Macro

Olá pessoal !!!

Após alguns meses somente acompanhando os posts de vcs (e aprendendo muito), resolvi participar também. Esta é uma macro que fiz a noite com minha S5000. Espero que gostem…

http://img186.exs.cx/img186/556/macro7hz.jpg

Críticas e sugestões são bem vindas!

T+

Cara macho :smiley: :smiley: :smiley:
Ficou legal, boa profundidade de foco e nitidez.

lindona foto Camillo …

e como o Paulo disse, boa nitidez … e foi feita à noite ainda? legal …

Dae pessoal,

Paulo, Matheus, obrigado pelos comentários. Devo confessar que o modelo também ajudou, pois ficou um tempo considerável em cima deste “pedestal”. :smiley:

À todos do forum fica o convite para utilizarem este espaço para postarem suas macros.

FLW

Pessoal, brincando com minha máquina para ver se consigo fazer algumas fotos bacanas.
Fiz esta

O que me dizem?
No que devo melhorar?

Abrass!
Bruno.

Camillo, concordo com o pessoal, foi bem executada essa, com o bicho em contraste com a zona clara do fundo… Parabéns! :slight_smile:

Bruno: Legal as gotas nas folhas, mas não seria bem um macro, terias que se aproximar bem mais… Experimente fotografar uma única folha, com as gotas sobre ela. O duro é que com a V1 fica meio complicado, o macro dela é bem ruim (foco só a partir de 10 cm de distância). Não tens uma Canon dando sopa por aí pra fazer umas brincadeiras com macro? Abraço!

Cara, excelente macro !! Muito boa mesmo! Foco, abertura, cores, parabéns!

E aí pessoal… eu tava meio sumido e achei bem legal essa idéia da galeria. :smiley:

Muito boa sua macro Camillo , como sugestão,
vc poderia cropar ela para retirar da foto aquelas coisas estranhas
que não contribuem com o tema.

Bom, vou inaugurar esta galeria com uma macro que fiz este fim de semana numa cachoeira perto de casa,
e que gostei bastante ,
digam o que acham:

Abraços,
Surtão

Uau pessoas, essas macro estão muito boas, parabéns pro pessoal, Surtão, o bicho ficou perfeito.

Camilo, concordo com a idéia do crop, vai ressaltar ainda mais a foto e vai ficar ainda mais legal

Pessoal, valeu as idéais, eu até tinha feito um crop mais agressivo, mas o bicho ficou muito “centralizado”, por isso voltei atrás e deixei ele mais posicionado a esquerda na tentativa de um melhor enquadramento e a idéia de que ele estava pronto para voar… :wink:

Pelo menos essa era a intenção :stuck_out_tongue:

Surtão, muito boa sua foto cara, parabéns!

FLW

alguns macros :slight_smile:

Surtão e Gabão, já acompanhei várias fotos macro de voces, e garanto que o trabalho de voces é de grande impacto! Acredito que vale contar um pouco o segredo pra galera poder agitar o topico!

Abraço,
Fernando

Gabão, as fotos das folhas estão demais… Tens Usefilm? Essas merecem estar lá com certeza :slight_smile:

Uma minha tbem!

Gabão, as fotos das folhas estão demais... Tens Usefilm? Essas merecem estar lá com certeza :)
não tenho usefilm não georges só os que estão na minha assinatura flicR, deviantART, Fotolog e Olhares
Surtão e Gabão, já acompanhei várias fotos macro de voces, e garanto que o trabalho de voces é de grande impacto! Acredito que vale contar um pouco o segredo pra galera poder agitar o topico!

não tenho segredo nenhum não fernando , minha camera nem é das boas é uma compacta, uso na maioria das vezes o MF dela pra fazer os macros e muitas vezes pra melhorar o resultado rola um cropzinho

Beto essa mosca ta demais eu nunca consigo fotos de moscas pq nunca dou sorte de uma parar um tempo maior por perto :angry:

valeu pelos coments pessoal logo mais posto mais macros tenho que achar os posts em outro forum pra passar os links pra ca

Obrigado pelos comentários Fernando, olha só, não tem segredo,
o negócio é tentar e pesquisar sem parar, esse fórum me ajudou e ajuda demais.
Apesar de eu ter até dado aulas de fotogrametria em faculdade,
comecei a fotografar com mais interesse a um ano e a cada dia aprendo coisas novas aqui.
Eu tenho uma S45 Canon , ela é uma G3 compacta, com alguns recursos a mais
e poucos a menos, eu a acho excelente, porém o modo macro é ruim.
Como não consegui encontrar no Brasil o adaptador para lentes, eu improvisei tudo.
Adaptei uma lente de projetor de filmes (maior na foto) para uso como close-up,
para fazer macros normais. E adaptei a objetiva de uma Ricoh compacta
para fazer macros mais extremas.
Fiz também um difusor, moldado em silicone, para o flash.
As vezes uso um segundo flash com um circuito de fotocélula
que eu também montei e é semelhante ao postado pelo pksato.
Uso ISO 50 , com a menor abertura (f/8) e mesmo assim a
profundidade de campo, dependendo do zoom, fica entre 1mm e 3mm.
Velocidade de sincronismo do flash em 1/250 ou bem mais lenta
se der pra aproveitar a luz natural, aí eu reduzo a potência do flash.
Foco manual travado e então movimento a câmara para focar e … Click !
É isso, a experimentação é a base de todo progresso então porque não tentar?
Abraços a todos…

Fotos das adaptações:

lentes e difusor:

difusor em ação:

Aqui aparece a lente maior acoplada à câmara e
no reflexo dá pra ver o efeito do difusor:

uma foto feita com essa lente:

e pra terminar, uma foto feita com a lente menor:

Surtão,

Na realidade, minha duvida é: Como voce consegue chegar assim tão perto desses assuntos. Isso é por causa da lente ou voce chega mesmo a 3 cm do assunto?

Abraço,
Fernando

Surtão, a pergunta é:

Como você fez/conseguiu esse difusor pro Flash?

[ ]'s

Na realidade, minha duvida é: Como voce consegue chegar assim tão perto desses assuntos. Isso é por causa da lente ou voce chega mesmo a 3 cm do assunto?

Oi Fernando, sim é isso, eu tenho que chegar bem perto, dependendo da regulagem (de zoom , foco e abertura),
essa distância fica entre 2cm a 4cm e a profundidade de campo fica entre 1mm e 3mm.
Aí vai de vc se movimentar lentamente, ter paciência , não usar roupas de cores fortes, nem cheiros, etc. Blz?

Como você fez/conseguiu esse difusor pro Flash?

E aí Lincoln, o difusor eu moldei com silicone (desses pra pistola de cola quente)
eu fiz uma fôrma de metal na qual o fundo era a própria máquina, pra ficar no formato certinho.
Eu derreti o silicone em um cadinho para solda e despejei na fôrma.
A superfície de contato da câmera com o silicone quente, eu protegi com uma fita térmica (pode ser silver tape, da boa).
Depois de seco é só dar a forma final com lixa. Sacou?

Eu perdi a conta de horas e materiais gastos até chegar nesse resultado, ainda não estou totalmente satisfeito mas foi um ganho imenso em aprendizado.
A grande vantagem, a meu ver, é que ficou muuuito portátil. Tudo cabe no bag da câmera , junto com a bateria reserva. Eu nem penso em comprar um equipo maior pois como vou a lugares muito ermos e de moto, não gosto de dar bandeira.
Além de que, acho que eu não teria coragem de enfrentar trilhas íngremes e escorregadias com uma SLR + equipos de vários milhares de dólares. Tiro o chapéu pra quem faz isso.
Qualquer dúvida " tamos aí " .
Abraços…

Realmente voce merece os méritos para com essas fotos então. Pq eu acho extremamente difícil voce se aproximar tanto para fazer tais fotos. Acho também que o foco é uma questão dificil. Como voce não pode se usar do Auto Focus, isso exige ainda mais flexibilidade do fotografo. Bons trabalhos! Merecem elogios também pelo esforço em “moldar” o equipamento às suas necessidades.

É o que eu sempre digo. Melhores fotografos são aqueles que conseguem tirar o máximo de seu equipamento.

Abraço a todos,
Fernando