ao OSX 10.16.6 Mojave, mas isso não me afeta nesse caso.

Cada vez mais fã dos Xeons. Essa estória de placas-mãe para PCs baseadas nesses processadores podem ser tremendamente atrativas, por um preço muito baixo.

Note que é somente um relato, não tenho a mínima intensão de tentar convencer ninguém a comprar esse tipo de computador, mesmo porque, meu uso é muito específico e pode ser que não se adapte às necessidades de outros.

Encerrou os upgrades ou vai mexer na gpu ainda?

Se fosse montar um hackintosh por esse valor, será que não teria desempenho ainda melhor?

Ryzen da quinta geração baixou muito de preço com a chegada da 7.
Memórias ddr4 também
Placa mãe idem.

Acho os equipamentos da Apple muito valorizados, sendo que é um produto de 2010 que pode dar defeito nessa motherboard a qualquer momento.

Cara, encerrei. A performance ficou muito boa para as minhas necessidades.
A única justificativa seria se eu fosse trabalhar com edição de vídeo em 4K profissionalmente, mas para os programas de edição de imagem que uso já está de bom tamanho.

A finalidade principal desse equipamento é a digitalização de filmes de 3mm e médio formato e tenho um fluxo muito otimizado para isso, que infelizmente é um tanto complicado de adaptar completamente para versões mais novas do OSX. De quebra consigo rodar máquinas virtuais pesadas nele e eacessar via compartilhamento de tela.

O tal fluxo de trabalho:

  • Capture One ou o Vuescan fazem a digitalização do filme em raw
  • A captura é enviada para um script que gera uma folha de contato em PDF do quadro capturado, com 16 métodos e parâmetros de conversões diferentes. O melhor método é escolhido e aplicado.
  • A imagem raw de um negativo C41 escamenado em positivo é convertida para uma imagem positiva
  • A imagem é cropada automaticamente nos limites do quadro da imagem
  • A imagem é adicionada automaticamente a um álbum no Aperture ou outro programa similar

Onde consigo um PC com 16 cores, 32GB de memória e uma placa de vídeo de 2G razoável por 2500 reais ?
Uma Mobo dessas usada sai por R$400 no máximo e tem de montão no mercado, seja ebay, Ali…

Usei Hackintosh por bastante tempo, acho irritante a pendenga Clover e similares + atualizações, e a estabilidade não é a mesma.

Uma coisa a se notar é que dois Xeon tem um desempenho bem considerável. Essas coisas tem 12 MB de cache interno CADA… E isso pode fazer uma diferença imensa dependendo do programa usado.

A idéia no final foi dizer que esse tipo de equipamento existe, e não que seja a melhor solução para todos os casos, mas se for barato, vale a pena e muito.

P.S.

Se eu fosse montar um PC para Hackintosh, seria Intel talvez um i9 pois dá menos dor de cabeça que os Ryzen. Só que um i9 para bater a configuração Cretácea daqui não é um i9 qualquer… Nem a placa…

Antes eu estava para montar um com o Ryzen 7 5700X, que dá um Geekbench de mais do dobro desse Xeon X5660 mas so a CPU custa R$ 2 mil :frowning:

No Ali tá saindo por cerca R$1300

Nem precisa ter 16 cores com a arquitetura atual para bater nesses velhotes aí :hysterical:

Mobo - R$600
16gb - R$350
R7 5700x - R$1.300
Vga - R$800

Vai dar um pouco mais, porém é outra máquina…

Para rodar Windows, LR, PS e programas “normais”, sim.

A questão nunca foi discutir o que é mais rápido e sim uma curiosidade em um caso bem específico.

E dependendo do tipo de processo, o número de cores faz toda a diferença.

Exemplo:

Muitas vezes tenho que ter uma máquina Virtual Linux e uma Windows 10 rodando ao mesmo tempo, alocando 8 GB de memória e 4 cores para cada. Um R7 5700X com 16G simplesmente senta e fica chupando dedo… Consigo rodar perfeitamente no velhote que fica com 4 cores físicos e 16 GB de memória “sobrando”

Como disse antes, cada caso é um caso…

O 5700X tem um geekbench single core na média de 1500 e multicore de 9000.
O X5660 dá 580/6000

Como single core para o meu caso não significa nada e o 5700x dá 50% a mais só é mais rápido ate 8 cores. Dois X5660 tem 12 cores e trabalham independentemente com acesso simultâneo a memória. O processo é diferente, não há como comparar, depende muito…

Entendi.
Você precisa de bastante núcleos.

O que acha dos Xeon um pouco mais novos baseados na arquitetura Haswell de meados de 2013/2014?
O Fernando tem um kit desses, ele entende bem mas me parece que tem opções de até 18 núcleos ou mais com o dobro de threads.
Também com suporte a dois processadores.

Busca rápida achei esse kit com valor razoável.

Exatamente, o número de núcleos físicos faz toda a diferença.
Conheço essas placas, um amigo comprou uma que se não foi essa foi bem parecida, no Ali mesmo.
Só que não confio muito na durabilidade dessas placas. Tem relatos excelentes e outros odiosos sobre elas…

Note que eu paguei 2500 na máquina completa com 32G, gabinete, fonte de 800W, placa de video, etc.
O gabinete tem 6 coolers ultra silenciosos e um sistema de refrigeração muito eficiente.

Esses Xeons ai ainda precisam de dissipadores e ventoinhas caprichados, mas são muito bons. No final somando tudo acaba saindo por uns 3 mil no minimo para ter algo equivalente…

Gabinete bom + refrigeração + fonte top de 800W + GPU + 32GB + kit mobo …

O meu é o E5 2696V3… 18 cores e 36 Threads… é o Threadripper de pobre ahahah. Foi 500 contos na época (o processador).
Tem 45mb de cache… é muito estúpido.

Mas estou na saga de arrumar um processador da mesma plataforma X99 que tenha um bom single core. Parece que tem um 1680 que é mais forte, mas não acha fácil e não compensa o preço.

Eu preciso dar uma ajustada pra conseguir deixar ele rodando mais fluído… tenho muita porcaria instalada.

O problema desses Xeons tipo E5 2696V3 é o TDP altissimo, de 145W no caso desse seu.
Se esgoelar todos os cores essa coisa irá esquentar MUITO ! Aí já tem que começar a pensar em dissipadores especiais ou refrigerados a líquido (algo que não me atrai).

Esse meu é mais manso, duas cpus de 95W, com dois sistemas de dissipadores independentes.
Não sei se na prática uma performance de single core altissima compensaria para a maioria das pessoas.

Vou te dar um exemplo. Aqui uso um programa chamado Imagemagick, e tenho ele compilado para single e para multithread. Os meus scripts usam ele.

Rodei em single thread em um Xeon de 3.3 Ghz e em multi no 2 x x5660 e o tempo para terminar o script no multi foi muito menor, embora o clock base fosse 2.8.

Frequencia base alta tem vantagens se for válida para multi core, mas ai o TDP geralmente sobe demais.

Pensei muito antes de escolher o X5660. Poderia ter comprado o X5670 ou o X5680 mas o TDP subiria muito e o ganho final nem tanto.

Dá uma sacada na placa de memória e cpu desse MacPro 5,1
Dentro da cada dissipador em um ventilador, e a unidade toda fica dentro de um compartimento que se comporta como um duto de ar, com duas ventoinhas a mais. A temperatura não passa de 60 graus aqui.